ALECRIM: “A ERVA DAS RECORDAÇÕES!”

alecrim (1)

 

 

 

Anti-Depressivo,  anti-reumático, anti-séptico. O Alecrim combate ansiedade, fadiga mental, estafa, indecisões e ressacas… Ideal para aqueles que exageram no final de semana!Purifica o astral do corpo, a mente e ativa a memória. Além disso, é um excelente fortificante e refrescante espiritual, atualmente é um dos componentes mais presentes nos sucos de luz.

Destrói o ódio, afasta o medo, trazendo proteção astral, limpeza e revitalização energética. É excelente para combater a fadiga mental. Ativar a memória dispersando o cansaço da mente, estimulando a consciência.

Tônico, combate as dores musculares e reumáticas, artrite, elimina toxinas, acne, combate o cansaço, estimula a concentração mental, fortalece a memória.Excelente facilitador  do humor, confiança, força, coragem, inspiração, liberação, casamentos. Indicado para esgotamentos físicos e mentais, dispersão e apatia.

Pessoas hipertensas e angustiadas se beneficiam com inalação do aroma de alecrim.Para as pessoas que não conseguem se fixar no aqui-agora, os imperativos, delirantes, ansiosos, elas estão sempre “voando”, buscando nos sonhos o prazer que não conseguem desfrutar no presente. Para os distraídos e desatentos, para a falta de atenção e concentração. São pessoas mais propensas a acidentes, baixo aprendizado escolar e apresentam maior dificuldade de memorizar o que acontece no mundo à sua volta.

É muito útil para os sonolentos, ausentes e indiferentes. Pode ser utilizados quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações estressantes em que a pessoa tem que manter o “pé no chão”.

Útil nos casos de problemas na circulação sangüínea, cardiotônico, ajuda na memória em forma de essência Rosmarinus favorece o enraizamento do indivíduo no mundo, ajudando no desabrochar da sua existência e levando-o a uma vida com mais criatividade, vivacidade, vitalidade e entusiasmo. Estimulante circulatório, dos nervos e mental. Ordena os pensamentos e aumenta a concentração. Benéfico para fadiga do coração, eleva pressão arterial e elimina a letargia. É um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia. Conhecido na Índia  “Como erva das recordações!”, ajuda-nos a relembrar nosso padrão verdadeiro.O campo de força de luz azul violeta produzido pelo Alecrim confirma sua reputação dos tempos antigos como protetor psíquico e para ajuda no desenvolvimento da ‘Visão interior’. Estimula a sensibilidade e reaviva o espírito lânguido. A inalação do Alecrim proporciona a longevidade.

COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS

VAPORIZADOR

Utiliza-se o calor de vela ou lâmpada para vaporizar os óleos essenciais pelo ambiente.

MASSAGEM

É uma das principais formas de uso da aromaterapia, pois agrega o poder da massagem e a absorção do óleo pela pele. Utiliza-se diluído em óleo vegetal mineral.

COMPRESSAS

Eficiente para aliviar dores e inchaços ou reduzir inflamações. Pode ser quente ou fria, Dependendo das necessidades.

SPRAY

Ideal em borrifamentos para desodorizar, desinfetar ou perfumar os ambientes, especialmente, os quartos.

BANHOS

Adicionar algumas gotas a banheira, ou similar para perfumar, relaxar e estimular.

ESCALDAS PES

Os escaldas pés são o muito úteis no tratamento de dores de cabeça, enxaquecas, dores nas pernas, resfriados e cansaço..

O ALECRIM NA CULINÁRIA:

O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia. Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses para essas pessoas…

FRANGO ASSADO COM ALECRIM E MEL

O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.

COSTELA DE PORCO ASSADA COM ALECRIM E SUCO DE LARANJA

PEIXE ASSADO COM ALECRIM

Vinho com alecrim:

Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.

PÃO DE AZEITE COM ALECRIM

O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.

Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.

Conserva de alecrim para saladas:

Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.

O alecrim é muito usado na culinária européia, principalmente a cozinha italiana e francesa. O odor é forte, fresco e herbáceo. O sabor é picante, marcante e amadeirado. Alecrim vai muito bem à carne de porco, de carneiro e de cabrito. A carne de porco irá ficar mais “leve”, isto provavelmente devido à ação digestiva que esta erva possui. Para evitar que a carne de carneiro fique com um sabor forte recomenda-se retirar toda a gordura da carne. Outro ponto importante é utilizar um bom vinho branco seco para preparar o marinado, tanto do cabrito quanto da carneiro. Uma forma interessante de utilizar o alecrim é pegar um punhado de folhas e ir massageando a carne antes de ser assada.

Esfregue com força para que o óleo essencial possa penetrar na carne. Depois deixe o esfregaço de folhas sobre a carne para assar. É importante que a carne fique marinando nos temperos para poder acentuar os sabores. No peixe também proporciona um sabor refrescante, só que neste caso não precisa esfregar na carne, pois provavelmente irá desestruturá-la.

O alecrim também é muito empregado para aromatizar vinagres e óleos para uso em saladas e refogados. Para preparar o vinagre aromático é só pegar uns 3 raminhos frescos de alecrim e colocar dentro de uma garrafa de um vinagre de boa qualidade. Deixe macerar por uns 15 dias e depois já pode utilizá-lo no tempero de sua salada preferida. Já no preparo do óleo ou azeite é um pouco mais complicado. Existem duas formas diferentes. Na primeira você irá pegar de 3 a 5 raminhos frescos de alecrim e amassar suas folhas em um socador de alho. Coloque as folhas trituradas em maceração no óleo, e deixe por 3 semanas. Já a outra forma, a que dá um melhor resultado, é só verter o óleo aquecido sobre as folhas frescas já dentro de um frasco, e deixar macerar por 2 semanas.Se o óleo ainda não estiver muito aromático pode-se aquecer um pouco mais em banho maria. Pode-se também preparar manteigas, torradas, e o que mais sua imaginação permitir. Aproveite os aromas intensos do alecrim, só tome cuidado com as dosagens, pois pode ficar com um sabor muito amadeirado e não agradável ao nosso paladar.

Órgãos mais beneficiados pelo Alecrim: o coração e o estômago.

TODAS AS RECEITAS AQUI APRESENTADAS ESTÃO DISPONÍVEIS, É SÓ SOLICITAR PELO FACE OU PELO BLOG

SALVE  ALECRIM!

Anúncios

4 pensamentos sobre “ALECRIM: “A ERVA DAS RECORDAÇÕES!”

  1. ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!
    ERA O QUE EU ESTAVA PRECISANDO PARA O MOMENTO.
    QUE BOM QUE ATRAI PARA MIM ESTE SITE.:):):):):):)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: