MÁGOA, É SÓ MÁ ÁGUA!

 

 

tumblr_lkj789QpGt1qcum0eo1_500“Eu só sou responsável pelo que eu digo e não pelo que você entende”!

Essa tem sido uma máxima MUITO frequente nas redes sociais. Uma equação e tanto, se formos parar  e refletir… Afinal de contas, a mágoa é, no fundo, a reação, a uma ação de outra pessoa, que fala, ou age conosco. Neste caso, o agente nos aponta algo escondido, bem no fundo do nosso íntimo, que sequer desejamos tomar conhecimento que existe.

tumblr_m9ury8qdtz1r7ib92o1_500A psicologia tem advertido, que só conseguimos nos enxergar através do outro. Sempre que falo sobre isso nos workshop que dou, procuro, em todos eles, destacar, que a única parte do nosso rosto, que é possível enxergar sem olharmos no espelho, é o nariz e com muita dificuldade. Para todo o resto, precisamos de um espelho.

tumblr_ljr5wrZaEo1qf2k2jÉ claro, que em grande parte das ofensas que são desferidas por aí, a intenção do ofensor é mesmo essa. A de colocar o dedo na ferida, de agredir e de machucar… Para esses, apenas um remédio: amor.

É claro, também, que não é aquele amor, em que sentimos uma ternura gostosa, mas aquele amor que diz mesmo que silenciosamente, eu respeito sua opinião e sua dor, mas não aceito sua ofensa, porque ela é sua e não minha.

INDIGNADAMas, a grande maioria das mágoas sentidas por aí, são apenas reações, ou projeções do ofendido que, impossibilitado de mergulhar dentro de si mesmo, para descobrir o que o incomoda no seu íntimo, se deixa contaminar pelo vitimismo. E, por mais duro que eu possa estar parecendo, é a realidade que experimentamos atualmente. Às vezes, a pessoa, realmente, errou, mas errou inconsciente e o magoado nem se quer o procura para esclarecer o fato. E daí, passa de ser vítima, para ser algoz. O magoado acaba revivendo a situação repetidamente, o que o faz mais infeliz ainda.

tumblr_llxol4GBiF1qhhf74o1_500

Sim, passa a ser o bandido e acredito que o pensamento seja o seguinte: Já que ele me feriu, vou ficar de mal, para que ele aprenda a não magoar os outros mais. Essa atitude é no mínimo estranha, pois para quem feriu sem intenção, o aprendizado jamais será feito, a menos que o outro o procure para falar do motivo de estar tratado-o daquela forma. Então, por isso, o magoado sai do status de vítima para virar algoz, por ferir tentando atingir o outro.

tumblr_md8pjnmfdZ1rznxlt

Esses acontecimentos são corriqueiros no dia a dia. O que motivou este texto, é o fato de que nós, seres humanos, estamos preocupados, demais, em nos sentir feridos, talvez, até para chamar a atenção alheia e receber um pouco de carinho e, quando situações onde uns ferem os demais e não há pelo menos a intenção de fazê-lo, é sinal de que estamos precisando dar uma limpeza no arquivo dos nossos sentimentos.

Às vezes a mágoa é tão grande, que não adianta o agressor se retratar.

hoytchorando

Eu, da minha parte, infelizmente, ainda caio nessa de falar sem prestar atenção se o conteúdo poderá prejudicar alguém ou não, e, de até mesmo, escrever sem qualquer intenção e acabar por gerar situações extremamente desagradáveis.

tristenachuva

Isso deve ocorrer com você também. No meu caso, procuro analisar meu sentimento na hora do fato. É muito difícil, porque nos leva a perceber partes nossas indesejáveis, mas mesmo assim, o sentimento na hora do fato gerador da ofensa, não foi de agredir ou prejudicar, tudo bem, é problema de quem sentiu.

tumblr_ll3er4ISgQ1qep5quo1_500Agora, para aqueles que têm o hábito de se sentirem feridos com certa frequência, tenho uma sugestão: no primeiro momento sinta, sim, a sua dor, mas não se demore muito nela. Em seguida, tente enxergar o ofensor.

tumblr_lqlq7n3Sii1qkmpj8o1_500O que determina, se uma pessoa é boa ou má, é a maneira como ela age e não as palavras que diz, ou escreve. Caso seja uma pessoa que adora sair por aí destilando veneno, afaste-se!

tumblr_lo59xaEczc1qcaxspo1_500Apesar do perdão ser uma das atitudes mais nobres, todo ser humano tem o direito de se defender. Caso a atitude dela não seja hábito, com certeza a agressão não foi intencional e ignorar, ou não aceitar um pedido de desculpas pode quebrar relações, potencialmente, promissoras.

Pense nisso!

tumblr_ljpobdTNMY1qh72ano1_500

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: