ENTIDADES CIGANAS E CIGANAGEM! ENTENDA!

70d1d66e9356448956b7dd5A DIFERENÇA ENTRE ENTIDADES CIGANAS E CIGANAGEM!

“A Espiritualidade que alucina, fatalmente aliena”.

Hermes Fernandes

2505569_1-300x213Para falar sobre essa energia maravilhosa e Iluminada das entidades ciganas, necessário de faz, que você, primeiramente, se esvazie de conhecimentos adquiridos, muitas vezes, de forma errada, para que possa entender, que as entidades ciganas, são únicas e não se misturam.  Faz-se necessário, entender, que elas podem, sim, coexistir dentro de uma mesma casa espiritual, entretanto, são tratadas de forma exclusiva, pessoal e única. Então, vamos começar, por diferenciar um pouco e aproveitar para classificá-los numa escala mais compreensiva e, assim evitemos de cometer o erros, que muitos cometeram a se utilizarem das energias do Candomble, que também são muito importantes e serias, mas que ao longo dos anos, foram prostituidas, por muitos que buscaram o axe, somente com o intuito de ganhar dinheiro.

2505569_1-300x213Hoje chamam de Oriente a várias coisas diferentes. Temos assim, várias subdivisões do termo, fora aquelas que, ainda, não conheço:

p.txtO Povo do Oriente em si, é formado por um grupo de mentores de energia mais sutil e, que, realmente, trabalham em um nível mais elevado de vibração. Podem ser Hindus, Egípcios, Chineses, Asiáticos e antigos Mesopotamios, Hititas , sem falar nos Incas e outros povos das américas, esses mais difíceis de achar.
Os Ciganos do Oriente, aqueles que são orientais de origem , que no passado distante , em geral foram sacerdotes e sacerdotisas de outros povos com grande conhecimento espiritual, não se misturam, JAMAIS, com os exús, almas, pois suas linhas de trabalho não combinam. Isso nos mostra, que não devemos confundir as Pomba Giras Ciganas com Povo o Cigano, sejam do oriente ou não , pois são criaturas de classes diferentes. Veja: não se trata aqui de dizer, que uma e melhor que a outra, mas sim, que são diferentes em suas essências.
Ciganos, realmente Orientais, tem na maioria das vezes, seus altares, com os seus elementos, que são feitos com ouro, cobre e outros materiais que aqui não posso revelar, bem como sementes, favas e cristais.

25f65db5abf0260afc9aefc8a0a7fed0Assim temos:
Povo Oriental: Normalmente conhecidos como mentores, que são Mestres de outros povos do oriente, com grande desenvolvimento espiritual e conhecimento profundo de vários assuntos. São muito cultos e responsáveis, de poucas palavras e muito trabalho.
Apresentam-se de forma humilde e simples, não necessitando de nenhum tipo de oferenda além da fé, alegria e da dedicação de seus aparelhos, além de exigirem o cumprimento de regras básicas para uma melhor interpenetração de energias com seus médiuns, o exemplo disso e por conseguinte, o mais clássico, que e, não comer carne 24 hs antes da incorporaçao, não praticar sexo no mesmo período, manter o corpo e a mente limpos, não consumir álcool, etc…
Têm uma vibração extremamente sutil. E esperam que seus médiuns cumpram sua parte, no que se refere ao preparo correto para trabalhar com suas energias. Trabalham mais pela irradiação do que pela incorporação propriamente dita.

25f65db5abf0260afc9aefc8a0a7fed0Ciganos do Oriente: São uma classe de ciganos, composta por aqueles entre eles, que em encarnações anteriores, tiveram grande conhecimento da espiritualidade e de magia, a maioria encarnou entre o povo cigano posteriormente, e de tal povo, preferiram guardar a imagem com a qual aparecem para nós. Em geral denominam-se Ciganos do Oriente, para situarem de onde vêm, pois viveram no antigo Oriente Médio ou no extremo oriente. São mais antigos, ou antes, lembram-se, de tempos mais remotos, em que foram conhecedores do poder e da magia dos antigos templos.
Não são tão sutis quanto o Povo do Oriente, mas também, não são tão mundanos quanto os Ciganos Europeus, apenas citando isso para poder explicar. Levam tudo muito à sério, não admitem, que seus protegidos se utilizem de seus conhecimentos para a exploração material alheia, mas também, são alegres, gostam de cantorias , bebem licores, vinhos, chás de frutas, alguns fumam outros não, Comem comidas ciganas e muitas frutas e frutos da terra.

anigifGostam muito de flores em suas oferendas e trabalham com cristais, cromoterapia, numerologia, astrologia, limpezas de aura, uso dos chacras, fluidoterapia, fluidificação de água com fins curativos, aromoterapia, tarot, e outros jogos e feitiços de seu conhecimento.
Gostam muito de trabalhar com a cura física e com a doutrinação, que cura espiritualmente e, por consequência, trazem a prosperidade, o que tem levado muitas pessoas a fazerem disso um comercio.

Uma entidade cigana, se, tratada de forma seria, estará sempre presente na vida de seu protegido, em todos os lugares, situações, excesso, quando em ambientes tristes, carregados e em rituais de holocaustos!

familia_cigana

 

Os Ciganos, são um povo nômade com grande conhecimento de magia , muito alegre, dançante, raça que tem conhecimento de muitos povos, justamente, por sua origem nômade e sua capacidade de num só tempo cultivar suas tradições e adaptar-se a novos lugares e costumes. Ao contrário dos Orientais, não passaram suas vidas no Oriente, e sim em andanças pela Europa e alguns países do Oriente Próximo , alguns poucos, muito poucos mesmo, passaram pela Asia, na altura da India, mas em geral vêm da Europa, e dos países da antiga cortina de ferro.
Trabalham muito com magia do amor e de prosperidade. Bebem, fumam, e seu cardápio inclui as comidas ciganas tradicionais, frutos e frutas. Jogam Tarot , lêem mãos, são devotos de Santa Sara, e de Nossa Senhora Aparecida, aqui no Brasil. São católicos em sua maioria.

cigana_cartas_efeitosOutra observação importante, que não posso deixar de fazer aqui, e que as Pomba giras Ciganas, não são , em geral, ciganas de origem. Tornam-se “ciganas”, em função do modo de vida que levaram, ou porque buscam o conhecimento da magia cigana para trabalharem, ou porque, em algum tempo, em suas vidas passadas conviveram com esse povo e dele adquiriram alguns hábitos.
Como, tudo na vida, podemos encontrar, também, entre a malandragem, alguns espíritos de ex-ciganos, que reencarnaram e se tornaram malandros e que fique, claro aqui, que não julgo esse fato e nem estou afirmando, que todos os malandros se enquadram nesta afirmativa.

cigana_cartas_efeitosAcredita-se que os Ciganos, tenham se originado do continente Indiano, espalhando-se pela Europa principalmente na Hungria, Romênia, Bulgária, Turquia e Áustria. A língua dos ciganos é o Romanês, idioma muito próximo às línguas indo-arianas. O povo Rom é nômade. Eles não criam apego aos lugares, criando sua própria cultura e passando de geração para geração, por meio da linguagem.

familia_cigana
É um povo fechado e com muitas tradições como o casamento cigano. Esse casamento, preferencialmente, deve ser fito com alguma pessoa do próprio clã embora seja permitido um cigano casar-se com uma Gadji, que e a mulher não cigana. Cabe a mulher não cigana familiarizar-se com as tradições, dai, que na tradição cigana os noivos costumam cortar os pulsos com punhais, selando a união com sangue.
É comum o dote, ou seja, a doação de joias e dinheiro por parte dos pais, para que o casal tenha condições de começar a vida. A festa costuma durar dias, onde a comida, bebida, música e dança são obrigatórias. Após a cerimônia acontece a núpcias do casal onde a virgindade da noiva é confirmada ao grupo estendendo o lençol manchado do sangue.
O homem tem grande importância dentro do grupo cabendo a ele garantir o sustento da família, pois, normalmente são comerciantes.

cigana_cartas_efeitosCabe a mulher garantir a procriação da família. Durante a gravidez a mulher tem um trato especial, no qual o clã, evita qualquer aborrecimento durante esse período. O nascimento dos filhos é outro momento de destaque na vida dos ciganos. A criança é recebida com muita festa. O primeiro banho do bebê é um grande ritual onde ela é banhada com as joias da família, mel, vinho, flores para que a criança tenha uma vida próspera.
O primeiro nome da criança é um segredo que somente a mãe sabe, pois este nome é falado junto à orelha da criança. Essa tradição se deve ao fato dos ciganos acreditarem, que entidades maléficas chamam as crianças pelo nome e elas atendem.
Ninguém saber o verdadeiro nome da criança é tido como uma forma de afastar a negatividade. Os ciganos são muito alegres e suas festas costumam durar dias. A presença da música é obrigatória. Geralmente os homens tocam seus violinos e sanfonas e as mulheres acompanham com seus pandeiros e palmas ritmadas.
A fogueira faz-se presente em quase todos os festejos, pois acreditam que ela traga energias positivas.

cigana_cartas_efeitosO povo cigano é muito ligado à natureza. O sol e a lua são importantes em seus costumes e são marcados pelo contato com a terra e a chuva. A morte para o cigano, é encarada como uma passagem para um mundo melhor, por isso é dada uma festa onde se prepara os alimentos que a pessoa mais gostava. Os ciganos respeitam muito as pessoas mais velhas, por considerarem que os anos lhes trazem conhecimento. Os mais idosos costumam ser conselheiros do grupo.
Não há uma religião específica, geralmente os ciganos consideram Santa Sara kali como sua protetora.

cigana_cartas_efeitosNa espiritualidade, os Espíritos Ciganos, são também, uma linha de trabalhos espirituais que busca seu espaço próprio, pela força que demonstram em termos de caridade e serviços a humanidade. Seus préstimos, são valiosas contribuições no campo do bem-estar pessoal e social, saúde, equilíbrio físico, mental e espiritual, e tem seu alicerce em entidades conhecidas popularmente com “encantadas”.
São entidades que há pouco tempo, ganharam força dentro dos rituais da umbanda. No começo, como já falei aqui,, eles eram confundidos com entidades espirituais que vinham na linha dos Exus, tal confusão se dava, por algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro, ou nomes semelhantes a esses utilizados por Exus e Pombas-Gira.

2008082907461529Hoje, o culto está mais difundido, se sabe e se conhece mais coisas sobre essas entidades, chegando algumas casas, a terem um ou mais dias, específicos, para o culto aos espíritos ciganos. Por isso venho falando sempre para não confundirem espiritualidade cigana, com ciganagem!
Os Ciganos, não tem na Umbanda, o seu alicerce espiritual, se apresentam, também, em rituais do tipo mesa branca, Kardecistas e em outros rituais específicos de culto à natureza e todos os seus elementos, por terem herdado de seu povo, o cigano, o amor incondicional à proteção da natureza. Eles encontraram na Umbanda um lugar, QUASE IDEAL , para suas práticas por uma necessidade lógica de trabalho e caridade.
Dentro da Umbanda seus fundamentos são simples, não possuindo assentamentos, ou ferramentas para centralização da força espiritual.

alma-barrinha-1São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam, exclusivamente, de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.
Diferentemente do que pensamos e aprendemos, raramente são incorporadas, preferindo trabalhar SOMENTE COM A IRRADIAÇAO, mas quando o fazem, creiam, você pode levar horas a conversa com eles, sem que isso lhes causem cansaço ou desgaste. São entidades que trabalham com o bem e para o bem, e, quando há necessidade de realizarem qualquer trabalho na esquerda, não são elas que o comandam e sim, as entidades que trabalham para este fim, por isso, não precisam de assentamentos. Por isso tudo, fica evidenciado que são entidades, que trabalham exclusivamente para o bem.

2182821mby4j76ihgOs ciganos em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. A Santa Sara Cali é sua orientadora para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com Sincretismos, pois Santa Sarah é tida como orientadora espiritual e não como patrona, ou imagem de algum sincretismo.
Muito se ouve falar que a linha de Cigano faz parte da Linha de Exu, que os Ciganos são entidades ainda em evolução tentando ingressar na Linha de Exu, que Pomba Gira Cigana, ou Ciganinha foram as únicas Entidades Ciganas que evoluíram e ingressaram na Linha de Exu.
Essa falta de entendimento, volto a dizer, que é na realidade uma simples dedução, faz com que muitos terreiros não deixem os médiuns trabalharem com essa linha. Chegam a dizer, que são entidades sem luz e quando o permitem, o fazem, somente para o ganho material

cabala.gif_480_480_0_64000_0_1_0Vou, aqui, tentar explicar um pouco como trabalha e como é a Linha de Ciganos: Os Ciganos são Entidades “livres”. Não se fazem “firmezas” ou “assentamentos” para Ciganos dentro da “casa de Exu”, ou em qualquer lugar do terreiro. Quem diz que tem seu Cigano “preso” no Terreiro não passa de um mentiroso, ele tem é obsessor “preso.” Onde já se viu firmar Cigano como Guardião?
Cigano trabalha em todos os “lugares”, são livres para trabalhar e, precisam dessa liberdade, para sua evolução, pois é dando corda que se enforca uma pessoa. E assim também se faz com desencarnado.

7a2c319a544f24738620fffd5467e26bNão estou dizendo que não possa ter elementos de Ciganos dentro do seu terreiro, de sua casa, nada disso, eu mesmo, tenho o meu altar cigano, até porque, muitos médiuns precisam de um ponto de fixação para poder entrar em sintonia com seus guias.
Outra coisa, muito importante de se falar aqui: Os Ciganos não trabalham a serviço de um Orixá específico por isso, não são guardiões de um terreiro. Essa linha trabalha, em paralelo e conjugada, com as demais, onde o seu compromisso primeiro, é com a caridade e não com nenhuma outra linha específica.

a852eb61f7f0526954dfccaa8106eacaOs Ciganos são protetores e não guardiões. Não podem trabalhar dentro da linha de Exu, Almas. Já os Exus Ciganos e Pomba Giras Ciganas são exus, como outros quaisquer, exercendo todas as funções que qualquer exu e pombo gira exercem. Em resumo: cigano é uma coisa, exu cigano é outra. Fui claro? Eles têm funções diferentes, embora a mesma origem cigana.
Os Ciganos so se manifestam nos terreiros de Umbanda, justamente por Ela ser uma religião aberta e dar liberdade para qualquer linha de trabalho que venha fazer Caridade. Por serem muito alegres, os médiuns começaram a se fascinar, e ter excesso de culto por essa Linha. Aí começaram as vaidades, as roupas enfeitadas, bebidas, fumos, danças, firmezas, assentamentos, jogos em casa ou até mesmo no terreiro, e assim, infelizmente, muitos espíritos que ainda estavam em “desenvolvimento” para ingressar nessa Linha se perderam junto com os médiuns, e hoje podemos ver os absurdos que são feitos usando o nome de entidades ciganas de luz.

cigana_cartas_efeitos
O mundo está cheio de charlatão e o pior, é que as pessoas na hora do desespero, pagam o que for, necessário, para saber como anda sua vida, como anda seu marido, como anda seu trabalho e coisas desse tipo.
Podemos pagar pelas graças recebidas, através de almoços, jantares, oferendas, que servem para mostrar a nossa gratidao em conseguir o que queremos, claro, dentro do merecimento de cada um.
Basta saber que um pedacinho de papel, metal ou outro elemento foi irradiado por uma entidade, vale a pena que vocês usem isso como um talismã e lembrando de agradecer, acabam entrando em sintonia com Espíritos de Luz, a assim lembram de suas metas e lutam por elas.

1313632845828161
Os Ciganos trabalham com os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.

O Elemento Terra:

familia_ciganaEles distinguem cada pedra e têm o conhecimento sobre elas, e assim manipulam o elemento terra. Cada pedra tem um porque de ser usada e uma necessidade. Quando é pedido para que passem a pedra em alguma parte do seu corpo, ou para que a segurem, vocês estão se descarregando, ou até mesmo se energizando, depende do trabalho que está sendo realizado. É na terra que se encontra firmeza para enfrentar a vida, resgatar o karma e continuar o caminhar.

familia_ciganaO Elemento Água : Podem utilizar copos ou taças com água. Através da água conseguem ver se não há maldade no que esta sendo pedido. Enxergam se há pureza no coração de cada um, pois a água serve de espelho, espelho esse que reflete o que tem dentro de cada um de vocês. Conseguem ver com clareza o que foi feito por cada um e o por que de estarem colhendo o que não querem colher.

O Elemento Ar e Fogo

familia_ciganaPodem utilizar o cigarro e com ele estar manipulando dois elementos, o ar e o fogo. O fogo, muitas vezes, é usado para queimar invejas, miasmas, larvas e cascões astrais.
A fumaça, quando é direcionada ao consulente serve para envolvê-lo numa cortina para que, naquele momento, os obsessores sejam confundidos e tenham a visão obnubilada e fiquem desorientados, procurando o consulente. Assim torna-se mais fácil ao sistema de defesa da Casa, através dos guardiões e resgatá-los, afastando-os.
Nem sempre esses elementos são usados de uma só vez, e quero deixar bem claro, que não precisamos diretamente dos mesmos, podemos plasmá-los, perfeitamente, usando o ectoplasma do médium.

familia_ciganaPara um Cigano poder trabalhar em prol da caridade, não é necessário um baralho, uma taça de vinho, ou qualquer outro elemento. Isso é mito! Eles podem usar e usam, elementos da natureza em alguns trabalhos, entretanto, quando estão incorporados nos médiuns, a energia de trabalho e o próprio corpo do médium limitam a visão e o campo de ação da entidade. Querem saber como trabalham e como são?
Muitas histórias são contadas, muitas histórias são ouvidas, mas nem tudo que é falado é verdade.
Vão para o terreiro, entrem em sintonia “com o plano espiritual”, limpem-se de suas próprias línguas e trabalhem em prol da caridade. Ajudem no que for preciso e busquem andar corretamente, quem sabe um dia vocês obtenham alguma resposta?
Lembrem sempre, que todas as entidades são iguais, umas trabalham juntas, outras não, mas todas tem um único objetivo: a Prosperidade.

familia_cigana
Existe uma palavrinha mágica para quem quer se conectar com as coisas ciganas, que se chama humildade, e muitas pessoas, interessadas apenas e tao somente nas benesses, estão esquecendo-se de que, muitas vezes, faz-se necessário, abaixar a cabeça na hora e no momento certo e pedir perdão por ter se achado o dono da verdade.
Parem e pensem: a árvore para dar frutos e sombra precisa da água para germinar a terra, da terra para poder se fixar, ter um porto seguro e poder ter vida. Do vento para espalhar suas sementes e assim formar uma mata, do calor do sol para o crescimento das sementes.

familia_ciganaAgora, vou mostrar como isso funciona dentro da espiritualidade: O médium precisa de um(a) dirigente espiritual para ajudá-lo a se desenvolver, de conhecimentos sérios e específicos, como um porto seguro para incorporar as entidades, de estar harmonizado com o alto para expandir a caridade, a prosperidade e, de estar equilibrado para doar energia e poder ajudar uma pessoa necessitada.
Estou falando de pessoas sérias e não de charlatães, então não sejam prepotentes, achando que sozinhos poderão adentrar no Mundo Cigano. Eu, por exemplo, tive a sorte de conhecer a Sra. Maria de As, uma cigana espanhola, que aos meus 15 anos, me preparou, não sei o sei, não sou o que sou, dentro das coisas ciganas, da noite para o dia.
Entao, muito cuidado com a ciganagem, pois por mais bem intencionados que estejam hoje, amanhã irão, certamente, transformarem-se em um, se deixarem-se envolver pela vaidade e prepotência de trabalharem sozinhos!

familia_ciganaEntendam, por favor, porque falo que não se pode sair inventando coisas, não podemos inventar altares, montar em suas casas, “mesinhas” para jogar baralhos, runas, ou o que for, em nome do povo cigano. Porque ai, eu lanço a pergunta: Para onde vocês, acham que vão as cargas, os miasmas, as larvas e cascões astrais retirados dos seus consulentes? Para o ralo do seu banheiro? Se as entidades não trabalham sozinhas, porque vocês insistem em “APRENDER” as pressas, sozinhos? Querem ser “chefes de terreiro”? Vaidade, prepotência, ou ignorância?

familia_ciganaNão tenham excesso de culto por nenhuma entidade, isso prejudica somente a vocês mesmos e a sua entidade, gerando fascinação de ambos os lados, pois existe , hoje, tantas pessoas, que ficam tão viciados por oferendas, que só escutam as entidades se estiverem oferendando alguma coisa, aí elas, para serem escutadas começamos a pedir oferendas. Assim ambos perdem.
Tudo em excesso pode ser destruidor!
Se há amor em excesso, há ciúmes e possessão,
Se há ódio, há morte,
Se há fascinação, há vaidade,
Se há alegria em excesso, há inveja,
Se há tristeza em excesso, há depressão,
Se há culto em excesso, há fanatismo.

familia_ciganaÉ preciso que tudo na vida esteja bem equilibrado, e o equilíbrio tem um nome que se chama FOCO, FORÇA E FE. Paz interior, é fazer caridade ao desconhecido, é o amor pela vida e pelo o próximo. Prosperidade igual a resultado, não meio, é luz, vida e amor.

familia_cigana
Cuidado com a Ciganagem!

familia_cigana

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “ENTIDADES CIGANAS E CIGANAGEM! ENTENDA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: