REGRAS IMPORTANTES PARA O VIVER BEM!

 

 

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver … simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”

Mario Quintana

Com o passar do tempo, é normal que fiquemos mais exigentes com as coisas e com as pessoas, resolvi, então, postar aqui, algumas coisas que pude verificar ao longo desses 38 anos de trabalho, que me incomodam muito e que podem, sim serem alteradas em nome da BOA CONVIVÊNCIA!

Por mais liberal que seja o meu ambiente de trabalho, nele existem normas de comportamento que não devem ser quebradas, sob hipótese nenhuma, para que a nossa relação seja respeitável e produtiva e não caiamos no risco de chegarmos a um nível de exaustão tão grande, que a informalidade se torne falta de respeito e a nossa convivência se torne impossível. Dessa forma, volto a lembrar aqui, algumas regrinhas básicas que norteiam o meu dia a dia e que, ao longo desses anos tem proporcionado a todos que vem ao Espaço Holístico Odara, um atendimento de qualidade e de excelência.

regras

1. Respeite a língua portuguesa e a forma como você coloca as coisas:

Pode parecer bobagem, mas dominar o português, tanto na oralidade quanto para escrever e-mails, cartas e bilhetes, demonstra que você tem um nível, básico, de educação e está preparado para transitar e se comunicar em situações diversas. No dia-a-dia, evidentemente, que todo mundo comete deslizes com a língua, porém, quando o assunto é trabalho, a nossa relação PROFISSIONAL, vale a pena dar uma polida no vocabulário, se policiando para não abusar das gírias, palavrões que não sou obrigado a escutar no meio de um fechamento de negócios. Além é claro, que é sempre bom retomar as lições de ortografia e de gramática quando surgirem dúvidas. Uma excelente dica é manter em um canto da mesa um dicionário e um manual de língua portuguesa, que são verdadeiros guias na hora de redigir textos e evitam uma série de mal entendidos e desperdício de meu tempo para entender uma grande maioria de correspondências que recebo.

Hoje, perco muito tempo, tentando decifrar, numa correspondência simples, o que significa um monte de signos, que hoje estão aí a substituir palavras e aí perco tempo tendo que retornar o email, ou ter que fazer ligações absolutamente desnecessárias!

HPR - Terceira Idade - Mudança no Vocabulário

 

2. EVITEM A LEI DE GERSON:

Lei de Gerson

Tem gente que realmente faz do Espaço Holístico Odara sua segunda casa e passa a utilizar toda a infra-estrutura do lugar, tipo impressora, telefone, fax, copiadora, geladeira, banheiro, para solucionar pendências de suas vidas particulares. Cuidado: uma vez ou outra, tudo bem… O problema é o exagero… “É falta de educação e de ética. O ideal é resolver essas coisas fora da hora do meu espaço de trabalho. Mas, se for algo urgente, o melhor é pedir autorização antes e se oferecer para reembolsar as despesas no fim do mês”. Isso além de ser uma atitude respeitosa para com a saúde de meu bolso, mostra que você é responsável com os seus gastos, afinal, aqui não é o seu escritório e nem muito menos, o quintal de sua casa!

03. Guarde seus segredos

desm_dinheirohemorroida

Não tem jeito. Aqui no espaço Holístico Odara, em pouco tempo, termino virando uma espécie de família e, de repente, me vejo participando da vida pessoal de quem aqui chega, entretanto, Sras. e Srs, eu não tenho que ouvir sobre a sua última relação conjugal, sobre o seu último ciclo menstrual devastador, sobre o sexo oral mal feito de seus esposos. A nossa intimidade deve se restringir, apenas e tão somente, ao limite da intimidade que serve para humanizar o atendimento e esse limite precisa ser respeitado, ficar horas me alugando para falar sobre a performance de seus parceiros(as), realmente é cansativo e toma muito tempo. Fale somente do que for questionado durante a consulta

04 – MANTENHA A LINHA NO QUESITO VISUAL.

images (2)

Cada lugar tem seu próprio grau de tolerância quanto ao modo como as pessoas se vestem, mas é bem legal exercitar o bom senso. “A embalagem que mostramos, precisa ser coerente com a função que exercemos e nos ajuda a compor a imagem que esperamos que tenham da gente”. Essas regras costumam ser mais rígidas em grandes empresas e para quem visita clientes com freqüência, porém algumas são Universais, como evitar decotes, minissaias e vestidos curtos, transparências, barriga de fora, trajes justos. Perfume também é questão de etiqueta, não exagere! Homens, por favor, existem composições, que só em um clube, ou praia são permitidas e alguns tratamentos aqui realizados, necessitam de um mínimo de decoro, entendam isso!

05. COMA ANTES:

comendo

Quem é que nunca teve um dia daqueles em que é impossível parar para almoçar de tanta coisa pra fazer? Nessas situações, o jeito é pedir um sanduíche com suco e comer ali mesmo, na frente do Tarot, dos Búzios, entre a leitura de um Mapa e outro, certo? Errado. Afinal, além de pouco saudável, o hábito não pega bem. Imagine se eu recebesse vocês com um sanduíche devidamente enfiado na boca e com a mesa de consulta tomada de migalhas e resto de comida? Esse é um momento sagrado, pessoal, não cabe lanchinhos! Por mais corrido que esteja o dia, pare um pouco, faça seu lanche rápido, certamente, isso não fará uma grande diferença no seu dia e nem lhe fará perder o horário de sua consulta.

06 – CELULAR NÃO É PARTE DE SEU CORPO.

Captura de Tela 2012-09-14 às 11.48.42

Vivemos num tempo, em que o celular, praticamente se tornou algo imprescindível e cada vez estão com formatos diferentes, o que menos existem são desculpas para não utilizá-los, entretanto, eles não precisam atrapalhar a consulta, a sua consulta e consumir o meu tempo!

Existem alguns casos aqui, que os toques são tão fofos, tão altos, que o mais adequado, seria mantê-los em modo silencioso e retornar a ligação após o seu procedimento. Sabem, para quem tem que aturar um telefone celular tocando no meio de uma consulta, é motivo de descontração e, novamente, perda de tempo… Outra coisa, celular é artigo pessoal e intransferível. Por mais incômodo que seja, de vez em quando, não convém que me peçam para atendê-lo em seu nome, porque você não relatou a ninguém que está numa consulta holística.

07 – OBEDEÇA O HORÁRIOS MARCADOS:

images (2)

ANTES de fechar um horário, verifique se você, REALMENTE, irá poder chegar na hora, pois respeitar o horário marcado, além de ser um sinal de boa educação, mostra que você tem respeito pelo horário do outro. Desculpas como o trânsito, chuva, etc, não funcionam mais é bom lembrar aqui, que é possível, sim, negociar horários alternativos em função de eventualidades, desde que a mudança seja comunicada com antecedência e submetida à aprovação do Espaço, está liberada. É importante entender, que o seu atraso, prejudica quem vem depois!

08 – FAÇA PARTE DA REDE DO BEM:

parceiro_banner_69_1_20022013001439

Essa dica aqui fica para as secretárias, assessores, pessoas que de alguma forma são responsáveis pela entrega de email. Vários casos já aconteceram aqui, onde meses, dias depois de recebido o email, as secretárias, assessores, simplesmente, esqueceram, ou por motivos particulares, resolveram interceptar o email enviado pelo Espaço Holístico Odara, e isso termina criando um mal estar terrível nas relações que precisamos utilizar esse meio, para agilizar a formatização de procedimentos, então, por favor, ao deixarem endereços eletrônicos, certifiquem-se se que a pessoa responsável irá abri-los, ok? Outra coisa importante e que é bom deixar bem claro, é que, deixar de responder correspondências é falta de educação. O retorno deve ser dado em, no máximo, 48 horas.

Nao-esqueca_-Adoro-voce_260

09 – VOCÊ ABRIU , FECHE.

10 – ACENDEU, APAGUE.

11 – LIGOU, DESLIGUE.

seheiah6cf

12 – DESARRUMOU, ARRUME.

13 – SUJOU, LIMPE.

borb10

14 – ESTÁ USANDO ALGO, TRATE-O COM CARINHO.

15 – QUEBROU, CONSERTE.

boas-maneiras

16 – NÃO SABE CONSERTAR, CHAME QUEM O FAÇA.

17 – PARA USAR O  QUE  NÃO  LHE PERTENCE,  PEÇA  LICENÇA.

18 – PEDIU EMPRESTADO, DEVOLVA.

581874wf2frl82vk

19 – NÃO SABE COMO FUNCIONA, NÃO MEXA.

20 – É DE GRAÇA, NÃO DESPERDICE.

21 – NÃO LHE DIZ RESPEITO, NÃO SE INTROMETA.

22 – NÃO SABE FAZER MELHOR, NÃO CRITIQUE.

23 – NÃO VEIO AJUDAR, NÃO ATRAPALHE.

18

24 – PROMETEU, CUMPRA.

25 – OFENDEU, DESCULPE-SE.

26 – NÃO LHE PERGUNTEI, NÃO DÊ PALPITE.

27 – FALOU, ASSUMA.

100_1649

28 – DEVE, PAGUE, O ESPAÇO HOLÍSTICO ODARA NÃO RECEBE VERBAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NEM FEDERAIS, PORTANDO, CUMPRA O PRAZO DE SEUS PAGAMENTOS, POIS FEIO NÃO É CUSPIR NO PRATO QUE COMEU, FEIO, É VOLTAR A COMER NELE!

recados-amizade-gif-344

Ficam as dicas para o melhor desenvolvimento de nossas atividades!

scrapsweb_borboletas-744335

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: