PENSAMENTOS DE UM HOMEM DE 40 E UM CARRO VELHO!

“A velhice não chega quando a idade aparece, a velhice chega quando os sonhos vão embora”.

Toda semana, dedico meia hora: Trinta minutos, isso mesmo…Do meu tempo, agradando uns desagradando outros… Em primeiro lugar, eu não entendo o motivo pelo qual escrevo, pois não vou mudar o mundo… Além do mais, existem pessoas de todas as marcas… Espere aí,… marcas?! Isso mesmo! Tenho a impressão, que somos iguais a um carro, certo?

No início, quando saímos da fábrica, ficamos algum tempo no pátio, leia-se: INFÂNCIA, depois ,quando entramos para o mercado todos admiram…

Têm carros bonitos, carros feios, até horroroso como, por exemplo: aquele modelinho russo… “Lada” não é o jeep, pois esse é chique…

Falo é do carrinho…Nunca vi coisa tão feia!

Nós também somos assim… Quando novos, somos um sucesso, é claro nem todos os modelos… O carro novo ,quando chega numa festa todos notam, se aproximam, muitos dão uma passadinha de mão sobre a pintura lisinha e elogiam… Há, também, aqueles comentários entre as pessoas que dizem uma para as outras: mas que carro bonito! Que tudo…! Conosco, também, é assim dê uma retroativa no tempo, volte à sua mocidade e confirme, não é?
No início, quando zerados e chegam ao mercado, normalmente é só abastecer e topar qualquer tipo de estrada, nós também somos assim, concordam?

À medida que os anos passam ,a lataria já começa a perder o brilho e por causa dos esbarrões,começa, também, a ficar enrugada num monte de lugares… Nós também!

Existem alguns carros, que são muito judiados enquanto são novos e que passam horas e horas , sob a ação causticante e perigosa do sol, ou passam a noite inteira na rua sob o sereno,  ou chuva como se tudo isso fosse normal… Para aqueles que usam álcool, a situação é ainda muito pior… Além do visual externo ser destruído muito antes do tempo previsto no manual do fabricante, sofre uma ação corrosiva no seu interior…

Haverá tanto desgaste interno ao longo dos anos, desde a entrada do álcool na boca do tanque ,até à saída do escapamento, que muitos ficam obrigados a ser internados nas pequenas, ou quando o problema é mais sério, nas grandes oficinas especializadas… Normalmente, se gasta uma fortuna na recuperação, colocando peças novas e caras. Alguns ficam bons, outros saem da oficina “more or less” e com um montão de recomendações para o seu uso a partir daquela revisão…

Embora trocadas várias peças, outras poderão apresentar defeito com o tempo, porque elas já estão com um desgaste provocado pelo uso desregrado da máquina e pela falta de zelo que não fora tomado enquanto mais novo. Mas ao mesmo tempo, se daqui pra frente observar, rigorosamente, à manutenção e não houver descuido em procurando boas oficinas periodicamente, ainda poderá ir muito longe… Embora, agora tenha certas restrições quanto ao uso… Mas à troca de óleo ,mesmo com pouco uso ,continua sendo importante e deverá ser feita periodicamente. Mas muito cuidado com essa troca de óleo… Há tanto produto falsificado…

Você, às vezes, vê uma bela embalagem, ou uma marca nova e se empolga… Mas nem imagina, que o produto foi misturado e está contaminado, embora a embalagem apresente-se perfeita… Só troque o óleo se tiver muita certeza da sua procedência. Caso contrário ,terá o motor danificado peremptoriamente, sem chances de conserto…

Todavia ,são usados certos aditivos para envenenar a máquina, colocados certos acessórios, que acabam prejudicando também essa máquina, ou até mesmo o seu visual. Sempre recordar-se de que ele já não é o mesmo, por essa razão não deve abusar pelos caminhos antes percorridos…

Para alguns que usam álcool, é, normalmente, sugerido, que façam a conversão para gasolina… Embora seja sabido que o álcool aditivado, dá um torque danado, mas em compensação, é uma desgraça pra vida do motor.

Se ,realmente, tudo isso não for observado poderá quebrar alguma peça importante… Quando cair em algum buraco e não rodar mais, ou até mesmo fundir o motor…
Caros amigos, com a gente é a mesma coisa, já notaram?!

Jovens acreditando que ficarão melhores e mais bonitos usam aditivos perigosos, colocam acessórios desnecessários, porque muitas vezes, já são pessoas bonitas e acabam ficando feias, prejudicam o corpo, como é o caso de drogas, piercings e tatuagens…

Amanhã se arrependerem e por uma ou outra razão, resolver retirá-las com laser, ficarão marcas terríveis, para o resto da vida…

O mesmo acontece na lataria perfurada ,ou no adesivo bonito que danifica a pintura quando retirado. ..Sem falar de certos aditivos que deixam seqüelas terríveis no seu interior… Só podiam! É como colocar motor de fórmula 01 em um fusca.
Outros, são obrigados pelo uso excessivo e desrespeitoso dessa máquina humana, mesmo estando ainda dentro do prazo de validade, estipulado pelo Construtor, mas devido também ao uso do álcool, acabam por destruir peças que equipam essa maravilha de construção criada pelo Grande Arquiteto do Universo… São também internadas para os devidos reparos e os componentes são trocados, graças à tecnologia moderna…

Assim voltam ao seu mundo habitual com as devidas restrições, mas se seguirem às determinações estipuladas, com certeza, ainda poderão ir muito longe… A bateria foi tão descarregada ,que muitos terão que pegar no tranco por muito tempo…
Alguns, quando não estão se sentindo muito felizes com o visual, procuram fazer os devidos reparos plásticos, idéia louvável porque esses reparos, poderão dar-lhes nova imagem, satisfação plena, e nada melhor do que sentirmos felizes e alegres não é?
Se, mesmo assim ainda estiver se sentindo uma pessoa desanimada, amargurada, taciturna, ou até mesmo deprimida, acreditando que você já não é mais aquela pessoa, mimosa, vistosa, e cheia de vida. Que não tem o mínimo valor, porque diante das intempéries, das lutas e das dores, o viço natural da pele foram destruídos, a destreza e a modelagem do corpo também…

Deve lembrar-se ,que os anos corroeram um pouco, a carcaça, mas a experiência e as dores, iluminaram sua alma e você hoje é uma pessoa extremamente sábia. Não se faça de idiota! Lembre-se do carro… Quando ele já foi abandonado em algum pátio, por defeito ou pela idade, quando ninguém mais ousa acariciá-lo, e parece estar no fim, alguém que entende de qualidade, aparece e vislumbra-se diante daquela preciosidade abandonada, mas portadora das melhores peças que já foram fabricadas… Resgata-o daquela situação penosa e triste, levando-o para a mais importante oficina do mercado. É restaurado por completo e volta às vitrinas das mais sofisticadas lojas do ramo.

Volta a ser tratado como antes: Com carinho e respeito, e passa a ser o luxo do Shopping… Os mais lindos modelos nada são perto da sua beleza, os olhares se voltam a cada segundo extasiados pela majestosa exuberância, de uma linha e qualidade impar que já não existe mais. Apenas por ter sido tratado, modificado do pneu ao teto, removidas as ferrugens e mudado o visual, agora não existe dinheiro no mundo que pague o seu valor.
Tudo isso pode acontecer conosco, só que ai, por termos sentimentos, dependerá de uma pequena palavra chamada fé…

Quem se entrega ao desânimo prova não ter fé e para mim fé, é habilitação da vontade que gera a transformação. Mas se tudo isso foge ao seu entendimento, pense apenas no carro… Faça os reparos necessários…Mude esse cabelo horroroso, faça essas unhas porcas, abandone este cigarro fétido, use Renil no rosto, mas fique radiante…

Mude o chinelo e essa roupa morta e esquisita, por uma roupa simples, mas que tenha vida… Agora se motive e seja feliz! Lembre-se do carro: Apenas a vontade, decisão, ação e uma restauração no visual foram suficientes para superar os modelos mais novos e ser o sucesso do salão…

Em nós, o que realmente importa, são a qualidade e capacidade interior pela experiência adquirida… Já imaginou com um pouco de trato?

Como o cérebro só possui três funções básicas: Sentir , pensar , agir, sinta, que realmente, os anos já passaram, pense que você ainda é útil, e agir é a ação resultante do sentir e pensar.

Abra a cortina do novo cenário receba os aplausos e seja também a estrela da festa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: