TAJINE DE BACALHAU COM COMINHOS: PARA MANTER A HARMONIA EM SUA FAMÍLIA!

P1160058Na culinária cigana são indispensáveis: o cravo, a canela, o louro, o manjericão, o gengibre, os frutos do mar, as frutas cítricas e as frutas secas, o vinho, o mel, as maçãs, as peras, os damascos, as ameixas e as uvas, que fazem parte, inclusive, dos segredos de uma cozinha muito auspiciosa e harmoniosa.

tempero-dieta-caloria-invertida-13144
Para os Ciganos, cozinhar é um ato muito especial, porque, através da comida, acredita-se que uma pessoa pode encantar a outra, adquirir prosperidade, harmonia s se tornar auspicioso em todos os sentidos.
Cada ingrediente utilizado pelo cigano no preparo de suas comidas, carregam em si, um sentido próprio, um desejo, um objetivo. As fases da lua são observadas, como muito importantes para o preparo da comida cigana.

condim
Lua Nova: é de boa energia para terminar trabalhos inacabados, ou começar projetos que queremos que deem resultados imediatos.

Lua Crescente: Os Ciganos cozinham, para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e, também, para o casamento, noivados. É nesta lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso sejam cultivadas em horta doméstica.

Lua Cheia: Os Ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servi-lhes os alimentos encantados, esperando os melhores comentários, por isso nunca deixe de comentar, quando comer uma comida cigana. Também, é a lua melhor para lançar um produto e, também, iniciar um projeto que desejamos que se torne público.

Na Lua Minguante: Dedicam a cozinha para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raízes, sementes, frutas e flores. Na cozinha cigana estão inclusos, as carnes de porco, frango e boi, que são as mais utilizadas. Utilizam também muitas especiarias e temperos de diversas partes do mundo, como, frutas, nozes e amêndoas, que estão sempre presentes em diversos doces.
Também, são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios. As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos, ritualisticamente, para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.

eyes-2Hoje, iremos tratar aqui, de uma comida cigana, bastante tradicional e que as famílias utilizam para se manterem harmoniosos entre si, o TAJINE DE BACALHAU COM COMINHOS.

P1160058O cominho, o Cuminum cyminum, é uma planta da família Apiaceae. Planta muito antiga sendo utilizada por várias civilizações para manter a harmonia familiar, desde os celtas antigos, passando pelos romanos e chegando aos árabes. Na Turquia também é muito empregada, principalmente, em licores e na própria alimentação.

o4De sabor diferente, ficando entre o da pimenta e o anis, cativou muitos adeptos. Os cominhos são de origem do Mediterrâneo Oriental e do Egito. Hoje em dia são cultivados na África do Norte e nos Países do Médio Oriente, Índia e México.
Os Ciganos, como costume, fundiram as culturas, misturaram as matérias-primas de cá e de lá, criaram sabores nunca antes experimentados e arriscaram dar ao velho bacalhau luso, os aromas de uma tajine rica, o cardamomo, o Ras-el-Hanout para peixe, o óleo de argão e, claro, tudo envolvido pelas sementes de cominho, que usei inteiras já que o próprio Ras-el-Hanout, já o contém, em pó.

865266A tudo isso, foi adicionado as azeitonas alentejanas, que enriqueceu, ainda mais este tajine de bacalhau e cominhos, que trás consigo a HARMONIA FAMILIAR.

Tajine MarroquinoIngredientes:

03 Cebolas Roxas,
03 Cabeças de alho,
01 kg de Bacalhau,
Ras- el- Hanout,
Cardamomo,
Cominhos,
02 Cenouras,
05 Batatas
05 Pimentas Malagueta
Azeitonas pretas descaroçadas
Sal e pimenta,
Coentros frescos
Óleo de argão, ou azeite de Oliva extra virgem.

Preparação:
Como para qualquer Tajine, forre o fundo da tajineira com cebola e alhos.

P1160049Coloque sobre este fundo de cebola as postas de bacalhau e aqui, usei bacalhau pequeno em pequenas postas, profusamente polvilhadas com o Ras-el-Hanout, sementes esmagadas de cardamomo e cominhos, em grão.
Pode fazer este Ras-el-Hanout, misturando cúrcuma (açafrão das Índias), cominhos, gengibre, coentro e pimenta preta.

P1160050Disponha sobre o bacalhau, as cenouras em tiras, depois, as batata em rodelas, as pimentas malaguetas inteiras, ou abertas conforme o gosto pelo sabor picante.
Rodeie com coentros frescos e distribua, generosamente, as azeitonas descaroçadas.

tajine-poulet-pruneaux.0 Salpique com sal, pimenta e Ras-el-Hanout, por fim regue com óleo de argão alimentar, ou azeite de Oliva, junte um copo de água e leve ao fogo alto, tapado.
Quando levantar fervura, reduza para o mínimo e deixe cozinhar na tajineira por cerca de duas horas.

P1160053Sirva esta delícia bem quente e, antes de comê-la, junte a sua família, amigos e façam a Oração Cigana Da harmonia:

 

Oração Cigana para Harmonia Familiar

Em nome da Divina presença, de Jesus Cristo em meu coração, peço aos Anjos, a Água, A Terra, O Fogo e o Ar da harmonia familiar para atuaraqui e agora, em meu lar e no lar de todos os meus familiares.

Que haja harmonia,serenidade, sabedoria, amor e fraternidade em nós.Que a nossa familia torne-se um exemplo vivo  da grande Harmonia universal.
Que cada um de nós reconheça no outro, a Grande Luz Divina  e que nossos pensamentos  e atos reflitam a luz de Cristo em nosso coração.
Com humildade e fé,  agradeço e declaro a força de nosso amor.
Que assim seja.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: