Orixás e suas Combinações

OS FILHOS DE IBEJI NO AMOR

Dia da Semana: Segunda-Feira Cores: Variadas Comida: Caruru, frutas variadas ou mistura de 2 doces colocados em matos e jardins Saudação: Ro Ro Ibeji Mi! Domínio: Tudo que diz respeito às crianças Conhecido na Umbanda como Cosme e Damião e, erradamente identificado nos Candomblés como Erês, Ibeji é na realidade a divindade gêmea da vida – uma dualidade de existência que proporciona aos seus filhos certas vantagens em relação aos demais orixás. Chamado de Ibeji na nação Ketú ou Yorubá e Tobossi no Gege Vodú, esse orixá-Vodun se identifica no aspecto masculino como Tossé e no feminino como Tossá. Geralmente proporcionam aos seus filhos, famílias extensas ou o aparecimento de filhos gêmeos. Na Nação Angola, Ibeji é conhecido como Vounge Mona Ame.
O HOMEM DE IBEJIO amor para o filho de Ibeji, só faz sentido se for uma experiência alegre e bonita. Principalmente alegre, porque, como é uma pessoa de bom astral, adora fazer tudo na brincadeira. É um ótimo companheiro, sempre disposto a agradar e fazer surpresas. Ela, por sua vez, para conquistá-lo terá que estimular constantemente sua criatividade. Parceiro certo para realizar uma mulher em todos os sentidos, o homem de Ibeji ainda tem a qualidade de não ser possessivo. Só que para conquistá-lo será preciso vencer sua enorme desconfiança, porque morre de medo de se machucar. A MULHER DE IBEJIPra ela, não há a menor dificuldade de conquistar quem quer que seja. Primeiro porque costuma ser fisicamente muito atraente. Depois, porque énaturalmente extrovertida, o que a coloca em destaque. Nunca espere que ela aceite com naturalidade a rotina, seja ela sentimental, social ou sexual. Não faz parte do seu temperamento, sempre ávido por novidades. Volúvel? Sim, como uma menina de 16 anos descobrindo o Mundo. Sexualmente inovadora, está sempre disposta a testar as mais variadas práticas eróticas, mas deixa bem claro para o parceiro que o amor, para ela, é sexo mas também integração mental e um jogo permanente de conquista. Espontânea e natural em assuntos do coração, não é possessiva e detesta ciúmes.
AFINIDADESCom mulheres de Oxum, Yansã, Oxalá, Yemanjá, Ewá, Nanã e Ibeji. AFINIDADESCom homens de Oxalá, Oxunmaré, Yansã, Oxanguian, Oxóssi e Nanan.

OS FILHOS DE EXÚ NO AMOR

O HOMEM DE EXÚExu, o Orixá do sexo, da procriação e da fertilidade, faz de seus filhos homens com enorme poder de sedução. Afinal, cabe a ele o papel de dar continuidade à espécie. Mas justamente por ser extremamente sensual, e também por ser versátil, será capaz de agir dessa forma com várias pessoas ao mesmo tempo. O mais interessante de tudo é que ele dificilmente se afasta definitivamente das mulheres com quem manteve vínculos amorosos e sexuais. Por esta razão, não é difícil reconquistá-lo, principalmente se ele se deu bem sexualmente com essa parceira interessada em tê-lo de volta. A MULHER DE EXÚAssim como o homem de Exú, a mulher é dotada de muita sensualidade. Mas esta é uma característica que ela não deixa transparecer com facilidade. Pelo contrário, tentará escondê-la atrás de uma imagem bastante reservada. Poderá fazer isso durante toda vida se não se sentir segura com seu companheiro. E segurança emocional para uma filha de Exú significa encontrar um homem que desenvolva com ela uma grande cumplicidade. Aí sim ela se soltará e se mostrará como realmente é: extremamente sensual. Só que para revelar-se plenamente deverá ser conduzida, porque a filha de Exú costuma ser passiva nas artes do amor.
AFINIDADESCom mulheres de Oxum, Oxunmaré, Yansã, Oxalá, Exú, Oxóssi e Yemanjá. AFINIDADESCom homens de Yansã, Oxum, Ewá, Oxunmaré, Oxalá, Oxóssi, Ogum e Oxanguian.

Dia da Semana: Terça-feira Cores: Azul-marinho Comida: Feijão preto – Inhame assado Saudação: Emi Neji Ogum Lacae! Domínio: Caminhos e Guerras Orixá do ferro e da Guerra, Ogum é apontado historicamente como filho mais velho e querido de Oduduwá, o criador da existência. Conhecido também como Ogum Beira-Mar, Yara, Megê, e outros nomes é considerado o mais ativo de todos os orixás. Aliado poderoso, guerreiro feroz, Ogum também é um amigo seguro, paternal e um excelente companheiro na caminhada da vida, garantindo aos seus filhos uma existência de muitas conquistas , longe da acomodação. Ogun é líder, centralizador do poder, hábil e estrategista. Está, normalmente presente nas mudanças sociais, políticas e estruturais. Em casa, com a família, no bairro, na cidade ou no país, Ogum é o grande conselheiro na hora de se escolher novos caminhos a seguir. Seu arquétipo é o das pessoas impulsivas, briguentas e que não desistem nunca de seus objetivos.

OS FILHOS DE OGUM NO AMOR

O HOMEM DE OGUMComo seu orixá protetor, o filho de Ogum é um guerreiro também nos assuntos do coração. Passional, sempre empenhado em manter o jogo da conquista, é um amante completo. Ativíssimo sexualmente, superprotetor com  a pessoa amada, interessado em satisfazer-lhe as vontades, o companheiro de Ogum garante à sua parceira uma vida feliz em todos os sentidos. Por isso mesmo é um homem muito cobiçado pelas mulheres. E como sente necessidade de viver em permanente estado de paixão, torna-se presa fácil as aventuras amorosas. Isso gera grandes conflitos internos nele e na pessoa amada. A MULHER DE OGUMA protegida de Ogum é uma mulher que reúne as características femininas e masculinas. Bonita e sensual por fora, ela pensa com cabeça de homem. Justamente por ser assim, expôe-se mais que as outras mulheres e destaca-se em qualquer lugar. Também é esse seu lado masculino muito forte que a faz prezar a sua liberdade e independência acima de tudo, com reflexos na vida afetiva. É a mulher de Ogum quem conquista o homem e é ela também que o dispensa quando não o quer mais. Essa característica faz dela uma mulher difícil para parceiros machistas. Mas conquista-la não é uma tarefa difícil e sim mantê-la sob domínio. Ela precisa de um companheiro por quem tenha grande admiração ou do qual dependa de alguma forma. E esse homem, por sua vez deverá aprender a conviver com muitas cenas de ciúme.
AFINIDADESCom mulheres de Oxum, Yansã, Nanan, e Yemanjá AFINIDADESCom homens de Yansã, Exú, Oxunmaré, Nanan e Yemanjá

Dia da Semana: Quinta-feira Cores: Azul-turquesa e azul com dourado Comida: Milho cozido com coco ralado (Axoxó) Saudação: Ará Um Xê, Koke Odé! Domínio: Matas e Campos de Agricultura  O Deus dos caçadores seria irmão mais moço de Ogum e filho de Yemanjá. Seu culto é muito popular no Brasil e em Cuba, mas está praticamente extinto na áfrica. A explicação pode estar no fato de acidade de Ketu ter sido dizimada no século passado. Por esta razão, no Brasil se confunde esta divindde com Odé. Oxóssi ou Odé foi rei de Ketu. Sua origem lendária conta que durante os festejos da colheita de Inhame , no palácio real de Olofin, em Ifé, este havia esquecido das oferendas às feiticeiras (Yammis Oxorongá). Por vingança, elas mandaram ao palácio um imenso pássaro que planou sobre a multidão e pousou no telhado do palácio. Desesperado, Olofin convocou quatro Oxos (caçadores), mas só o último deles, Oxotakanxoxo (O atirador de uma única flecha) conseguiu matar o animal e passou a chamar-se Oxóssi, o caçador amado pelo povo.

OS FILHOS DE OXÓSSI NO AMOR

O HOMEM DE OXÓSSIO filho de Oxóssi tem muito medo de ser rejeitado pela pessoa na qual está interessado e então espreita bem o seu alvo antes de atirar sua flecha. Não é difícil identificá-lo. Tem apar~encia tímida e, num grupo, é sempre aquele que ouve muito antes de expressar suas opiniões. Age assim também nos assuntos do coração. Cuidadoso, vai demorar muito a se declarar, mas quando o fizer, a mulher se surpreenderá porque encontrará nele um homem expansivo, disposto a cercá-la de tudo o que estiver ao seu alcance. A mulher por quem se apaixonar nunca passará vergonha, fome ou necessidade. Por ser cuidadoso na escolha da parceira, ele também é muito ciumento. Traí-lo significa perdê-lo. O melhor é cercá-lo de todas as atenções. A MULHER DE OXÓSSIGeralmente, a filha de Oxóssi chama atenção dos homens pelo corpo bonito, com seios, pernas e quadris  fartos. Mas por trás dessa aparência superfeminina esconde-se uma verdadeira guerreira, disposta a tudo para agarrar o homem da sua vida. é aquela que sustenta qualquer problema de seu companheiro, que está sempre ao seu lado e não o deixa cair. Apesar de ter atitudes firmes, que indicam grande auto-suficiência, ela vive à procura de sua outra metade e entrega-se totalmente quando ama. Por isso, exige do homem a mesma coisa e sofre demais por ciúme. Para ela, o companheiro ideal deve ser forte, inteligente e dominador nos assuntos sexuais. Em troca, ela “esquentará” o mais frio dos mortais.
AFINIDADESCom mulheres de Oxunmaré, Yansã, Oxalá, Ewá, Oxum e Yemanjá. AFINIDADESCom homens de Oxunmaré, Oxalá, Exu, Oxanguiã, Ogum e Oxóssi.

Dia da Semana: Terça-feira Cores: verde e vermelho, verde e branco Comida: Aipim assado na brasa, Tiquira (aguardente de mandioca), fumo de rolo. Saudação: Ewê Assá Belu Assá Kerê Kerê! Domínio: Florestas, selvas, folhas, árvores e raízes  Ossanhyin ou Ossaiyn é originário da cidade de Offá. Conhecido também como Babá Ewê ou Obá-Offá, seu culto está praticamente extinto na áfrica, devido a escassez de florestas. Por ser o orixá das folhas e seus segredos medicinais, do ecossistema, da biodiversidade, da clorofila e do meio ambiente, adaptou-se totalmente ao Brasil, sendo absoluto dono da região amazônica. Ossayin está intimamente ligado a Iroko, divindade da hemoglobina, cuja árvore simbolo erradamente é identificado como Gameleira Branca(ficcus doliária) no Brasil, quando na verdade é representado pela Moreira(chlorophora excelsa ou régia).

OS FILHOS DE OSSAIN NO AMOR

O HOMEM DE OSSAINÉ um homem com detalhes especiais no campo amoroso. Aparentemente tímido, na realidade da mesma forma que seu orixá, espreita a pessoa que lhe chama atenção até ter certeza que não errará seu alvo. Ele detesta ser rejeitado e por esta razão joga de maneira tática e matreira na conquista. Ele é aquele homem que entra por último numa disputa e certificando-se que seu alvo caiu em seu encanto, aí sim inicia seu jogo de sedução. Ele joga com o corpo e com a inteligência ora usando um olhar, ora usando a versatilidade que tem sobre os mais variados assuntos dentro do campo das humanidades e ciência social. Seus pontos fracos são o verde, a penumbra, um cachimbo. Sexualmente é passivo, se transformando em um verdadeiro “feiticeiro do sexo se for convenientemente estimulado. A MULHER DE OSSAINÉ uma mulher tímida, mas que sustenta qualquer sonho de um homem, procurando durante toda a vida um homem que faça o mesmo com ela. Aparentemente demonstra ser auto-suficiente e forte, mas no fundo é muito ciumenta e possessiva. Sexualmente é uma mulher insaciável, ativa e passiva, disposta a tudo desde que encontre o parceiro certo. Dentro dela existe um instinto automático de preservação da espécie e, assim sendo, um instinto automático de procriação, ainda que muitas vezes ela saiba que isto não vai acontecer. Seus pontos fracos são a inteligência de um homem, um um papo sobre animais e ecologia, um beijo meloso, as festas e a fartura de tudo.
AFINIDADESCom mulheres de Nanan, Oxunmaré, Ewá, Oxalá, Oxum e Oxóssi. AFINIDADESCom homens de Yemanjá,Oxunmaré, Oxóssi, Ogum e Oxanguian.

Dia da Semana: Segunda-Feira Cores: Branco e Preto Comida: Pipocas estouradas no Dendê, entregues no mato às segundas-feiras Saudação: Atotô, Ajuberu, Axê! Domínio: Ruínas, sarcófagos, estradas, cemitérios, caminhos e sol O Grande Deus da Morte, que pode evitá-la quando bem entender, é chamado também de Xapanan ou Omulu Orogbô. Diz-se que ele e sua mãe Nanan Buruku, seriam oriundos do Mahin( na realidade de Late, em Gana) e que como divindades, foram incorporados ao culto yorubá no Brasil. Por esta razão, seus “pejis”, locais consagrados a estes orixás ficam reunidos numa mesma cabana, separados dos outros deuses. Segundo a Lenda, Obaluayiê teria levado seus guerreiros aos quatro cantos do Mundo e as suas flechas tornavam as pessoas cegas, surdas ou mancas. Ao chegar ao Dahomé, um Babalawô teria revelado a forma de acalmar sua fúria, com oferendas de pipocas. Tranquilizado pelas atenções recebidas, o orixá mandou construir um palácio, onde passou a morar e a ser chamado de Sapakta, O Ajuberú(O Senhor Implacável)

OS FILHOS DE OMOLU NO AMOR

O HOMEM DE OMOLUPara quem gosta de segurança, o filho desse santo é a pedida certa. Companheiro, amigão, solidário e amoroso, procura entendera pessoa amada e dá o melhor de si para fazê-la feliz. Parece mentira que exista alguém assim, mas não se entendermos que este homem é altamente espiritualizado, desligado do lado mesquinho do mundo. Com ele não adianta fazer charme: prefere mulheres objetivas, inteligentes e principalmente românticas como ele. Por ser assim, será muito difícil encontrá-lo em lugares badalados e movimentados. Sério e responsável, não gosta de agitos e comporta-se como um cavalheiro até na intimidade. Precisa, mais do que ser desejado, sentir que é amado e necessário à pessoa com quem se envolveu e pela qual nitrirá um ciúme bastante discreto. A MULHER DE OMOLUDe temperamento forte, ela não aceitará nunca um companheiro que a queira dominar, precisa encontrar um homem à sua altura. Sua preferência recai sobre os que são altos, fortes, inteligentes e animados no jogo do amor. Discreta, nunca será a primeira a atacar. Vai observar bem, antes de se aproximar de quem está interessada e, quando se apaixonar, deixará transparecer todo o seu ciúme. É aquele tipo de mulher que procurará sempre pixar quem ela flagrou de olho no seu par. Isso porque, quem lhe pertencer, será só dela mesmo e de mais ninguém. Se o parceiro entender isso, terá ao seu lado uma bela figura de mulher, que fará sucesso em festas e reuniões e que, sexualmente, é uma parceira ativa e disposta a inovar sempre nas brincadeiras e jogos de amor.
AFINIDADESCom mulheres de Yemanjá, Nanan, Oxóssi, Oyá, Oxalá e Oxanguian. AFINIDADESCom homens de Oxalá, Oxóssi, Ogun, Exu, Yemanjá e Oxanguian.
Dia da Semana: Quinta-Feira e Sábado Cores: Amarelo Ouro e Azul Turquesa Comida: Axoxó (milho de galinha cozido com coco), Lelê(mingau de fubá de milho amarelo cozido com azeite doce) e Ipeté(inhame cozido com azeite doce) Saudação: Olorikim Logun! Domínio: cachoeiras, matas, florestas, rios Filho de Odé Inlé e Oxum Pondá é o grande príncipe de Ijexá. É o dono da fartura e caçador habilidoso. Orixá teogonicamente andrógino, Logun-Edé segundo a lenda, vive 6 meses em terra firme alimentando-se de caça e 6 meses submerso nas águas dos rios, alimentando-se de peixes. Seria desta forma 6 meses homem e 6 meses mulher, sendo considerado um orixá encantado porque nasceu dentro do Ronkó(camarinha), resultado de “casamento” entre Odé e Oxum. Esta divindade rejeita roupas vermelhas e marrons.

OS FILHOS DE LOGUNEDE NO AMOR

O HOMEM DE LOGUNEDEÉ um homem com detalhes especiais no campo amoroso. Aparentemente tímido, na realidade, da mesma forma que seu orixá, espreita seu alvo(pessoa) até ter certeza que sua flecha não o errará. Não gosta de ser rejeitado e por esta razão joga de forma tática e matreira na conquista. Ele é aquele homem que entra por último num “papo”, depois de certificar que pode dominar o assunto. Por ser um caçador nato, este homem não solta sua presa e consequentemente é super-ciumento… seu amor é seu amor e pronto! Seus pontos fracos são a vaidade, o “estômago”, o verde e um sexo “agitadinho”. Sexualmente é passivo e gosta de ser trabalhado, sendo que gosta de ser agarrado, apertado,beijado e mordido. Mas depois de tudo, gosta mesmo é de um carinho… A MULHER DE LOGUNEDEÉ a mulher que sustenta qualquer “parada” de um homem. Ela nasceu macho dentro do corpo de uma linda mulher-menina, aparentemente auto-suficiente. Mas, na realidade ela e de disputar qualquer situação e entregar-se totalmente quando ama, demonstrando uma surpreendente possessividade e o maior ciúme que já existiu no Mundo. Ela tem que ser bem manuseada por gostar de se sentir nas mãos de um “forte”. Ela é amulher que sempre irá dormir agarradinha ao seu homem de tal forma que, mesmo dormindo, ainda dará beijinhos em quem ama. Geralmente tem o corpo farto, com seios, pernas, coxas e quadris de chamar a atenção. Seus pontos fracos são a inteligência do homem,um sexo super-ativo, um beijo meloso, as festas e muita fartura.
AFINIDADESCom mulheres de Oxum,Ewá, Oyá, Nanan, Oxalá, Yemanjá e Oxunmaré. AFINIDADESCom homens de Yemanjá, Oxanguian, Oxunmaré, Oxalá, Oxóssi, Exu e Ogun.

Dia da Semana: Terça-feira Cores: Verde e amarelo, preto e amarelo, multicor Comida: “Cobra” feita de batata-doce amassada e banana-figo frita em azeite doce Saudação: Arrum Bo Bo Oxunmaré! Domínio: Arco-íris, céu, chuva fina, sol, terra Divindade yorubana do arco-íris, da transformação e da evolução. É a serpente telúrica e representa a linha do Equador. Orixá que recebeu de Olorúm a incumbência de harmonizar o mundo. É também o símbolo da aliança entre os homens e a eterna paz dos Deuses. Simboliza o movimento, a atividade, a continuidade e a permanência. Às vezes, é representado por uma serpente enroscada que morde a própria cauda. Outras vezes, como se, com sua força, impedisse a desagregação do planeta. Mitológicamente, seria um hermafrodita, um servidor de Xangô, que teria a função de recolher a água sobre a Terra e levá-la às nuvens.

OS FILHOS DE OXUMARÉ NO AMOR

O HOMEM DE OXUMARÉFascinante e escorregadio, se destaca facilmente do resto dos homens. Assim ele pode ser definido, pois tem uma bela presença e facilmente atrai os olhares femininos. Ele sabe o sucesso que faz, conversa muito bem, entende de coração, cores e principalmente de amor, sensualidade, beleza e sexo. É capaz de amar durante horas valendo-se das mais requintadas técnicas e levar sua parceira a fazer coisas que ela nem imaginava. E é justamente pelo sexo que é possível prendê-lo, desde que a mulher esteja disposta a tudo. A MULHER DE OXUMARÉMulher fatal, uma verdadeira estrela que nasceu para brilhar, a filha de Oxunmaré adora badalações, tecidos coloridos, festas, jóias. Alegre e brincalhona ela vive em movimento constante. Qualquer prazer a diverte e por isto mesmo fisgá-la é uma tarefa difícil. Principalmente porque ela é muito livre, não suporta ser controlada e não sente ciúmes do parceiro. Para conquistá-la é fundamental entender que ela é sensualíssima e quer ter uma vida sexual ativa e variada.
AFINIDADESCom mulheres de Exu, Ibeji, Voduns, Oxalá e Oxunmaré. AFINIDADESCom homens de Oxalá, Exu, Ibeji, Oxum, Oyá e Oxóssi.
Dia da Semana: Quarta-feira Cores: Vermelho e Branco Comida: Ajobò (papa de quiabo) feita com as mãos, em azeite de dendê Saudação: Exé Kao Kabiesi, Babá Mi! Domínio: Pedreiras, meteoros, tempestades Orixá da justiça, do fogo e do trovão, Xangô viveu em 1450 a.C. e foi o quarto Alafin (rei) de Oyó. Foi um grande conquistador, anexando vários territórios ao império yorubano. Era filho de Oranian e neto de Oduduwá e tinha um grande poder de magia através do atim (pó mágico) chamado Axurim. Algumas lendas falam que Xangô, cujo verdadeiro nome era Olufiran, teria se enforcado na coluna de Koso, em Oyó, depois de ter jogado um raio em seu próprio palácio, levando seu irmão Ajaká ao trono. Sua esposa e prima Oyá, ao saber de sua morte teria se suicidado transformando-se no rio Niger. No período seguinte, Xangô ressurge dos mortos como Xangô Ayrá, usando a cor branca.

OS FILHOS DE XANGÔ NO AMOR

O HOMEM DE XANGÔÉ aquele homem que a mulher vê e não consegue esquecer. Claro que ele colabora com isso: adora aparecer, desfilar o seu charme. São coisas muito fáceis para este homem que é seguro de si, conquistador e exibicionista. Ter um romance com um filho de Xangô é emocionante porque ele terá que ser eternamente conquistado, o que não quer dizer que ele não irá se amarrar em ninguém. Ele vai amar sim, com sinceridade, a mulher que não se deixar dominar por ele. Até sexualmente, ela precisará deixar bem claro que não é simplesmente um objeto em suas mãos. Se conseguir agir assim, transformará essa fera em um gatinho manso. A MULHER DE XANGÔAutoritária e dominadora, é uma pessoa difícil na relação amorosa, pois quer deixar bem claro para o parceiro que está lhe fazendo um grande favor ao dedicar-lhe carinho e atenção. A grande paixão de sua vida será seu grande protetor, o orixá Xangô, muito embora ela não tenha consciência disso. Para ser feliz, ela precisa se integrar totalmente com seu companheiro. O grande desafio é conquistá-la e uma dica é desafiá-la num assunto que ela não domine. Só assim despertará a sua admiração e acabará por prender seu coração. Tudo porque ela não suporta homens fracos ou inferiores e não se ligará a ninguém que não respeite. Isso vale até para o plano sexual, onde a filha de Xangô precisa se sentir dominada pelo parceiro.
AFINIDADESCom mulheres de Oxum, Yansã e Oiá. AFINIDADESCom homens de Oiá, Oxum, Ogum e Exú.

Dia da Semana: Quarta-Feira Cores: Rosa, coral, branco e marfim Comida: Batata-da-Terra cozida em azeite doce e Amalá Saudação: Obá Xiré Yá! Domínio: Terra, ventos, redemoinhosFoi a terceira mulher de Xangô e sua Lenda fala de uma terrível rivalidade entre ela e Oxum, sua segunda esposa. Sabendo do apetite de seu marido, procurava sempre surpreende-lo com pratos de que gostasse. Um dia, Oxum resolveu pregar uma peça em Obá e apareceu usando um lenço enrolado em volta da cabeça, escondendo as orelhas. Disse que havia preparado suas orelhas numa receita muito especial, e servido a Xangô. Querendo agradar seu esposo, Obá resolveu imitar a rival. Cortou uma de suas orelhas e preparou a receita para Xangô. Ele ficou furioso, e Obá, percebendo que havia sido enganada, entrou numa violenta luta corporal com Oxun. Mais irritado ainda, Xangô fez explodir todo o seu furor. As duas mulheres, apavoradas, fugiram e se transformaram nos rios que levam seus nomes. No ponto onde esses rios se encontram, existem corredeiras e as ondas se agitam, numa lembrança da antiga disputa entre elas.

OS FILHOS DE OBÁ NO AMOR

O HOMEM DE OBÁO homem de Obá geralmente é alto, de boa aparência, atraente, comunicativo e narcisista. Ele não acredita que alguém possa amá-lo mais do que ama a si próprio. Isto porque ele ele descobriu seu corpo desde criança e por tal motivo passou a ter auto-admiração tornando-se aparentemente invulnerável até que apareça alguém que lhe mostre o que ele pensa sobre si. Por ser normalmente um homem socialmente realizado, costuma encastelar-se no que diz respeito ao campo sentimental. Desafiá-lo para coisas que nunca tenha feito, parece uma boa tática para se começar. Uma praia não muito frequentada, um barzinho distante e qualquer lugar que a pessoa possa ficar com ele. Sexualmente é um homem difícil pois aprendeu desde cedo a admirar-se e, por conseguinte, a não depender de ninguém nessa área. Portanto ele é virtualmente passivo. Deve-se elogiar seu corpo bonito e em seguida conquistá-lo com amor mais louco que se possa fazer. Pronto, ele está definitivamente conquistado um dos homens mais difíceis na área sentimental. A MULHER DE OBÁA mulher de Obá carrega consigo um dos maiores mistérios da origem humana. Ela é ao mesmo tempo uma guerreira, uma ninfa e uma serpente. Mesmo que ela tenha nascido no interior, sempre procurará um meio de se aproximar do litoral e, uma vez nele, procurará estabelecer o seu domínio em ilhas, penínsulas e praias abertas. Traz geralmente traços inconfundíveis em sua aparência. Os cabelos são longos, ou curtos no estilo “batidinho”. Se for magra, realça uma forma acentuada de cintura e quadris, se for cheia, realça da mesma forma suas medidas. Em uma festa, ela age de duas maneiras específicas: ou destaca-se e atrai a atenção de todos ou retrai0se à espera de uma oportunidade de centralizar atenções. Por ser uma mulher diferente, gosta de colecionar experiências, as vezes desastrosas por causa de seu temperamento dominante. Seus pontos fracos são a projeção social, as festas nas quais possa se destacar e homens inteligentes. Jamais se ligará definitivamente a um homem medíocre, pois adora ser desafiada constantemente.
AFINIDADESCom mulheres de Oxalá, Oxaguian, Yemanjá, Nanan e Oxunmaré. AFINIDADESCom homens de Oxalá, Oxunmaré, Exu, Ibeji, Oxanguian e Voduns.
Dia da Semana: Quarta-Feira Cores: Branco, Marfim, Vermelho, Coral Comida: Batata-da-Terra cozida com azeite doce Saudação: Hi Ho Ewá! Domínio: Ilhas, penínsulas Ewá é a única divindade do Phanteon Afro-Brasileiro que só responde na Nação Gêge. Ela é a Senhora das Ilhas e Penínsulas, apresentando-se como uma guerreira e ao mesmo tempo como um Ninfa, ora segurando a serpente Encantada, ora empurrando a balança de sua justiça particular. Em quaisquer dos casos, ela carrega em si o mistério da Origem dos planetas água e Terra. Entre ela e Obá-Olokum(Olissassa), Senhor dos Oceanos, o equivalente a Netuno, existe o elo  que liga a origem da vida à continuidade da mesma. Por esta razão, todas as pessoas que são filhos ou filhas de Ewá, tem uma missão espiritual ou social no contexto do país onde nasceu e a visão de tudo. Ewá é a rainha do céu estrelado e dona da Ilha de Santa Catarina.

OS FILHOS DE EWÁ NO AMOR

O HOMEM DE EWÁMuito difícil, este homem parece vacinado contra o amor. Geralmente alto, de aparência, atraente e comunicativo, ele acha que ninguém é digno de amá-lo e coloca o afeto em segundo plano. Toda essa auto-admiração transforma-se num bloqueio difícil de vencer. Mas pode-se tentar. Uma idéia é desafiá-lo para fazer coisas que nunca tenha feito antes. Tipo levá-lo a um restaurante escondidinho ou a uma praia deserta. Outra tática – esta é a mais importante – é deixar bem claro que a admiração que se tem pelo seu corpo. Que ele próprio acha o máximo, mas que nem por isso faz dele um bom parceiro sexual. É que o filho de Ewá é passivo demais nesse assunto e será preciso agarra-lo na marra. Lembrando sempre de elogiar os detalhes do seu corpo, o mais bonito do mundo. A MULHER DE EWÁEla tem traços inconfundíveis: cabelos vistosos, cintura e quadris acentuados e proporções perfeitas. Num grupo pode chamar sobre si as atenções de imediato ou então retrair-se à espera de que a “descubram”. De qualquer modo, pelo seu comportamento ou pela sua aparência física, a filha de Ewá nunca passará despercebida, porque é uma misteriosa de guerreira, ninfeta e serpente. Dominadora, inteligente, só se liga em homens também especiais, porque adora ser desafiada por adversários fortes. Sexualmente, seu ponto fraco é o pé, e sua grande arma, os beijos melosos. Como parceira erótica, tem grande versatilidade: gosta tanto de dominar o homem quanto de se submeter a ele.
AFINIDADESCom mulheres de Oxalá, Oxaguian, Yemanjá, Nanan e Oxunmaré. AFINIDADESCom homens de Oxalá, Oxunmaré, Exú, Ibeji, Oxaguian e Voduns.
Dia da Semana: Quarta-feira Cores: Vermelho, Branco com rosa Comida: Acarajé, romã, acarajé feito com feijão branco(ecuru) Saudação: Epa Rei, Oyá, Axé! Domínio: Vento, ossários, cumes, jardins Senhora da Tarde, dona dos espíritos. Senhora dos raios e das tempestades. Oyá, mais conhecida no Brasil como Yansã, foi uma princesa real na cidade de Irá, na Nigéria em 1450a.C.. Sobrinha-neta do rei Elempe e neta de Torossi(mãe de Xangô), conquistou com valentia, coragem e dedicação seu caminho para o trono de Oyó. Conhecedora de todos os meandros da magia encantada, nunca se deixou abater por guerras, problemas e disputas. Foi mulher de seu primo Xangô e ajudou-o a conquistar vários reinos anexados ao Império Yorubano. Porém, abandonou-o em defesa de sua cidade natal, disposta a enfrentá-lo. Oyá é a menina dos olhos de Oxalá, seu protetor, e a única divindade que entra no Ibalé dos Eguns(mortos)

OS FILHOS DE YANSÃ NO AMOR

O HOMEM DE YANSÃO filho de Yansã é como o vento: instável e volúvel, e isso, em termos afetivos, significa que ele não gostará definitivamente de uma pessoa. Agitado, apesar de não demonstrar, tem uma vida sensual e sexual extremamente inconstante, porque pula de um relacionamento para outro, na ânsia de conseguir tudo ao mesmo tempo. Seu maior prazer é viajar, conhecer gente e locais diferentes, sair fora da rotina. Adora festas, principalmente aquelas onde poderá mostrar que dança bem. Quem gosta de uma vida agitada, onde a palavra de ordem é a aventura, encontra nele o parceiro ideal. Só que, apesar de ativo sexualmente, precisa ser estimulado por uma parceira criativa. A MULHER DE YANSÃA mulher de Yansã é sempre aceita e admirada onde quer que vá. Não é do tipo que faz charme quando esta a fim de alguém: declara-se logo abertamente, da mesma forma que é rapidíssima para dar o fora em alguém. Nunca lhe faltarão admiradores, já que é dona de uma beleza natural que é a chave do seu sucesso. Não é vaidosa, mas se necessário, sabe se vestir e se comportar como uma rainha. Para estar ao seu lado, o homem precisa ser inteligente, bonito, sóbrio, bom papo e de preferência, místico. É uma mulher super ativa sexualmente e disposta a tudo para manter seu romance.
AFINIDADESCom mulheres de Oxalá, Ogum, Exu, Xangô, Oxossi e Oxunmaré. AFINIDADESCom homens de Ogum, Xangô, Oxunmaré, Oxóssi, Oxalá, Obaluayiê, Exu, Ibeji e Voduns.
Dia da Semana: Sábado Cores: Amarelo ouro Comida: Feijão fradinho com cebola e camarão (omolocum) Saudação: Ieu, Orixá Firemam, Axé! Domínio: Água doce, rios, cachoeiras Deusa dos rios, Oxum carrega consigo predicados de beleza, riquesa e a capacidade de projeção social. É uma ninfa da cultura yorubana, cidade Oshogbo, na Nigéria, está localizada às margens do rio Oxum. Ela é a dona do ovo, a maior célula viva. Na cultura Gêge-Vodú é conhecida como Aziri Tobossi. Conta-se que quando os orixás chegaram à Terra, costumavam se reunir sem a presença das mulheres. Aborrecida por não poder participar das deliberações, Oxum preparou sua vingança, trazendo a esterilidade às mulheres. Os orixás buscaram ajuda de Olodumaré, que explicou que sem  a presença de Oxum nada poderia dar certo. Dengosa, ela demorou a aceitar o convite para que participasse das reuniões, mas finalmente concordou, e a fecundidade voltou.

OS FILHOS DE OXUM NO AMOR

O HOMEM DE OXUMBonito, charmoso, de ar malicioso, arranca suspiros. Aliás, isso é o que esse homem mais gosta de fazer. Só que é preciso entender como ele joga o jogo da conquista. Em primeiro lugar, não demonstra seu interesse e não se compromete demais. Arma todo o esquema para que a mulher tome a iniciativa de chegar a ele. Sexualmente impetuoso, usa toda a sua inteligência e o seu requinte para dar um toque especial aos contatos amorosos. Fará, portanto, com que a mulher se sinta uma rainha. O problema é que gosta de fazer isso com todas as mulheres. Mas há como segurar um filho de Oxum. Trabalhe a sua vaidade, elogie-o muito, mas trate de fazê-lo notar que há outras pessoas interessadas na mulher que está ao lado dele. A MULHER DE OXUMPara conquistá-la é preciso estar atento aos sinais que ela emite. A primeira coisa que a mulher de oxum faz quando está a fim de conquistar alguém é passar as mãos nos cabelos. Não espere jamais que ela demonstre interesse direto. Vai sempre chegar a pessoa amada através de outra. Tudo isso acontece porque a filha de oxum gosta de proteger das pessoas em qualquer lugar que esteja. É aquele tipo de mulher que não anda sozinha e está sempre acompanhada de uma amiga. Apesar disto, tem uma aparência chamativa: destaca-se pelos penteados, pela pele macia e bem tratada, pelo corpo hamonioso. Seu ponto fraco é a vaidade. Basta então para conquistá-la, elogiar sua beleza.
AFINIDADESCom mulheres de Oxunmaré, Yansã, Oxalá, Exu, Ibeji, Oxóssi e Ogum. AFINIDADESCom homens de Yansã, Xangô, Ibeji, Oxunmaré, Oxalá, Exu e Oxóssi.
Dia da Semana: Sábado Cores: Prata e azul-claro Comida: Manjar, pipoca de arroz com casca Saudação: Eru Lá Omi Tó! Domínio: Maternidade e Pesca  Yemanjá é a filha de Olokum, Deusa dos Oceanos. Deusa da foz dos rios e quebra-mares é associada aos rios na África, assim como Oxum e Obá.  ciumenta, poderosa e atrante e quando invocada por quem realmente a conhece, propicia favores e ajudas inestimáveis. Conta a lenda que sua mãe Olokum, deu a Yemanjá um misterioso preparado em uma garrafa para ser usado em caso de perigo. Casada com um poderoso homem em Ilé Ifé, Yemanjá foge para Abeokutá e seu marido lança seu exército para trazê-la de volta. Em perigo, Yemanjá quebra a garrafa que sua mãe lhe dera e o líquido forma um rio que a leva para o mar.

OS FILHOS DE YEMANJÁ NO AMOR

O HOMEM DE YEMANJÁDetalhista e exigente, o filho de Yemanjá é uma pessoa difícil de se tratar. Como tem um senso estético muito desenvolvido não tolera ter ao seu lado uma mulher desleixada e desarrumada. é extremamente ciumento e possessivo, embora não o demonstre. Essa sua característica gera muitas brigas ou pode levá-lo a adotar uma postura indiferente. Apesar disto ele é um bom companheiro, empenhado em harmonizar a vida a dois. A mulher que quiser conquistá-lo terá de entender ainda que a sua imagem sensual, reforçada pelo corpo bonito, esconde um parceiro sexual passivo, que espera que a companheira tome a iniciativa para então se soltar. A MULHER DE YEMANJÁÉ aquela mulher que todo homem sonha em encontrar. Tem voz meiga e calma, é delicada e dona de uma beleza harmoniosa. Como uma verdadeira sereia, ela sabe direitinho como enfeitiçar os homens. É passiva no assunto coração e adora se sentir segura na presença do companheiro, que nunca poderá ser um homem fraco diante da vida. Esse companheiro encontrará na filha de Yemanjá uma grande disposição sexual e um imenso desejo de agradá-lo. Porém estas qualidades podem se transformar repentinamente. Por trás da aparência meiga e encantadora há uma mulher extremamente vingativa e ciumenta, que pode chegar ao extremo de abandonar por vongança a pessoa amada, ou então, só para magoá-lo manter um romance paralelo.
AFINIDADESCom mulheres de Ogum, Oxanguian, Oxalá, Oxóssi e Obaluayê AFINIDADESCom homens de Oxunmaré, Oxalá, Oxóssi, Ogum e Xangô

Dia da Semana: Terça-feira Cores: Violeta, azul e branco rajado Comida: Feijão fradinho cozido com mel Saudação: Saluba Nanan, Axé! Domínio: Pântanos, igapós, charcos, lama Divindade exclusiva da cultura Fanti-Ashanti, adotada posteriormente pela cultura yorubana. É a mais antiga Ayabá, originária da cidade de Late, em Gana. Nanan conserva consigo o segredo da criação do homem e da própria essência da vida, representando a memória transcedental do ser humano e seus antepassados. Sua origem lendária parece estar ligada aos povos que habitaram a África antes da chegada de Oduduwá. Por isso ela é a dona das águas paradas e dos pântanos, numa referencia às águas primordiais de onde Orunmilá criou a Terra. Nanan detêm o poder sobre os Eguns juntamente com Oyá e é a mãe de Xapanan.

OS FILHOS DE NANÃ NO AMOR

O HOMEM DE NANÃDe cada 500 homens que nascem, apenas um é filho de Nanã. Esta “estatística” já mostra que este é um tipo de pessoa especial do ponto de vista sentimental. É um homem bom, carinhoso,  amigo e mão aberta quando se trata de cercar seu amor de cuidados. E isso é coerente com ele que gosta do que é belo, principalmente no que diz respeito à produção visual e é fã de uma vida social movimentada. Sexualmente, prefere parceiras passionais e precisa se sentir bastante desejado. Gosta de perceber se a pessoa amada sente ciúme dele mas não costuma ser feliz no primeiro amor, geralmente por culpa da pessoa com quem viveu. É certo também que tentará de tudo para conservar seu relacionamento e só desistirá dele quando sentir que não há mais saída. A MULHER DE NANÃCapaz de tudo por um amor, embora na maior parte das vezes não demonstre isso à primeira vista, a filha de Nanan esconde também o seu lado erótico e sensual. Quem a vê, com aparência tranquila e distraída não imagina que  para ela, sexo é uma prática sem limites. Seus pontos fracos são o ventre e os quadris, mas ela só revelará estes e outros segredos íntimos a um homem em quem confiar. E ele deverá preencher alguns requisitos: ser inteligente como ela, delicado, educado e um bom papo. Ela odeia o gênero machão, que a fará extremamente infeliz. O homem que a conquistar não terá do que se queixar: a mulher de Nanan é cúmplice e companheira em tudo e o fará muito feliz.
AFINIDADESCom mulheres de Oxanguian, Oxalá, Obaluayê, Yansã e Oxunmaré. AFINIDADESCom homens de Oxunmaré, Oxalá, Oxóssi, Voduns, Obaluayê.
Dia da Semana: Sábado Cores: Prata e azul-claro Comida: Manjar, pipoca de arroz com casca Saudação: Eru Lá Omi Tó! Domínio: Maternidade e Pesca  Yemanjá é a filha de Olokum, Deusa dos Oceanos. Deusa da foz dos rios e quebra-mares é associada aos rios na África, assim como Oxum e Obá.  ciumenta, poderosa e atrante e quando invocada por quem realmente a conhece, propicia favores e ajudas inestimáveis. Conta a lenda que sua mãe Olokum, deu a Yemanjá um misterioso preparado em uma garrafa para ser usado em caso de perigo. Casada com um poderoso homem em Ilé Ifé, Yemanjá foge para Abeokutá e seu marido lança seu exército para trazê-la de volta. Em perigo, Yemanjá quebra a garrafa que sua mãe lhe dera e o líquido forma um rio que a leva para o mar.

OS FILHOS DE YEMANJÁ NO AMOR

O HOMEM DE YEMANJÁDetalhista e exigente, o filho de Yemanjá é uma pessoa difícil de se tratar. Como tem um senso estético muito desenvolvido não tolera ter ao seu lado uma mulher desleixada e desarrumada. é extremamente ciumento e possessivo, embora não o demonstre. Essa sua característica gera muitas brigas ou pode levá-lo a adotar uma postura indiferente. Apesar disto ele é um bom companheiro, empenhado em harmonizar a vida a dois. A mulher que quiser conquistá-lo terá de entender ainda que a sua imagem sensual, reforçada pelo corpo bonito, esconde um parceiro sexual passivo, que espera que a companheira tome a iniciativa para então se soltar. A MULHER DE YEMANJÁÉ aquela mulher que todo homem sonha em encontrar. Tem voz meiga e calma, é delicada e dona de uma beleza harmoniosa. Como uma verdadeira sereia, ela sabe direitinho como enfeitiçar os homens. É passiva no assunto coração e adora se sentir segura na presença do companheiro, que nunca poderá ser um homem fraco diante da vida. Esse companheiro encontrará na filha de Yemanjá uma grande disposição sexual e um imenso desejo de agradá-lo. Porém estas qualidades podem se transformar repentinamente. Por trás da aparência meiga e encantadora há uma mulher extremamente vingativa e ciumenta, que pode chegar ao extremo de abandonar por vongança a pessoa amada, ou então, só para magoá-lo manter um romance paralelo.
AFINIDADESCom mulheres de Ogum, Oxanguian, Oxalá, Oxóssi e Obaluayê AFINIDADESCom homens de Oxunmaré, Oxalá, Oxóssi, Ogum e Xangô
Dia da Semana: Sexta-Feira Cores: Azul e branco Comida: Canjica branca cozida com mel, coberta com azeite doce Saudação: Exeu, Epá Babá, Axé! Domínio: Minas de Prata, Rios Quentes, Campos Uma das mutações de Oxalá, ele é o jovem regente do coração, pulmão, membros e da circulação sanguínea, tendo como características fundamentais o domínio, a austeridade e o zelo. É a mais importante conjuntura do jogo de búzios e vem associada ao número 8, chamado de Ejonilé. Isso indica caminhos sem meio-termos, na base do tudo ou nada. Significa infinito em todos os sentidos: saúde, pobreza, sorte ou azar. Em sua origem lendária, Oxanguian foi o Rei de Ejigbo e ganhou fama por sua valentia. Gostava exageradamente de comer inhame triturado no pilão, prato que em Yorubá se chama Yan, o que lhe valeu o apelido de “orixá do Yan”. Um dos seus principais símbolos é o pilão. Nas cerimônias religiosas, quando os filhos deles dançam, brandem um pilão e um escudo numa das mãos, e uma espada na outra. Durante as festas em sua homenagem, distribui-se a comida de sua preferência.

OS FILHOS DE OXAGUIAN NO AMOR

O HOMEM DE OXAGUIANComo resistir à sua postura, seu charme, sua elegância e sua voz rouca? É impossível para qualquer mulher, o que significa que aquela que pretende agarra-lo terá de enfrentar uma concorrência dura. Ele, por sua vez, terá sempre uma desculpa na ponta da língua para justificar suas conquistas. Não as leve em consideração. O mais provável é que tenha se lançado a uma nova aventura amorosa pelo simples fato de que é um cavalheiro e, como tal, jamais dirá não a uma dama. Mas há como dar o troco. Ele é ciumento e detesta concorrência. Portanto, o mais importante é nunca deixar que ele tenha certeza de que é a pessoa definitiva na vida de alguém. A MULHER DE OXAGUIANForte, independente e senhora de si. É assim que ela se apresenta por fora. Mas lá dentro, no seu íntimo, esconde-se uma outra mulher, que morre de medo de amar, mas tem a necessidade vital de encontrar um companheiro. Todo o resto é apenas uma “casca” que ela usa para se defender do amor. E chega a escudar-se em colegas e amigas para não ser notada. Mas fica difícil não reparar nela: é geralmente alta, de corpo bem proporcionado, olhar penetrante e um certo ar de indiferença no rosto. Para chegar até ela basta elogiar sua beleza e suas qualidades intelectuais. Aí, então, se tornará uma companheira dócil para homens machôes.
AFINIDADESCom mulheres de Yansã, Ewá, Oxóssi, Ogun, Exú, Oxunmaré e Xangô. AFINIDADESCom homens de Xangô, Ogum, Oxóssi, Exu e Obaluayiê.

Dia da Semana: Sexta-feira e Domingo Cores: Branco, Marfim, Pérola e Prata Comida: Canjica branca cozida com mel e coberta com clara batida Saudação: Exeu, Epá Babá, Axé! Domínio: Oceanos, Rios, Céus, Montanhas  O primeiro orixá a ser criado por Olodumaré, o Deus Supremo. Foi encarregado de criar o Mundo. No entanto, embriagou-se no caminho por culpa de Exú, que lhe ofereceu Uti Nibé (vinho de palmeira)e sua missão foi cumprida por Oduduwá, que liderando um exército de Imalês(guerreiros) comandados por Ogum, criou o Mundo, cumprindo assim a ordem de Olodumaré. Em suas diversas mutações temos na Nação Ketu: Oxanguian, Oxalufá, Obatalá e Oduduwá. Na Nação Angola: Lemba. Lembarangaga e Guaratinhanha. Em todas elas é o Senhor da VIDA, também chamado “senhor da boa argila”, devido a uma antiga lenda na qual Oxalá usava este material para criar os seres humanos.

OS FILHOS DE OXALUFAN NO AMOR

O HOMEM DE OXALUFANSentimental, amoroso, carinhoso e muito sensual; assim é o homem de Oxalá. Com todas estas qualidades, é natural que as mulheres se interessem por ele, que, de quebra, costuma ter uma bela aparência física. E o que é melhor, tem um ótimo papo. Rei das festas e reuniões sociais, ele costuma escolher mulheres de corpo bonito, mas principalmente inteligentes e dinâmicas. Só que jamais revela o interesse pela pessoa que o atrai. Para conquista-lo é necessário levar em conta essas dicas e não desanimar. Ele vale a pena. Também, porque sonha com uma mulher fértil que lhe dê filhos, brindará sua amada com uma vida sexual variada, cheia de climas, que realiza com criatividade e carinho. A MULHER DE OXALUFANÉ a mulher ideal para qualquer homem: preocupa-se com ele, quer agradar e faz tudo para ajudá-lo a se projetar na vida. Não tem vergonha de dizer que ama, desde que realmente ame. A filha de Oxalá é rigorosamente sincera em tudo o que faz. Só que é tímida, o que significa que jamais disputará um homem com outra mulher, e nunca demonstrará abertamente o seu interesse por alguém. Talvez, por causa desta sua forma retraída de ser, chama a atenção dos homens mas se interessa apenas por aquele que for amável, romântico e um perfeito cavalheiro. Este se surpreenderá com sua sensualidade depois que ele tomar a iniciativa e poderá ficar seguro quanto à sua fidelidade: a mulher de Oxalá não é nem um pouco volùvel.
AFINIDADESCom mulheres de Ewá Oxunmaré, Oiá, Oxalá, Voduns, Ibeji, Obaluayiê e Nanan. AFINIDADESCom homens de Yansã, Ewá, Oxunmaré, Ibeji, Obaluayiê e Nanan.

Dia da Semana: Sexta-feira e Domingo Cores: Branco-Marfim Comida: Arroz cozido com mel Saudação: Exeu, Epá Oju Olorum! Domínio: Montanhas, Cumes Divindade da visão celestial e dos oráculos. Conhecido também como Babá Eleri Ipin, é o dono do oráculo(Ifá) sendo por isso conhecido também como Ifá que nada mais é do que uma mutação sua. Onrumilá é a fala do Céu para aqueles que querem ouví-la. É a Divindade yorubana maior, introduzida por Oduduwá através de Setilu, seu primeiro sacerdote. Governa o conhecimento do destinos e dos presságios denominados Odús.

OS FILHOS DE ORUNMILÁ NO AMOR

O HOMEM DE ORUNMILÁEstatura mediana, mais para gordo do que para magro, olhos pequenos, boca sensual, cabelos cuidadosamente tratados: assim é fisicamente o folho de Orunmilá. Charmoso, bo~emio, esse homem faz questão de ser o centro das atenções e está à procura de platéias dispostas a ouví-lo falar sobre seus assuntos prediletos. Um deles é a mulher. Conquistador compulsivo, mais do que qualquer coisa, ele gosta é de se exercitar no jogo da conquista, e assim que ganha a mulher , desinteressa-se dela. Balança um pouco quando encontra uma mulher liberal pela frente que é, no fundo, a parceira que gostaria de ter. Só que estas mulheres o assustam. Como também o assusta a idéia de tomar a iniciativa no campo sexual. A MULHER DE ORUNMILÁÉ fácil distinguir uma filha de Orunmilá das outras mulheres: é aquela de aparência tímida, mas muito bem produzida em termos de roupa e maquiagem. À primeira vista parece uma conquistadora experiente, mas na verdade não sabe como agir depois que chamou a atenção do público masculino. Fica então meio sem graça. Mas mesmo assim, sente-se perfeitamente à vontade em festas, adora uma badalação, um carro bonito, amizades importantes. E é justamente por um homem que possa lhe oferecer essas coisas que ela se apaixona. Sexualmente, gosta de ser comandada e sabe como ninguém usar o ciúme como “arma de sedução” quando lhe convém. é uma mulher muito fértil, que dará uma boa mãe – pelos filhos, ela vai até esquecer dos programas que tanto gosta de fazer.
AFINIDADESCom mulheres de Oxalá, Oxun, Yemanjá, Oyá e Nanan. AFINIDADESCom homens de Oxalá, Oxun, Yemanjá, Oxunmaré e Nanan.

53 comentários em “Orixás e suas Combinações

  • O engraçado que eu sou de logum edé, e no entanto vc coloca que ele se combina com x orixás, e no entanto nenhum outro orixás vc colocou q combina com Logum… Oxé meu orixás é lindo… e tem sorte no amor… não é enjeitado não não
    Liu de Logun

    • LIU, BOM DIA!
      agradeço pela sua visita e pelo seu comentário, entretanto, penso que você fez uma interpretação equivocada a respeito desse orixá, que é belíssimo e que carrega o amor consigo. por favor, quando lhe for possível, releia o texto novamente e vai ver que houve uma má interpretação de sua parte.
      Que 2012 seja pleno de realizações e traga muito sucesso e saúde a você e a sua família!
      Luz,
      kléber

  • Olá Kléber,

    Fui jogar búzios, com um pai de santo de Ketu, foi a primeira vez que estive lá.
    Ele jogou e disse que eu sou de Oxalá, com Iemanjá e Oxum.Mas que nem era pra eu considerar Iemanja e Oxum pois quem prevalecia é Oxalá.
    A pessoa que eu amo, meu namorado, que estamos afastados a 2 semanas é de Oxossi.
    Esse pai de santo disse que eu tenho que fazer troca de cabeça, inverter de Oxalá para Iemanjá.
    Que Oxalá não combina com Oxóssi, que é da pessoa que eu gosto.
    E que ser de Oxalá pra mim não está sendo bom
    Vc acha que isso pode ser verdade…foi a primeira vez que estive com esse pai de santo então não sei…
    Obrigada,
    Abs,

    • BOA TARDE!
      PRIMEIRAMENTE, AGRADEÇO PELA SUA VISITA E ESPERO TÊ-LA SEMPRE POR AQUI. QUANTO AO ASSUNTO EM QUESTÃO, FICA MUITO DIFÍCIL TECER QUALQUER COMENTÁRIO SEM CONHECER OS DADOS E ESSA PESSOA QUE LHE ATENDEU, ETICAMENTE NÃO SERIA CORRETO FAZER PRÉ JULGAMENTO, MAS O QUE POSSO LHE DIZER É O SEGUINTE: OS ODUS SÃO SAGRADOS E INALTERADOS, QUALQUER MUDANÇA TEM QUE SER MUITO BEM ESTUDADA ANTES DE SER REALIZADA, PARA EVITAR PREJUÍZOS À SUA VIDA.
      O QUE LHE INDICO, É QUE VOCÊ OUÇA UMA SEGUNDA OPINIÃO ANTES DE SE DECIDIR POR ALGO TÃO SÉRIO, UMA EXCELENTE OPÇÃO, É FAZER O SEU MAPA E A SUA SINASTRIA COM O SEU PARCEIRO, ISSO LHE DARIA FERRAMENTAS EXCELENTES PARA LHE ENCAMINHAR.
      CASO DESEJE, FAÇA CONTATO PELO: MULTIPLICANDOPROSPERIDADE@HOTMAIL.COM OU PELO FONE 98-87141226 E TEREI ENORME PRAZER EM FALAR COM VOCÊ E LHE ORIENTAR.
      GRATO,
      KLÉBER

  • Olá Kléber!
    Obrigada pela sua atenção, acho interessante a sinastria nunca fiz, mas é mais no aspecto astrológico essa análise, né?
    Bem em relação aos Orixás, conversei com uma outra pessoa que conhece muito da religião e essa pessoa achou absurda essa hipótese.
    Então pra mim que já estava com receio ouvindo outras opiniões, inclusive a sua, decidi não procurar mais esse pai de santo.
    Abs,

    • BOM DIA!
      A SINASTRIA ENVOLVE O ASPECTO ASTROLÓGICO, MAS TAMBÉM, A COMPATIBILIDADE DOS ORIXÁS ENVOLVIDOS E SERIA INTERESSANTE VOCÊ FAZER SIM!
      FICO FELIZ POR VOCÊ TER TOMADO A DECISÃO CERTA E TER ENTENDIDO QUE ODUS NÃO SE MUDAM, ELES APENAS PODEM SER LAPIDADOS E, NO MOMENTO CERTO VOCÊ ENCONTRARÁ SEU MELHOR CAMINHO,
      GRATO,
      KLÉBER

  • Olá!! Meu nome e gabriela! Tenho 18 anos,
    Sou de Yansã com o Velho Abaluae
    Gosto muito de um rapaz de Xango com Oxum, esse relacionamento poderia dar certo considerando nossos orixas?

    • GABRIELA, BOA NOITE!
      AGRADEÇO PELA SUA VISITA E POR VOCÊ TER SE INTERESSADO PELO ASSUNTO E, EM RELAÇÃO A SUA PERGUNTA, POSSO LHE DIZER O SEGUINTE: OS ORIXÁS SÃO COMPATÍVEIS SIM, MAS UM RELACIONAMENTO VAI ALÉM DISSO…EXISTE A FORMA DE COMO VOCÊS FORAM EDUCADOS, COMO VIVEM O AMOR, O QUE ESPERAM DO AMOR E, PRINCIPALMENTE ATÉ AONDE ESTÃO PRONTOS PARA SE DEDICAR A ELE, POIS ELE, O AMOR, REQUER DEDICAÇÃO, CUIDADO, CARINHO E , PRINCIPALMENTE, RESPEITO!
      MUITA LUZ PARA VOCÊ!
      KLÉBER

    • olá meu nome e patrícia sou filha de ogum e tenho um amigo que filho de ogum agente foi apresentado pelo ogum em sonho e agora eu quero saber ser nos dois vamos fica juntos ou não

  • gosto de rapaz que e casado ele de oxala eu sou de iemajá com oxum e herança de iansã mais tenho dificudade de ter ele sei que sente algo por mim já fiz varios trabalho não sei que esta acontesendo gosto muito dele e não vou aceita em quanto não comsegir ele por favor mim diga sera que tenho chace de comquista ele ?

  • Boa tarde!!
    Sou filho de Logun Edé e li todos os textos, em relação a cada orixá você fez indicou AFINIDADES de um filho de tal orixá com os outros, você associou, os filhos de logun em afinidades Com mulheres de Oxum,Ewá, Oyá, Nanan, Oxalá, Yemanjá e Oxunmaré.
    Só que você não associou nenhum outro orixá em afinidades com filho ou filha de logun edé ;( pq?

  • Ola!Adorei ler tudo!Mas tenhu uma duvida!Como é o relacionamento de uma filha de iemanja com um filho de ossain??Sou de oxum e fui casada com um filho de ossain,esse q por sua vez ficou com uma irma de santo minha(iemanja)eramos casados ha 12 anos.sempre nos demos bem,mas minha mae de santo e ela fizeram trabalho p eles ficarem juntos,nossa separacao ja tem alguns meses ,mas ele sempre vem atras de mim,ja ate aceitei de volta mas ele me traiu com ela dai terminei e nao aceitei mais!Nao sei oq faco,e quero saber se eles se daram bem!!Espero que nao,mas quero que isso tenha um fim!Estou p ir de obrigacao em setembro e espero q minha mae oxum me guie e clareie meus caminhos!!Axe!!!!Axo q foi mais um desabafo q uma pergunta,mas obrigada pela atencao!!!

  • Oi mechamo jean sou filho de oxum e numcative minta sorte no amor. Sempore tive relacionamentos curtos e naconsigo amar as pesouas com quem fico. Gostaria de saber se osso e um carma dos filhos desa orixa?

  • Sou filha de minha mãe Oba com Iroko, todos que conheço dizem que tenho um temperamento muito dificil, e amo um filho de Oxossi, essa relação pode dar certo??? Se estamos longe sentimos falta se estamos perto da choque o certo é que se ele adoece eu sinto, se eu preciso ele sabe, somos capazes de sentir a necessidade de ambos, sem estarmos perto parece algo inacabado, coisa de carma…

  • Eu e minha esposa somos de Ogum eu de Ogum Onira e Ela de Ogum Adiola.Quando brigamos nossas discursoes e assirrada ja havendo agressao fisica entre nos pita ira.Mas depois nos desculpamos e vivemos como se nada aconteceu.Oque pode dizer sobre esse junto de Ogum com ogum.

  • Sou do Rii grande do Sul sou de Batuque Nacao JeJe com Ijexa mas as historias dos orixas sao as mesmas.Conversando com algums babalaos perguntei sobre Ogum adiola se e o mesmo Logum ede pois as historias sao muito parecidas uns respondem que sim outros que nao .Para nos Ogum Adiola e um guerreiro criado por ogum filho de oxum e ode seis meses nas aguas seis meses em terra vaidoso.quando guerrea olha seu reflexo na espada admieando sua beleza.Esse e o unico ogum q nao fas junto com iansa nem oya.so com oxum e yemanja.

  • Olá boa noite sou filho de oxossi com exu mas não consegui ver as características deles juntos por favor vertical pra mim as características de filhos desses 2 orixás maravilhosos .

  • É uma satisfação falar com voçe, gostaria de saber um significado de meu sonho, sobre tres orixá que é iansã, oxum, e Iemanja, todos tres estava no ceú quando avistava primeiro no ceú vi iemanja nas água depois vi iansã lançando um Raio depois vi oxum no rio mas isso tudo que vi estava no ceú iansã me jogava um raio iemanja me jogava água e oxum os rio pois quando me via já estava voando e me trasfomando em uma ave que essa ave era um tipo um pato, gostaria que me respondeçe a esse miteriosso sonho:muito obrigado

  • Olá,gostaria de saber como chamar a atenção de um homem de yemanjá.Sou filha de Xangô e gostaria de saber as probabilidade de conseguir o que quero?

  • Boa Noite!
    Estava lendo sobre o filho de oxaguian(meu namorado é filho dele),sou de oya sera que da certo?não sei não algumas caracteristicas do pai oxaguian nao bate com a dele(namorado)

  • LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

  • parabèns, estou no santo a mais de 30 anos è tempo suficiente para se conhecer um pouco do santo, e tudo que li està absolutamente correto; pra você nota 1000, Orixalà que te abençoi ontem,hoje e sempre.

    • Boa tarde!
      Obrigado pela sua visita e espero t~e-lo sempre por aqui. Olha, não há motivos para dois filhos de ogum não serem de boa convivência, entretanto, acomselho a você que procure fazer um estudo de compatibilidade de suas cabalas para detectar pontos de divergências que podem sere resolvidas e que, seguramente, proporcionaram uma convivência amorosa e harmonioza!
      Sucesso,
      Kléber

  • Oi Boa Madrugada! Tive um relacionamento de 10 meses, muitas brigas, disculsões. Quando procurei saber os motivos espirituais, descobrir q ele tinha uma pessoa q não deixava com ninguém. Ele rodava, rodava e sempre ia atrás dela. Uma Mãe de Santo me disse que ela tinha feito uma amarração e a pessoa q fez o trabalho ja tinha falescido, então ficaria dificil desfazer isso é verdade??? Como filha de Oxum e neta de Xangó ainda ñ me conformei.

    Aguardo a resposta, Grata:

  • Ola,
    Tenho uma curiosidade, oque ocorre em um relacionamento quando
    a mulher é Yemanja e o companheiro é ogum com yemanja?
    Tem algum problema de terem a mesma mae??

    Obrigada!

  • Olá meu amigo achei seu Site muito Bom, Tenho vinte e um anos sou filho de Oxalufã/n, Ogum Mege e Nanã como minha mãe, e tenho no meu caminho ou regência o Odu Obará. Como deve ter percebido pelos meus País eu não ajo com a idade que me cabe e sim como um ser bem mais velho do que realmente sou. Minha pergunta vem a partir de uma consulta de quiromancia com uma amiga minha que confio muito ( uma típica feiticeira d’Oxum ), Ela me disse que todos os meus amores são literalmente Karmicos e por isso passo longos períodos sem nenhum tipo de Romance, Se essa Karmicidade pode ter haver com meus orixas, pois posso afirmar que nunca fui muito feliz nos meus relacionamentos.

    • Ruan, boa tarde!
      Fico feliz que tenha gostado do nosso trabalho e que ele tenha lhe inspirado!
      Em relaçao as suas observaçoes, gostaria de lhe dizer o seguinte, sem saber de sua Cabala, fica dificil emitir qualquer opinao, mas se voce diz que ela tem essa composiçao, entao, realmente voce tem que viver relaçoes karmicas, mas serias apropriado uma analise mais profunda!
      Faça contato pelo espacoholisticoodar2013@gmail.com
      Grato,
      Kleber

    • Boa tarde, Flávia!
      No amor existem varias composições, então, lhe aconselho a fazer uma sinastria completa de vocês dois!
      ]Atenciosamente,
      Kleber

    • Obrigado pela sua visita e lhe aconselho a fazer aí em sua cidade uma análise da sinastria de vocês dois!
      Para esse tipo de análise, são necessários dados mais específicos!
      Grato,
      Kleber

  • Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    Junte-se a 2.060 outros seguidores

    %d blogueiros gostam disto: