RELACIONAMENTO É COISA QUE CUSTA CARO!

33e4wp5

“Nunca acreditei muito em relacionamentos cristalizados, sejam de amizade, de amor, ou mesmo familiares.  Os relacionamentos, sejam quais forem, precisam ter um frescor. Aquele frescor que tem uma flor, toda vez que a regamos”.

Janaina A. Lucena

 lua2

Ok, estamos de volta aqui depois de alguns dias, aliás, MUITOS dias de uma ausência prolongada por um tratamento antitabagismo a que me submeti e que me deixou muito feliz. Hoje, prestes a completar dois meses limpo dessa droga, que hoje, para mim, é a pior de todas, resolvi voltar a escrever. É que esse tempo todo em que resolvi parar de fumar e que comecei a me tratar, tudo ficou muito confuso… Foram dias muito difíceis, dias onde não tinha mais aquela densa cortina de fumaça, que me roubava os sentimentos, que me escondia, não contava mais com a bengala que me fez companhia por muitos anos e junto com isso veio o sono em excesso, uma confusão de pensamentos, crises de abstinências que me tiravam a paciência e me privaram daquilo que mais gosto de fazer, que é escrever aqui para o bloque, para vocês!

Vencida essa etapa, hoje pela primeira vez nesses dois meses, senti o meu pensamento fervilhando de ideias, uma vontade danada de estar aqui me desnudando em meus pensamentos e sobre essa nova fase, voltamos a falar num outro momento, num outro artigo, porque hoje, atendo a pedidos, velho aqui, colocar alguns pontos de vista meus em relação a essa coisa de RELACIONAMENTOS. Agradeço a todos que mantiveram a frequência e continuaram me acompanhando, mesmo sem nada ter sido publicado, continuaram registrando as suas presenças e mantiveram o bloque em primeiro lugar em visitação Google Brasil e segundo Europa, conforme sempre foi. Muito obrigado mesmo!

09

Bom, mas vamos voltar ao assunto relacionamentos e já para começar, eu não sei se sou a pessoa mais indicada para falar  sobre esse assunto, mas de qualquer forma, como esse tópico é sempre uma constante nos meus atendimentos, creio que pelo menos, algumas observações com uma consistência isenção eu possa fazer e é bom dizer, que acredito sim em relacionamentos, pelo menos nos de amizade, nos familiares e naqueles, que como o pensamento inicial bem colocou que tenham algum frescor…

Veja bem eu acredito nessa coisa do amor, ou pelo menos tento e tenho muita boa vontade com isso, apesar de confessar ser muito preguiçoso para me estender por longos e longos tempos no assunto. Então, eu vejo essa coisa do amor, como a “Visita do Belo”, é como se chamássemos alguém para a nossa casa, ou por alguém fossemos chamados a uma visita. Nesse momento, colocamos as melhores roupas de cama, as melhores louças, os melhores cristais, prataria e por aí vai. O problema, é que relacionamentos costumam demorar, pelo menos na maioria das vezes e aí é que começam todas as dificuldades…

gif mar revolto

 

A intimidade e o excesso dela, começam a minar os relacionamentos, pois às vezes, nos esquecemos de lavar a louça, de trocar as roupas de cama, as toalhas e aí, meus amigos, é que a hora da verdade chega. Penso que antes de chamarmos alguém para uma visita à nossa casa, sempre é bom verificarmos se ela, a nossa casa, está pronta para esses eventos, porque qualquer distração e buuuummm, o véu do encanto se desfaz e o que era para ser bom, termina sendo uma série de fatídicos erros e não é isso que a maioria quer, não é mesmo?

O interessante é sempre verificarmos alguns pontos que julgo ser importantes e ver se eles, no computo geral, estão apropriados para que a gente possa iniciar um novo relacionamento. Como fazer isso? Bom, basta, sem nenhuma vergonha de qual será a resposta, sem nenhum pudor, nos questionarmos em relação a uma série de fatores, que muitas vezes estão bem ali na nossa frente, mas que por serem tão parte de nossa intimidade, não damos a importância devida.

cara-metade-gif

Será que você está pronto (a) para um relacionamento?

Que função esse relacionamento terá em sua vida?

Você está pronto (a) para pagar o preço que o relacionamento exige?

Você está pronto (a) para aceitar as diferenças?

anigif_enhanced-30603-1393545496-14

Você está em condições físicas e financeiras de encarar esse fato, sim, porque não pense você que essas duas coisas não fazem parte desse processo. Ao contrário, fazem parte sim, aliás, talvez seja a parte mais importante de um relacionamento. Veja bem, se você não estiver bem fisicamente e aqui eu não me refiro às doenças, falo do condicionamento físico mesmo, tipo: você está bem cuidado? Tem uma aparência que lhe agrada? Os cabelos e os dentes estão em dia? Sim, porque amor nenhum resiste a falta dessas duas coisas, percebe?

Como você dorme?

Estudos científicos comprovam, que a forma como você dorme, diz muito sobre você. Se você não tem o hábito de um bom banho antes de dormir, se ronca muito, se expele secreções enquanto dorme, se tem a terrível mania de levar para a cama todos os seus dramas e problemas, certamente você estará fadado (a) ao fracasso nessa missão.

tumblr_m7zxsoSxVT1qh2xjko1_500

As mulheres nem tanto, porque as suas naturezas sempre são mais generosas e elas acreditam, que com o tempo, “tudo irá mudar”. Mas, os homens não! Homem não liga para celulite, para o retoque na raiz do cabelo que não foi dada, o esmalte gasto, no quilinho a mais… Entretanto, os homens não aquentam dormir com mulher que ronca, que não tem aquele cheirinho de duas gotas de Channel, enfim homem é bicho ruim nesse sentido, especialmente, com as DR tão constantes nos dias de hoje, aí, realmente, fode de vez a coisa! Mas veja bem, nada disso é motivo para desespero!

giphy

 

Observe: Se você ronca, procure um médico, verifique a origem desse ronco, de repente é um sinal cardíaco, ou você está mesmo fora de forma, vai saber! Se o seu problema são os quilinhos a mais, então nada que uma boa caminhada, ou uma academia não resolva. O banho, é uma questão básica de higiene e uma visita ao dentista sempre faz bem! Agora, se o seu problema for, realmente o de comportamento, de baixa estima, de muita ansiedade em cima de ter um relacionamento, lhe aconselho a procurar,  urgentemente, um bom psiquiatra, ou um psicólogo, alguém dessa área que possa lhe dar ferramentas para lidar com essas questões, pois é muito chato lidar com pessoas problemáticas, não há tesão que dure, não há porções mágicas que segure isso!

tumblr_n2ootxC0h11s3cyp8o1_400

Agora, se você está com problemas financeiros, a não ser que você encontre um rico (a) herdeiro (a), nem tente iniciar uma relação. Problemas financeiros são, via de regra, um dos principais motivos de separação e que fazem as pessoas se afastarem. Fora que fica muito difícil para alguém que chega à sua vida, encontrar a sua conta no vermelho e a sua fatura do cartão vencida. Fica difícil! Melhor não arriscar!

É, o amor custa caro! É isso mesmo!

Já não estamos mais em época de um amor e uma cabana e tudo bem! Não é assim que funciona! Se é que algum dia funcionou assim! Embora o mundo moderno e o cinema americano  divulgue e reafirme uma mensagem enganosa sobre os relacionamentos “ de que o amor tudo pode”. Isso só tem trazido implicações bem nocivas para a vida nossa cotidiana e nos faz ficar dependentes da ideia de que basta o amor e tudo será consertado. Não embarque nessa, que a dor é certa!

Os problemas sejam eles quais forem, especialmente os  de caráter e limitações de personalidade, não são apagadas por causa do amor, muito pelo contrário! Quando uma pessoa problemática acha que ama alguém, o tipo de amor é completamente contaminado de seus traços doentios e então surgem os ciúmes, a posse, a agressividade, o controle excessivo, o egoísmo, o revanchismo, tudo devidamente, alinhavado para acabar, de vez, com o tal do amor!

Outras pessoas se sentem muito mal, porque não estão apaixonadas, ou tiveram uma fase baixa emocional no relacionamento e acham que já devem se separar. Elas esquecem que as emoções humanas são variáveis e são sim, passíveis de desassossegos constantes, o amor também vai sofrer abalos, mas não por conta daquela pessoa específica, mas por conta de tudo de modo geral. Essa escravidão de achar que um relacionamento precisa de muito amor para seguir é um pouco enganosa, pois existem pessoas que estão num relacionamento cheio de “amor”, mas se torturam a troco de exclusividade, bate-bocas sem fim e cobranças sem sentido. Antes não se amassem!

acabando_relacionamento

O que um casal deveria avaliar na hora de pensar na durabilidade de um relacionamento é na qualidade dessa relação como generosidade, participação mútua, prestatividade, capacidade de se comprometer e realizar  aquilo que fala, entusiasmo, presença, otimismo, proatividade, apoio e empenho em fazer o outro crescer. Tem casais que não tem isso e não tem amor, não consigo entender qual a razão daquela história continuar, ambos se fazem mal. Amor não é critério de desempate para atestar o fracasso de uma relação, mas se ambos são trampolins para que a vida plena aconteça. Definitivamente, amor só não basta! Nunca bastou!

Quantas pessoas eu já atendi, ao longo desses anos, que sempre criaram perspectivas de um relacionamento ideal que completasse todas as suas carências e anseios. Elas imaginam que uma relação amorosa teria o poder de transformar suas vidas em algo mágico e especial. Mas eu sempre acreditei que a ordem é inversa, pois sua vida incrível deveria alimentar sua relação. Lembro, que a umas duas semanas atrás, eu estava indo ao cinema e me deparei com um jovem casal, ambos portadores da Síndrome de Down. Eram um dengo só e extremamente afetivos, mesmo com suas limitações. Isso só confirmou algo que eu já vinha pensando há muito tempo: acredito em relacionamentos possíveis e não ideais.

seagulls-with-girl-at-beach

Como já falei anteriormente, toda história a dois tem um custo! Ninguém está livre de conviver sem a limitação de outra pessoa. Aceite esse simples fato: você é tão limitado quanto a pessoa que escolheu! Pode ser em outra área ou aspecto, mas é manco do mesmo jeito!

Isso quer dizer, pessoal, que vamos sempre improvisando e vivendo histórias POSSÍVEIS, aquelas que nos trazem a pequena cota de alegria diária e vem acompanhada do pacote de encheção de saco. PONTO!

Você terá dias mais otimistas e dias menos empolgados,  às vezes seu humor vai te ajudar e as vezes, ele será tóxico. Os anos vão passando e cada pequeno momento, poderá ser comemorado e curtido se você tiver abandonado à expectativa de que aconteça um grande evento para você se reapaixonar pela pessoa amada. E é aqui, nesse ponto, que eu, realmente, percebo que todos querem entrar num relacionamento, mas ninguém quer pagar o preço de conviver com as manias um do outro. Lamento, mas ele não é tão inteligente e bem resolvido como você gostaria que ele fosse e, ela não é tão safada e amável, como você fantasiou!

tumblr_moav722IQN1rhgx1ro5_500

Em algum momento de descuido você se mostrará ríspida e ele meio lento, mas faz parte e isso é possível assim, sem frescuras, sem rodeios, só carne, só vida, só isso!

Como sempre, vou utilizar um texto da  Clarice Lispector para finalizar essa nossa conversa sobre relacionamentos.

 ucc26058b58

“Quando penso na alegria voraz

 com que comemos galinha ao molho pardo,

 dou-me conta de nossa truculência.

 Eu, que seria incapaz de matar uma galinha,

 tanto gosto delas vivas

 mexendo o pescoço feio

 e procurando minhocas.

 Deveríamos não comê-las e ao seu sangue?

Nunca.

 Nós somos canibais,

 é preciso não esquecer.

 E respeitar a violência que temos.

 E, quem sabe, não comêssemos a galinha ao molho pardo,

 comeríamos gente com seu sangue.

 Minha falta de coragem de matar uma galinha

 e no entanto comê-la morta

me confunde, espanta-me,

 mas aceito.

 A nossa vida é truculenta:

 nasce-se com sangue

 e com sangue corta-se a união

 que é o cordão umbilical.

 E quantos morrem com sangue.

 É preciso acreditar no sangue

 como parte de nossa vida.

 A truculência.

 É amor também.”

tumblr_ll3tieMXsM1qicsmao1_500

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: