VISITA DO PAPA FRANCISCO AO BRASIL: OPINIÃO DE UM NÃO CATÓLICO!

download (4)

Ontem fiz um post no Facebook, comentando sobre a visita do Papa ao Brasil, especialmente, fiz referência à pessoa, ao ser humano, que ele, ao longo desses dias tem demonstrado ser. Falei de sua elegante simplicidade e genuína educação, ao tratar com o outro e, finalizando, fiz uma analogia aos nossos governantes, dizendo, que esperava vê-los aprendendo alguma coisa com tantos exemplos de delicadeza, volto a dizer, elegância e educação, não fiz nenhuma  referência religiosa.

Antes de qualquer coisa, vejo a visita do Papa Francisco, como uma visita política e, por se tratar de Um Chefe de Estado, está ele, tendo a mesma deferência, que qualquer outro representante de outro País, teria se visitasse o Brasil. Não vejo, sinceramente, o porquê dessa ocasião, causar tanto desconforto em igrejas evangélicas e, em especial, em alguns evangélicos, que se manifestaram deselegantemente sobre o  que postei a respeito do Papa Francisco! Ele, o Papa, não tem culpa de possuir um carisma gigante, uma educação que faz corar de vergonha, qualquer um de nossos representantes, que gastam fábulas em suas viagens a outros Países exigindo e cumprindo uma série de protocolos. Ele é assim e ponto!

images (19)

Gosta de estar próximo, gosta do contato com os seus, gosta de olhar nos olhos, gosta de quebrar protocolos, de ser ele mesmo. Só pessoas com uma alma de criança, consegue fazer essas traquinagens, sem, em nenhum momento, parecer algo elaborado e aqui fica um pergunta: Não deveria ser essa a posição de Presidentes, Governadores, Senadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores, ir onde o Povo está e não se fechar em seus Gabinetes suntuosos e dificultar o acesso a aqueles que lá os colocaram?

O Papa, não ficou Papa, ele tem uma trajetória, passou por anos de estudos, de formação, de preparação, para assumir antes de qualquer coisa, digo, UM ESTADO. É assim que funciona, é assim que tem que ser, é diferente de muitos pastores, que em um ano, meses até, surgem, constroem verdadeiras fortunas, impõe a suas crenças, lavam cerebralmente, a cabeça dos menos desavisados e aí, em nome de Jesus, aplicam o maior golpe, que hoje é, abrir uma igreja, uma assembleia, não vou citar nomes aqui, para evitar mais polêmicas.

images (8)

O título, Papa, provém do latim “Papa”, do grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai,  é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder Mundial da Igreja Católica. Por acaso, o atual pontífice é o Papa Francisco, que foi ELEITO no conclave que terminou em 13 de março de 2013. Além de ELEITO, é dono de um dos maiores carismas que já pude observar em uma pessoa, qual o problema disso?

O Papa, senhoras e senhores descontentes com tanta cobertura dada a ele, é eleito pelo Colégio dos Cardeais, seu posto é vitalício, seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de “Santa Sé”, portanto, o Papa é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado, soberana, enclavada por Roma. A religião católica acredita que Jesus designou São Pedro como “pastor” e “rocha” da Igreja, chefiando-a e os Papas, como seus sucessores, possuem autoridade para governar, o Estado Do Vaticano, a Igreja e a fé católica, e infalibilidade para ensinar e definir os pontos centrais da doutrina cristã católica. Fato indiscutível, simples assim!

images (3)

O Papado é uma das instituições mais duradouras do mundo, e teve uma participação proeminente na história da humanidade. Os Papas na Antiguidade auxiliaram na propagação do Cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média, eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa. Atualmente, para além da expansão e doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao ecumenismo, e ao diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos direitos humanos.

O Vaticano, ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano, sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor País do mundo, tanto por população, quanto por área. Entenderam agora porque ele está sendo dada toda essa cobertura a ele? Trata-se, antes de um líder religioso, de um Chefe de estado!

images (24)

O Vaticano é uma Cidade-Estado, que existe desde 1929. É distinta da Santa Sé, que remonta ao Cristianismo primitivo e é a principal sé episcopal de 1,490 bilhões de católicos romanos latinos e orientais de todo o mundo.

A Assembleia de Deus, que hoje está extremamente incomodada com essa visita, precisa entender e ter uma postura mais educada, mais equilibrada, que só se instalou no Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, Capital do Estado do Pará em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. Essa é a realidade, um pastor dessa religião, jamais será um Chefe de Estado, é fato, é simples de entender!

A princípio, esses evangélicos, frequentavam a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Os missionários suecos traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia, que é o ato de  falar em línguas espirituais, estranhas, como a evidência inicial da manifestação que já vinha ocorrendo em várias “reuniões de oração” nos Estados Unidos e, também, de forma isolada em outros países, principalmente, naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906.

images (29)

A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram DESLIGADOS e, em 18 de junho de 1914, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque.

Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas. Portanto, precisam entender, que nunca serão Chefes de Estado e, querendo, ou não, trata-se de DISSIDENTES, portanto não devem desrespeitar a sua própria origem, história e quererem ter o mesmo tratamento destinado a um Papa, a Um Chefe de estado, volto a dizer.

Como já falei, estudei 16 anos, em colégio de freiras, mas nunca fui católico, entretanto lá, aprendi que, as opiniões devem ser respeitadas em suas essências. Que fé e política podem até andar juntas, mas não são as mesmas coisas. Tanto a política, como a religião, podem e devem ser eleitas, escolhidas, portanto, se elegemos, se escolhemos, devemos respeitar a nossa escolha, bem como a dos outros.

images (15)

A Igreja Católica passa por um período de transição, de mudanças, de recomposição. Teve todos os tipos de problemas que qualquer religião está sujeita a passar, divergem sim, em algumas colocações, posições, posturas, mas é assim e sempre será, quando se trabalha com um universo de pessoas distintas, mesmo elas tendo a mesma fé.

O antecessor do Papa Francisco, fez a sua parte, reconheceu que havia uma necessidade de mudanças, de alterações, de novas diretrizes, fez a radiografia e passou ao seu sucessor o trabalho braçal de levar o trabalho adiante, aja visto, que, o Papa Francisco, é o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do Continente Americano, do Hemisfério Sul e o primeiro não-europeu investido como bispo de Roma em mais de 1.200 anos, desde São Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica por longos anos.

images (5)

Então senhores e senhoras, que tanto se incomodam com a cobertura que, devidamente está sendo dada a esse Chefe de Estado, volto a dizer, mudem de canal, assistam as suas redes televisivas, seus programas, sejam educados e não tentem ofuscar uma coisa que é genuína, carisma se tem ou não! Fé, não se impõe, fé é prima-irmã da liberdade e, se não conseguirem observar dessa forma, pelo menos devolvam aquilo que estão recebendo, um visitante ilustre que, educadamente bate à porta de um país, pede licença para entrar, reverencia a Mãe de Jesus e, sobretudo, pergunta com gentileza, olhando nos olhos, delicadamente: Tem lugar aí para mim?

images (10)

O fato é que só uma pessoa, profundamente adequada, preparada e humilde, pode responder da forma que respondeu, quando lhe foi perguntado, na Capela Sistina, se aceitava a escolha e disse: “Eu sou um grande pecador, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito”.

Então, que essas palavras chequem ao coração de todos, independente de fé, de religião, de estado, de país, porque, querendo muitos, ou não, o que se vê hoje, é um Brasil cheio de pessoas de culturas diferentes, de lugares diferentes, de climas diferentes, unificados em um só objetivo.

images (18)

Sejamos, todos nós assim: Pecadores, que confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceitamos a missão que nos cabe!

images (28)

Anúncios

Um pensamento sobre “VISITA DO PAPA FRANCISCO AO BRASIL: OPINIÃO DE UM NÃO CATÓLICO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: