BERZA GITANA

berzagitanatabernaElEmbrujocdces PARA NÃO FALTAR COMIDA EM SUA CASA!

Vida cigana. As coisas me acompanham e vão embora. São minhas de noite, perco-as de dia. Não estou preso às coisas; elas não decidem nada.
Eduardo Galeano

cocido montañés
As receitas da culinária são um grande tesouro para os Ciganos. Tanto, que as receitas são passadas de mãe para filha. Os segredos de cozinha, são segredos ritualísticos, são indispensáveis para qualquer tipo de acontecimento gastronômico, que mobilize os ciganos.
É preciso, que o conhecimento seja passado, para que esta energia possa fluir e venha haver, realmente, a troca, que o Universo deseja.
Quando vemos um alimento em sua banca de venda, ele pode parecer colorido, bonito, mais quando a alquimia é feita, quando é trocada a energia do alimento, com a nossa na hora do preparo, é que começa a magia.
Os Ciganos, têm muitos procedimentos de cautela para que esta energia desprenda seja sempre positiva. Tendo uma série de sábios cuidados na hora de preparação das refeições. Pois sabemos que o corpo se nutre, mais é o espírito que se alimenta.

calient_4A cozinha cigana é muito variada, condimentada, diferente, inesquecível… Todo zíngaro, ou gadjô glutão, que aprecia os prazeres da boa mesa, irá, certamente, incluir receitas de culinária cigana no seu cardápio. Incríveis misturas, uniões impensadas, sabores suaves, picantes, embriagantes, deliciosos. Sabores diferentes e exóticos de cultura CIGANA.

tempero-dieta-caloria-invertida-13144
A cozinha cigana possui uma grande variedade de sabores, em virtude de seu movimento pelo mundo. Desde os primórdios dos tempos, as grandes caravanas, incorporam alguns sabores das terras onde passam. Quando acampam em algum lugar, os ciganos procuram conhecer de tudo, inclusive a culinária local. Aproveitando e, principalmente, transformando receitas, adequando ao paladar e aos nossos costumes, assim foram criadas receitas de sabores incríveis, exóticos e únicos, que só os ciganos sabem fazer.
A influência do Oriente, a Índia, é marcante, por esse local ser de onde os ciganos se originaram caracterizando vários pratos ricos em condimentos e temperos. Outras localidades, por onde nosso povo passou ainda no grande Continente Negro, trouxeram enriquecimento ao paladar români.

condim Da Europa, que foi a porta do mundo para os ciganos, tiveram influências de vários países. Espanha, Portugal, França e Itália, influenciaram com a sua culinária regional e tradicional. Muitos outros países, onde viveram e ainda vivem, uma grande gama de “Filhos das Estrelas”, também trás algumas pitadas de criatividade, que abrilhanta ainda mais o vasto manancial de receitas saborosas e únicas.
Como já disse, a cozinha români, tem a capacidade de transformar e criar pratos, dando um toque cigano todo especial, utilizando condimentos de todo o mundo, como os ibéricos, meridionais, orientais e ocidentais e os tradicionais. Em virtude, desse movimento constante e marcante, incorporado à cozinha cigana, alguns fatores podem passar despercebidos, na cozinha gadjô.

CondimentosEsses fatores, são de supra- importância para nós, no astral: modo de fazer, corpo puro do cozinheiro (a), material dos vasilhames, comidas tradicionais de ocasião e muitos outros costumes. Estas influências da Galétzo Români, são traduzidas em pratos ímpares, que misturam doces, salgados, frutas frescas e secas, chás dos mais variados tipos, carnes, frios, e, também, uma variedade de gostosuras.

BERZA GITANAA gastronomia de um povo andarilho, que mantém suas tradições, tem desde pratos rápidos e práticos, até pratos elaborados e sofisticados, e tem de estar à mostra, à mão, dos que se interessarem, em se deliciar com receitas de pratos, que são um verdadeiro tesouro.
Uma das receitas mais clássicas dos ciganos, ao chegarem a algum lugar novo, ou ao mudarem de casa, é preparar e servir a tradicional BERZA GITANA, pois essa receita e todo o ritual de servi-la, garantem, prosperidade e fartura a toda à família!
É uma receita de fácil preparo e de grande energia, sirva-a aí em sua casa e veja os resultados!

Berza gaditana (9)

BERZA GITANA
Ingredientes:
500 g de grão-de-bico,
500 g feijão-vermelho,
04 alhos porós cortados em fatias grandes,
04 talos de salsão cortados em fatias grandes,
03 batatas cortadas em fatias grandes,
Alecrim,
04 talos de aipo fatiados em pedaços médios,
03 colheres azeite de oliva,
Noz moscada ralada,
Canela em pó,
01 cebola branca cortada em fatias,
05 cravos da índia picados,
03 cenouras em pedaços grandes,
10 folhas de louro,
01 colher de chá de páprica doce
½ colher de sopa de molho de manjerona
½ kg de lingüiça de porco,
01 kg de carne de contra-filé em cubos,
01 colher de café de pimenta calabresa
Sal à gosto,
Massa de csipetke, a mesma massa de nhoque.

berza

Modo de Preparar:
Cozinhe os grãos de bico e o feijão em separado e reserve. Refogue as carnes com os demais ingredientes, cozinhe por 30 minutos e junte o grão de bico e o feijão>
Veja o sal e deixe cozinhar por mais 30 minutos.

DSC_0056 (1)
MODO DE SERVIR:
Para fortalecer amizade e atrair a prosperidade para a sua casa, no amanhecer de um domingo, ofereça, NUMA LUA QUE NÃO SEJA A MINGUANTE, aos amigos e familiares.
Sirva o cozido, oferecendo a Kham (o Sol). Peça força, energia, sucesso pessoal, prosperidade e saúde, de preferência, sempre, acompanhado de farofa de Castanhas Portuguesas descascadas, cozidas, picadas e refogadas em bacon.

oct1320110081Índice

3 pensamentos sobre “BERZA GITANA

  1. Tenho a curiosidade de como prepara o Naut (grão de bico com linguiça de porco). Será que posso conseguir a receita completa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: