ENTENDENDO OS SIMBOLOS DOS AMULETOS EGIPCIOS!

 

24d88e7f

Os amuletos eram  artefatos utilizado para proteger o indivíduo de algum mal ou para lhe trazer sorte. Os amuletos egípcios, geralmente tinham o formato de deuses ou de objetos associados a eles. Não eram apenas as pessoas vivas, que utilizavam esse recurso; o corpo do morto, também, recebia amuletos de proteção para a outra vida. Eles eram feitos dos mais variados materiais, como lápis-lazúli, turquesa, ouro e madeira. O material mais popular, era a Faiança, uma espécie de massa que precisava passar pelo processo de vitrificação, ou seja, era levada ao fogo diversas vezes.

A fabricação dos amuletos era feita através de formas (moldes), que serviam para uma espécie de produção em escala, sendo que desse modo não era necessário que cada objeto fosse feito de maneira única. Com os moldes prontos, era inserida a faiança, que precisava ser pressionada até que fosse totalmente compactada. Esse era o processo mais comum, mas também existiam artefatos exclusivos (encomendados pelos Faraós e pela Nobreza), feitos pelos melhores artesãos.

 

304437_501508449860333_424299934_n

 

Benu (Coração)

fenix

Os egípcios acreditavam, que o coração era a morada da alma e, para evitar que ela escapasse, ou fosse maltratada, colocavam sobre o peito um objeto com esse formato. Como talismã, o coração traz proteção em todos os assuntos ligados á vida afetiva.  O nome benu vem do verbo egípcio “brilhar” e na mitologia ele remete aos tempos da criação, tendo o seu grito quebrado o silêncio do início dos tempos, assim como também ao renascimento, o que lhe garantiu comparações com a Fenix, embora o mito do primeiro não possa ser relacionado com a criação do mito da segunda. Em muitos casos, ele é ligado aos deuses  e Atum (como também ao ba de Osíris), criando então uma associação com o Sol. Esta ave é uma das formas utilizadas pelo o falecido para sair de sua tumba, como explica o trecho a seguir do “Livro dos Mortos”:


Olho de Hórus

240726_Papel-de-Parede-Olho-de-Horus-Deus-do-Egito_800x600

Olho de Hórus ou ‘Udyat’ é um simbolo, proviniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.“Criado para homenagear HÓRUS, o deus que  segundo a mitologia egípcia, governava todos  os movimentos do Sol e todos os seres humanos. O olho de Hórus  além de proporcionar saúde física,  Também favorece a busca da iluminação e do desenvolvimento espiritual. “

Serpentes

Item-122195-500

 Talismã muito poderoso, presente em quase todas as culturas, a serpente, representa a manifestação da energia criadora e a ligação entre o céu e o mundo das trevas. Traz sabedoria, desenvolve a intuição e favorece a saúde. No Egito, as serpentes simbolizavam proteção às divindades egípcias. No Egito, a serpente era venerada e encarregada de proteger locais e moradias. Cleópatra era uma sacerdotisa do culto à serpente. Todos os seus pertences e adornos eram em formatos de cobras e similares.


Escaravelho

peitora4

 O escaravelho, inseto sagrado para os egípcios, que nos remete a essa imagem cíclica de imortalidade. Associado ao verbo kheter, a significar “vir à existência”, corresponde à imagem do sol que renasce de si mesmo.O escaravelho, tem esse caráter, pois passa o dia inteiro empurrando entre as patas uma bolinha feita de suas fezes enquanto o sol está cruzando os céus em direção ao ocaso.Com a chegada da noite ele a enterra, e a fêmea vem colocar aí seus ovos. Ao amanhecer, um jovem escaravelho nasce do excremento para de novo acompanhar o astro rei em seu caminho. Tal qual o sol, que ressurge das sombras da noite, o escaravelho renasce da própria decomposição.
O velho escaravelho morre, mas do ovo que fecundou sai outro escaravelho, como a alma se escapa da múmia e sobe para o céu. Assim, o inseto era, para os egípcios, o símbolo da vida que se renova eternamente a partir de si mesma. Ele renova as energias, protege contra todos os males e proporciona vida longa e feliz a quem o usa.


Cruz ansada

35892011

 Cruz Ansada, ou Ankh, que é nome do símbolo hieróglifo egípcio para “vida”. O Ankh é encontrado com frequência nos túmulos do Antigo Egito, sendo os Deuses e Faraós, frequentemente, retratados a segurar este símbolo. O Ankh, também, forma parte dos conceitos dos hieróglifos para “saúde” e “felicidade”. 
O Ankh é também um símbolo de fertilidade e é usado hoje em dia como um atributo, ou emblema sagrado simbolizando a eternidade da alma. 
O símbolo combina duas forças, a cruz que representa o elemento masculino e a oval, o feminino. 
A cruz e a oval, dizia-se no Antigo Egito, serem os dois princípios geradores do Céu e da Terra, também das deidades Egípcias Ísis e Osíris. 
É um símbolo antiqüíssimo, talvez a origem de todas as outras cruzes. Corresponde ao símbolo RA, da Vida, ou “Ankh”. É a CHAVE DO  NILO, dom dos magos egípcios para a humanidade. Pode ser usada por todos inclusive pelas crianças. Relacionado a todas as manifestações de vida, ele traz prosperidade e também a lucidez necessária para tomar decisões acertadas diante dos desafios do dia a dia.


 

 

Ba, Ka Akh

images

 
Ba, ka e akhPara a Antiga Civilização Egípcia, o homem era formado por uma série de conceitos inatingíveis, mas, presentes no momento do seu nascimento e da sua morte. O que hoje chamamos almacorpo e espírito eram para os antigos egípcios o ba, o ka e o akh.

soul5

Quando o Deus Khnum (deus de Elefantina) modelava cada pessoa no seu torno de oleiro, além do corpo físico conferia-lhe outros elementos igualmente importantes para a sobrevivência: o Ka, o Ba, o Akh, o nome e a sombra. O Akh era a união dos dois elementos: o ba e o ka. A destruição de um significava, irremediavelmente, a aniquilação da pessoa. Embora alguns elementos, como o Ka, necessitassem de um suporte físico, outros, como o Ba, podiam deslocar-se pelo túmulo ou sair dele. Todos precisavam das coisas que haviam desfrutado em vida, daí a necessidade de oferendas físicas e em forma de baixos-relevos, bem como de fórmulas e de um culto ao morto prestado por familiares ou por sacerdotes.

egyptian-hunting-amongst-lillies-red-background-and-birds

Tal como o ba correspondia a alma, o ka se referia à força-vital e o akh à força divina; na sombra residia a potência sexual do indivíduo e, para satisfazer às suas necessidades, colocavam-se estatuetas de serviçais no enxoval funerário e no túmulo.

Outro elemento era o nome do morto, escrito nas paredes do sepulcro e que podia substituir o corpo caso viesse à ser destruído.

Assim que uma pessoa nascia, recebia rapidamente um nome, pois sem ele não estava completa.

Ba – Alma
Para os egípcios, a alma humana era o ba. Às vezes, era interpretada como as qualidades da pessoa, sendo própria de qualquer animal, homem ou deus. Alguns seres eram o ba de outros: por exemplo, o boi Ápis era o ba de Osíris. Como proteção, colocava-se um ba de outro entre as faixas das múmias.

O Hieróglifo do BA

Os egípcios representavam o ba como um pássaro com cabeça e, às vezes, com mãos humanas. Como acreditavam que podia deslocar-se dentro e fora do túmulo, talvez por isso o tenham associado às aves migratórias que vinham ao Egito.Ka – Corpo – O Duplo ou Corpo AstralO deus oleiro Khnum, que modelava as pessoas, criava ao mesmo tempo, o Ka, representado como dois braços com as mãos levantadas (os braços levantados destinavam-se a servir de proteção contra ataques de forças malígnas).

Ka significa a força vital (o corpo), que acompanhava o indivíduo mesmo após sua morte. Tal como em vida, precisava ter as suas necessidades físicas satisfeitas, por isso os sacerdotes do Ka encarregavam-se de oferecer-lhe tudo o que era necessário.

O Hieróglifo do KA

5. Mitologia egipcia

Se constitui de dois braços com as mãos erguidas. 

Akh – O Espírito – A Força Divina
Com o tempo, todos os egípcios acabavam possuindo o Akh, a parte divina que lhes dava vida. O Akh é o espírito universal de Deus que dá vida a tudo no universo.

Era eterno e invariável, sendo representado fisicamente como um uchebti em formato de múmia, ou um íbis com crista (íbis comata)  

Egypt---Ba-Bird-700x450

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: