O SIGNIFICADO DAS FLORES SEGUNDO OS CIGANOS

390877“Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas, quem, apenas, olhar uma flor num campo, permanecerá para sempre com ela. Ela nunca será sua e por isso você a terá para sempre”.

390877

Para os Ciganos, as flores têm uma linguagem própria, simbolizam pensamentos e sentimentos. Cada flor tem uma cor, um perfume, um significado… Antes de oferece-las, os ciganos observam e pesam naquilo, que querem transmitir para que as recebem, então, conheça, aqui, o seu significado das principais utilizadas pelos ciganos e as mensagens transmitidas pelas flores, através de sua beleza, perfumes, cores e formas podem expressar muito mais do que meras palavras.
As flores falam por si próprias.

OS LÍRIOS:

lirio
Os Lírios são flores belíssimas que encantam especialmente por sua beleza, candura e por seu perfume. Considerados como fortes candidatos a rainha das flores, os lírios são muito utilizados na ornamentação de diversos ambientes, inclusive de casamentos. Na Grécia Antiga, as noivas utilizavam lírios brancos para adornar seus cabelos e vestido, já na China, sonhar com Lírios significava casamento próximo. Na antiguidade, os lírios eram considerados como sinais de fertilidade e de uma vida pura, e as flores foram usadas como oferendas para apaziguar os deuses. Os Lírios já eram cultivados a mais de 3000 anos. Os lírios podem ser vistos em pinturas pelas paredes dos palácios da Grécia antiga, no período em que eram flores dedicadas à deusa Hera. A França optou pelo lírio, para o símbolo da sua monarquia. No Feng Shui os lírios representam o verão e a abundância, e para os chineses, o lírio significa “Amor eterno”.

A sua forma alongada e elegante é composta por seis pétalas que se reúnem num hexagrama, simbolizando, também, os níveis superiores da inteligência. Resumindo, podemos dizer que as Flores de Lírio representam: casamento, pureza, inocência, majestade, doçura, paz, saudade, proteção, nobreza.

 

DÁLIAS

Linda_Dalia_vermelhaCom um nome comum dália, é um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. É uma herbácea de porte médio, perene. Quando adulta, a planta chega a atingir até 1,50 m. A terra mãe, da flor Dália, são as montanhas do México, Peru e Chile. Outrora os Aztecas cultivavam dálias para comer, chamavam-lhe de “ackockoksoth” que significa, “cano de água” e algumas vezes de “kockoksoth”, que significa “a flor de caule longo”.

Existem duas versões sobre como estas flores chegaram à Europa. Uma delas diz que há mais de 400 anos, dois corajosos caminhantes trouxeram esta flor do México. Segundo a outra versão, foi o Dr. Hernandez que trouxe as dálias para a Europa. De acordo com a lenda mais antiga, a dália surgiu no sítio onde o último fogo foi aceso antes da Era Glacial. O nascimento da dália deu esperança, o que seria o ressurgimento da vida e da felicidade.

Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas de pompom, bola, decorativa, etc, e cores : branca, alaranjada, vermelha, amarela, pink. São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos com outras espécies.

As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas. Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas pilares da perfumaria. Na China mistura-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.

O JASMIM

100_41331O Jasmim possui um perfume envolvente, exótico e afrodisíaco. A noite acentua a sensualidade. É considerado o “rei das flores” devido ao seu odor. A sua cor representa inocência, pureza e paz. Há séculos o Jasmim no Oriente é considerado como o símbolo da beleza e da tentação das mulheres. Na Índia, Kama, o deus do amor, chegava a suas vítimas por setas acompanhadas de flores de jasmim. Cleópatra teria ido ao encontro Marco Antônio em um barco cujas velas foram revestidas com essência de jasmim. O casamento de jasmim é o símbolo dos 66 anos de casamento no folclore francês.

AS GÉRBERAS

flores-gerberas-azuis-wallpaperA Gérbera significa a pureza e a inocência das crianças. A beleza da vida e a energia positiva da natureza. Representam, também, a sensibilidade e sensualidade , amor e nobreza , alegria e simplicidade e a pureza.

261B980F37F3957A1222323AF610Estas flores são a escolha perfeita para expressar sentimentos de sucesso, embora o significado mais tradicional, da flor, sejam, a beleza, inocência e pureza. São ideais para manter a joviabilidade  e dinamismo nos ambientes. A Gérbera, com as suas cores mais vivas representa alegria, pureza e simplicidade. Ela é parecida com a margarida, mas possui cores mais vibrantes. É muito utilizada na decoração de casamentos, sozinha ou junto de outras flores.

AS MARGARIDAS

261B980F37F3957A1222323AF610As Margaridas são símbolo da virgindade e da inocência e a sua cor natural representa isso mesmo: inocência, pureza e paz. Representa a juventude, a sensibilidade, virgindade e amor inocente. É com as suas pétalas que geralmente se faz a brincadeira “Bem-me-quer/Mal-me-quer”.

margaridas_brancas_32eb85190dfe4f23572231dfdb8d1204_margaridas_brancasUma curiosidade: No Horóscopo cigano a flor margarida, representa a Estrela Cigana. Este signo, é uma estrela de seis pontas, formada por dois triângulos que indicam uma visão otimista da vida. São as mais cobiçada das flores ornamentais traduz a delicadeza e graciosidade, representando o amor, beleza, requinte e força.

 

ORQUÍDEAS

1362020254_375d85c679As orquídeas, são flores com longa duração de vida e, particularmente, são perfeitas para muitas ocasiões. Com aparência elegante, costuma chamar a atenção imediatamente, e sua reputação como uma flor exótica e incomum evoca um senso de refinamento e inocência. Devido a grande variedade de tipos de orquídeas é correto se aconselhar ao escolher entre os significados das orquídeas pois são flores muito especiais. Entre os diversos tipos de flores disponíveis, as orquídeas possuem um lugar e significado especial como uma das mais sedutoras e cativantes, fazendo delas uma escolha especial para presentear com requinte. Certamente, você poderá encontrar uma  a quem deseje expressar a mensagem de extremo carinho e requinte.

lotus-renascimento-e-iluminaçãoDurante a época Vitoriana a orquídea simbolizava o luxo, e ainda hoje este sentimento de grandeza e esplendor está presente. Temos como exemplo as Orquídeas raras com delicada beleza. Também, significa o 14o aniversário de casamento, as orquídeas de cor rosa pura transmitem carinho, e a popular Cattelya pode significar o charme maduro de uma mulher.

orquideas_002Existem cerca de 30.000 variedades de Orquídeas, e nas regiões da América Latina, podemos selecionar pelo menos 350 gêneros diferentes com rara beleza, com significados que vão desde o amor, o requinte, o lisonjeio a uma a linda dama, como também o símbolo chinês para muitas crianças, o charme maduro, beleza e vida longa. Associada ao vigésimo oitavo aniversário de casamento.

 

AS TULIPAS

tulipas-deslumbrantes-wallpaperO significado principal da tulipa, é o amor perfeito, as tulipas sempre dão um sentido de charme e elegância para qualquer ambiente.

27As tulipas vermelhas são fortemente ligadas ao amor verdadeiro, enquanto a tulipa roxa simboliza quietude e paz, quando as tulipas amarelas uma vez representam o amor impossível, ou a luz do sol generoso.

27As tulipas brancas, são vistas para reivindicar os valores, ou emitir uma mensagem de perdão.

27As tulipas coloridas, devido as vastíssimas variedades de cores, representam “olhos bonitos”.

27

AS ROSAS

rosa1As rosas transmitem vibrações, que harmonizam e purificam o ambiente em que se encontram, e além disso carregam em si, todo um imenso simbolismo e um conjunto muito diverso de significados.

Murilo-Saldanha-da-Silva-A-Rosa-do-AmorAs rosas são as flores eleitas para serem oferecidas nas mais diversas ocasiões e situações e, a cada cor está associado um significado, e por isso consoante a ocasião devem ser oferecidas rosas de determinada cor. Com base em toda essa simbologia cigana, as pessoas podem expressar os seus sentimentos e emoções, simplesmente, oferecendo uma rosa.

SIGNIFICADO DA COR DAS ROSAS:

Murilo-Saldanha-da-Silva-A-Rosa-do-Amor
Rosas brancas são sinônimo de paz, equilíbrio, pureza, lealdade. É a oferta ideal para fazer as pazes.
Cor-de-rosa: Significa auto estima, carinho, delicadeza, gratidão. Para oferecer a pessoas por quem você nutre um grande carinho, por exemplo no dia de aniversário, casamento, etc.
Rosas vermelhas são paixão, amor intenso. São a cor ideal para oferecer no dia dos namorados, aniversário da pessoa amada, aniversário de casamento, e outras ocasiões relacionadas.

8Rosa20abrindo
Amarela: é sinônimo de dinheiro, felicidade, prosperidade, amizade. Ideal para oferecer numa inauguração, no aniversário, ou casamento de uma pessoa muito sua amiga e a quem você pretende desejar tudo de bom.
Champagne: significa admiração e respeito, e podem ser oferecidas em qualquer ocasião a pessoas que você realmente admira.

p.txt

 

O GIRASSOL

girassolO significado do girassol difere de cultura para cultura. Mas, para os Ciganos, os girassóis são as mais “felizes” das flores e seus significados, incluem a lealdade e longevidade, são únicos na habilidade de prover energia vibracional, como um espelho do sol, provendo seu calor e sua luz, invocando sentimentos de calor, conforto e felicidade.

girassol_ddb65bfd3a468e1336a2dfce916c7b22_girassolPara os Ciganos, o girassol reflete e atrai a fama, sucesso e felicidade. A ele pertence os atributos do próprio sol como nutrição, poder e calor. Também, é dado a ele o atributo de altivez. Para o Feng Shue, além das propriedades do sol já citadas acima, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. Já que acompanha o movimento do sol, o girassol simboliza longevidade e lealdade, transmitindo energia positiva a todos que estão à sua volta.

O-GIrassol-e-a-borboleta-capa

Anúncios

Um pensamento sobre “O SIGNIFICADO DAS FLORES SEGUNDO OS CIGANOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: