HOMENAGEM AOS 400 ANOS DE SÃO LUIS: UM BEIJA-FLOR CANTOU ESFOMEADO E LUXUOSO AONDE QUEM É O CANTOR É O SABIA!

 

LOGO ASSIM QUE OUVI UM REFRÃO DA BEIJA-FLOR QUE DIZIA: “AONDE CANTA O SABIÁ, HOJE CANTA A BEIJA-FLOR”, JÁ SENTI QUE NÃO PODERIA ESPERAR MUITO DAQUILO QUE SE PROPUNHA A SER UMA HOMENAGEM AOS 400 ANOS DE SÃO LUIS. E NÃO FOI…

O LUXO ESTAVA PRESENTE, CARROS MUITÍSSIMOS BEM ACABADOS, BOM, MAS ATÉ AÍ, NENHUMA NOVIDADE, AFINAL, UMA ESCOLA CAMPEÃ TEM OBRIGAÇÃO SIM, DE MOSTRAR UM EXCELENTE TRABALHO, ESPECIALMENTE, QUANDO CONTOU COM O AUXÍLIO LUXUOSO, DOS IMPOSTOS DE UM POVO SOFRIDO E QUE ATÉ HOJE VIVE (APESAR DE JÁ MANISFESTAR ALGUMAS REAÇÕES) EM ESTADO DE ESCRAVIDÃO.

GRAÇAS À DEUS, TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER OUTRAS CULTURAS, OUTROS LUGARES, PAÍSES E LÁ DEIXEI AMIZADES QUE SE CONSERVAM ATÉ HOJE E QUE TINHA UMA IMAGEM TOTALMENTE CONTRÁRIA AO QUE FOI MOSTRADO NO ARROGANTE DESFILE, PRODUZIDO, COORDENADO E SUPERVISIONADO POR UM LAÍLA PREPOTENTE, QUASE UM SENHOR DOS ESCRAVOS, SÓ FALTOU A FANTASIA.

 

NADA A DECLARAR DA COMISSÃO DE FRENTE, QUE COISA FEIA! NÃO ERA PARA ESTAR ALI UM BOM BUMBA MEU BOI CERCADO DE RAJADOS DE INDIOS E, PRINCIPALMENTE, DE BAILARINOS MARANHENSES?

SÉRIO, O PODER, ASSIM COMO O EXECESSO DE DINHEIRO ,TRANSFORMA AS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA COM ELE CONVIVER HARMONIOSAMENTE…DESSA FORMA, VIMOS UM CARRO COBERTO DE ESCRAVOS EM HOMENAGEM A ANA JANSEN, UMA DAS MAIORES ESCRAVOCRATAS E MÁ, ATÉ HOJE CONHECIDA NO MARANHÃO, MAS ESSE CARRO, AO MESMO TEMPO, PONTUOU A NOSSA REALIDADE ATUAL, QUE É DE ESCRAVIDÃO, SÓ QUE AGORA, UMA ESCRAVIDÃO COM ALGUNS REQUINTES DE UMA PSEUDOLIBERDADE, MUITO ATUAL ESSE CARRO!

A BATERIA LEVOU ALGUNS PANDEIRÕES , MAS NÃO OS OUVIMOS, COMO NÃO OUVIMOS OS TAMBORES DE CRIOULAS, A FESTA DO DIVINO, QUALQUER REFERÊNCIA AO GRANDE JOÃO DO VALE, OLHA, O PATRIMÔNIO HISTÓRICO SUMIU E EU NÃO SABIA… SÃO LUIS É MUITO MAIS DO QUE ISSO, MAIS QUE UMA CIDADE QUE VIVE DE BATER TAMBOR, SÃO LUIS TEM CULTURA, TEM CUXÁ, TEM PEIXE PEDRA, TEM ARROZ DE CUXÁ, TEM LENÇÓIS, TEM IGREJAS BONITAS, TEM O LARGO DOS AMORES, PERGUNTO: AONDE FORAM PARAR TODOS ESSES PATRIMÔNIOS? COM TANTO DINHEIRO NÃO DAVA PARA CRIAR ALEGORIAS, FANTASIAS, ADEREÇOS, OU SERÁ QUE O DINHEIRO FOI POUCO?

 

 

A ALA DAS BAHIANAS PODERIA PERFEITAMENTE TER PRESTADO UMA HOMENAGEM A DONA TETÉ DO CACURIÁ, AO TAMBOR DE CRIOULA, OU NÃO? PODERIAM TER COLOCADO UMA ALA CONDUZIDA MAESTRAMENTE POR UMA OLINDA SAUL, QUE, COM CERTEZA, MOSTRARIA LINDAMENTE, UMA HOMENAGEM AOS NOSSOS ARTISTAS, PRAÇAS, FONTES, MERCADO CENTRAL,POR EXEMPLO, MAS NÃO, TUDO FOI MECANICAMENTE CONDUZIDO PELO FEITOR LAÍLA E CANTADO PELO NEGUINHO QUE É DA BEIJA-FLOR E JÁ SE SENTE, MAS LAMENTAVELMENTE, NÃO GANHARÁ ESSE TÍTULO, POIS EXAGERAR NO ENGODO VAI VIRAR CORRUPÇÃO, NO CASO DESSA ESCOLA SAGAR-SE CAMPEÃ…

 

TIVEMOS TANTOS SAMBAS DAQUI DE NOSSA TERRA, TODOS BEM CONSTRUÍDOS, QUE MOSTRARIAM O QUE SÃO LUIS, REALMENTE TEM, MAS COMO O QUE INTERESSA É O DE FORA, É O JARDIM DO VIZINHO, COISA BEM CARACTERÍSTICA DE QUEM AINDA VIVE SOB O PODER DO CORONELISMO E DA ESCRAVIDÃO MODERNA, AONDE OS FERROS FORAM SUBSTITUÍDOS POR PROCESSOS E CERCEAMENTO DE OPINIÕES, ENFIM, A ESCOLA NADA MAIS FEZ DO QUE GASTAR NOSSO SUADO E RICO DINHEIRO, QUE CANTOU UM SAMBA DE ENREDO QUE COMEÇOU NO NADA E TERMINOU EM LUGAR NENHUM, AFINAL, SOMENTE OS COMENTARISTAS LEMBRARAM DOS 400 ANOS, ENFIM, COISAS, DE SÃO LUIS.

MAS COMO DE TUDO QUE SE VIVE, SE EXPERIMENTA , TERMINAMOS EXTRAINDO EXPERIÊNCIA, FICA AQUI O CHAMAMENTO PARA QUE OS ARTISTAS LOCAIS SE POSICIONEM MAIS, QUE AS MANISFESTAÇÕES POPULARES SE ORGANIZEM MAIS PARA NÃO APARECEREM SOMENTE COMO MEROS COADJUVANTES, NUM ESPETÁCULO QUE TINHA TUDO PARA MOSTRAR A NOSSA SÃO LUIS, AFINAL, DINHEIRO NÃO FALTOU…

 

SENHORES DO BOI, POR FAVOR, CANTEM TOADAS ESSE ANO MANISFESTANDO SEU PROTESTO, POIS ATÉ AS ROUPAS DO ANO PASSADO FORAM USADAS CINICAMENTE POR UMA ESCOLA QUE NÃO LHES DEU O DEVIDO RESPEITO, O MESMO SE APLICA A TODAS AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS QUE ESSA CIDADE TEM DE MONTE E QUE GRITA POR LIBERDADE.

BOM, ENTÃO É ISSO, O BEIJA-FLOR SE  ALIMENTOU, HOMENAGEOU JUSTAMENTE O JOAOZINHO TRINTA, MAS ESQUECEU DE OUTRO JOÃO MUITO IMPORTANTE!

 

SÃO LUIS, MAIS UMA VEZ PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE SE MOSTRAR COMO PRODUTO FORTE QUE É, MAS NÃO TEM NADA NÃO, O BEIJA FLOR TROPEÇOU FEIO E QUEM VAI CONTINUAR CANTANDO MAJESTOSAMENTE SERÁ SEMPRE O NOSSO SABIÁ!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: