O SEGREDO É SERVIR!

tumblr_ls03v4TwzE1qlzjd6

Desde que o ano de 2015 começou tenho recebido vários e-mails, telefonemas, SMS de muitas pessoas, com os mais diversos níveis de formação e informação, de vários níveis sociais, culturais e filosóficos, dizendo, que não sabem o que fazer com as suas vidas. A algumas delas, mas, só àquelas com as quais eu sabia, realmente, que poderia ser bem irônico mesmo, eu respondi: “Não se preocupe, os sessentões mais charmosos, que conheço, também não sabem mais o que fazer com as suas vidas”!

tumblr_mllnkqzWJw1sox4euo1_500

E aí, eu me vi pensando, Putzz, nem eu mesmo sei o que eu faço da minha! É, porquê, sempre tentando racionalizar o que se passa dentro e fora de nós, nos perdemos. Terminamos nos separando da nossa natureza e passamos a acreditar, que somos os donos da verdade e padecemos, eternamente, no conflito angustiante, de tentarmos ser melhores em algo, que nada tem a ver com aquilo que temos de mais natural. O processo que se segue daí por diante, é sempre o mesmo, para todos, eu disse: PARA TODOS! Todos nós, sem exceção, colocamos barragens no fluxo de vida, de energia, que flui através de nós, aí, vamos travando essas barragens, represando nossas águas aqui e ali, cada dia um pouquinho, até que um dia elas encontram uma pequena fresta e bummmmmm, é água para todos os lados e a devastação é gigantesca…

anigif_enhanced-buzz-19976-1390924488-15

Aí, pessoal, ou pode ser tarde demais, ou muitas pessoas, para dizer a verdade, a sua grande maioria, podem ficar chateadas com você, por conta de alguma decisão “repentina” que você tomou. O alívio, é que existe uma forma simples de se sentir realizado no dia a dia, mesmo quando não se tem a menor noção do que fazer com ele…

tumblr_inline_nhb8g8BfXU1t16ovi

Servir e fazer, bem, aquilo que se sabe fazer, então, se tornam a palavra chave, que deve reger as nossas vidas… As pessoas, ou empresas, de maior sucesso, são aquelas que aprenderam uma maneira de servir melhor seus clientes. O dinheiro, então, acaba sendo uma resposta do mundo para a sua eficiência em um trabalho bem feito. E, para fazer algo, bem feito, nada mais eficiente, do que fazer um trabalho, que esteja alinhado com a sua paixão. Isso é o que as pessoas, que conhecem seus talentos fazem. Elas servem às outras pessoas. Se você quer construir uma empresa de sucesso, basta fazer com que os seus clientes se sintam bem com os seus serviços, ou com os seus produtos. Se fizer isso com um ou dois clientes, pronto! Você já tem um bom negócio nas mãos.

x8LxwkC

Logo que iniciei esse bloque e aqui falo de muitos anos atrás, coloquei no ar uma pergunta aos visitantes sobre o que eles queriam. No Bloque, eles eram encaminhados para um e-mail, aonde recebiam um formulário com nome, dados e uma caixa de texto onde o visitante podia me pedir o que quisesse. Assim, resolvi os problemas de cada pessoa, que chegou até mim, de forma, totalmente gratuita, por cerca de dois meses, até que tive o seguinte insight: “O nosso propósito como seres humanos, é utilizar os nossos talentos para servirmos uns aos outros”!

Foi assim que nasceu o projeto do Espaço Holístico Odara, pois nesse exercício que pratiquei por cerca de dois meses, a maioria das pessoas me pediam algo que se alinhava com os meus talentos e com as minhas competências. Competências essas, que eu, na época, havia, até, me esquecido que possuía. Dá uma angústia muito grande ver o sol nascer todos os dias e não sabermos para onde estamos indo. Não sabermos o que fazemos de bom, se servimos para alguma coisa, ou se o negócio da vida é viver por viver e acabou. Isso é angustiante mesmo e parece, que vivemos um pesadelo do qual nunca mais iremos acordar. Apesar dos poucos momentos de “felicidade”, a maior parte da nossa vida é triste. Podemos ir a festas, frequentar um ambiente de trabalho legal, andar de bicicleta na rua com outras pessoas, mas sempre estamos sozinhos. Sozinhos dentro da nossa “caixola” pensando o que fazer da nossa vida.

tumblr_ls60u37bjF1qgyn41o1_400

O pior, é que não é a minoria que vive assim. No ano passado, fizeram uma pesquisa com empregados do setor privado e público e descobriram que mais de 80% das pessoas empregadas, hoje, não estão trabalhando com aquilo que gostaria de fazer pelo resto das suas vidas. Isso é ou não é impressionante?

A solução para esse problema crítico, é o serviço. Ao nosso redor existem muitas pessoas que precisam de nós. Nossos filhos, nossa família, nossos companheiros de trabalho, etc. Essas pessoas, formam o pequeno círculo da nossa sociedade individual. É com elas, que passamos a maior parte do tempo e é com elas, que devemos aprender quais são os nossos talentos e competências. Às vezes estamos muito preocupados com os problemas políticos, de violência, de fome do país e do mundo e nos esquecemos desta pequena sociedade, que está perto de nós.

tumblr_lrc3lfo9yc1qj976jo1_500

Se começarmos a servi-la e observar o que está por trás de cada atividade onde atuamos, encontraremos aí os nossos melhores talentos e competências, que nos fará até criar um negócio próprio com eles. Colocando-se na posição de servidor, você passa a entender, que o seu trabalho é apenas mais um trabalho, não se apegando tanto a sua posição e começa a ser o “maioral” em determinada atividade. Você, também, passa a entender que a sua vida só existe para servir aos outros, buscando se aperfeiçoar para servir cada vez melhor. E, talvez, o maior benefício de todos, é que você enxerga, definitivamente, que você não está fazendo nada demais quando coloca os seus talentos para fora a serviço dos outros.

tumblr_maeyo1U0oW1rw9ejvo1_500

Quando você faz isso, você apenas age de acordo com a lei natural, que já corre dentro de você e clama para que aja conforme ela. Não existe nada de sobrenatural e místico nesta ideia que trouxe à tona neste artigo. Se hoje você ligar o botão do serviço na sua cabeça, você viverá os próximos dias e meses, somente se observando e pontuando onde e quando você serve melhor. Desta forma, como as pessoas e empresas de sucesso, você alcançará a sua auto realização em muito menos tempo, do que se tentar, intelectualmente, encontrar a sua paixão. Aproveite a vida que está ao redor de você! Converse com as pessoas que estão mais próximas! Sirva-as da melhor maneira e aja de acordo com o seu coração. Se você tentou de tudo até agora, faça essa experiência pelos outros, pois todos nós precisamos de você entregando o melhor do seu talento para tornar o mundo melhor.

Segundo as tradições orientais, existe uma realidade, ou lei natural, que rege as nossas vidas. Vivemos em conflito, porque não enxergamos essa realidade e, por conseguinte, não vivemos segundo ela. Dharma é a palavra que elas usam para designar algo como a missão de vida de cada um, ou melhor, o seu dever. Nesta cultura, cada pessoa tem um dever e, enquanto não viver de acordo com ele, estará presa, ao mundo ilusório de dores e conflitos. Na minha concepção, acredito que cada pessoa tem um conjunto único de talentos, competências e valores, que quando não desenvolvidos geram dor, drama e aflição. Porém quando desenvolvidos, geram alegria, liberdade e fortaleza interior. Apesar de termos algo natural pulsando dentro de nós e clamando para ser desenvolvido, preferimos barrar esta força natural e tentar sermos os melhores em outra área, onde, talvez, não tenhamos tanto talento, competência ou, sequer, sabemos qual é o padrão de bom ou satisfatório para ela.

gifs-ciencia-manual-do-mundo-6

A solução, é praticar o dever do serviço antes de mais nada e, se não sabe o que fazer, então, só sirva, só isso! Como disse um grande amigo uma vez: “Se você chegou ao ponto de pedir a Deus, que resolva seus problemas por não acreditar que possa faze-lo, então, pare de cria-los; Somos nós que devemos servir a Deus, não ele servir a nós.

Simples assim!

1STRTay

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: