2016: UM ANO SOLAR E DE ENCERRAMENTO DE CICLOS

     ¨Me encanta essa coisa que Deus tem, de pegar pedra bruta e transformar em diamante¨.  

Bia Pia

Em 2016, seremos regidos por Júpiter, Mercúrio e especialmente o SOL, sim, isso mesmo, teremos um ANO SOLAR! 2016, será com certeza, um ano de muita atividade solar e precisaremos, durante todo os dias do novo ano, estarmos atentos a esse fenômeno que nos é dado pelos cálculos da Astrologia da Antiguidade, que nos aponta o Rei Sol, como o planeta regente. As análises dos aspectos envolvendo o trânsito de Júpiter, Saturno e Nodo Norte, o ano será, também, influenciado por Júpiter e Mercúrio, nos traz a certeza de grandes avanços na área da ciência e tecnologia e Comunicação, que terá um ano produtivo, apesar de todas as crises, até mesmo, porque precisaremos de novos recursos, para nos protegermos contra os efeitos nocivos da aproximação com o SOL.

O planeta Marte transita entre Escorpião e Sagitário, entrando em Escorpião, já bem nos primeiros dias do ano, pois estaremos atravessando um período de transição lunar e a nossa Lua, só ficara crescente, a partir do dia 02 de janeiro e terminará esse ciclo em Sagitário em setembro, quando Júpiter entrará em Libra. Podemos pontuar, aqui, a oposição Júpiter e Netuno, que marca o final de 2015 e a quadratura Saturno – Júpiter-Netuno, muitas vezes, envolvendo o planeta Marte conjunto a Saturno. E ainda, a quadratura Plutão-Urano. Será um período onde o mundo parecerá girar muito rapidamente. Apesar de todas as crises, a vida continuará seguindo o seu fluxo normal e aqui podemos falar, em avanços grandiosos, nas pesquisas na área de saúde, meio-ambiente e comunicação de uma forma geral.

Os signos mais favorecidos serão aqueles que suportarão melhor as pressões e que se mostrarão curiosos e dispostos a participar de um mundo novo, porque será isso que encontraremos: UM MUNDO NOVO, que é o que acontece após enfrentarmos o CAOS. Se considerarmos a regência de Leão, associada a Mercúrio e Júpiter, podemos então, dizer, que muitas pessoas poderão começar a trabalhar naquilo que realmente gostam, especialmente, os nativos de Leão que se dedicarem com todo o afinco e a sua produtividade deverá ser notada como sinônimo de fertilidade. Arando a terra, amassando o pão, lapidando as pedras, será assim, que geraremos as nossas riquezas, do mesmo modo que precisaremos aproveitar as nossas melhores habilidades que possuímos, ao invés de fazermos escolhas equivocadas na carreira e em nossas vidas, de uma forma geral.

Saturno em Sagitário e Júpiter em Virgem são uma combinação, que nos faz pensar em estudos, pesquisas, viagens. Então, a partir de setembro de 2016, Júpiter, já em Libra, conjugado com Saturno em Sagitário, trará para primeiro plano todas as questões ligadas à justiça e será aqui, que O GOVERNO, passará a ter sérios problemas para manter o seu poder e o domínio sobre uma população já cansada e faminta de coisas sérias e verdadeiras. Uma população, senhoras e senhores do GOVERNO, que estará voltada para valorizar a disciplina que permite uma dose de produtividade maior, que não se deixará mais dispersar pelos desmandos judiciários. A população brasileira passará a ter opinião própria, evitando, assim, vibrar a energia das fofocas e tantos boatos, que nunca são investigados com competência e equidade, por pessoas, que só nos fazem perder tempo à toa!

Então, será preciso, que os corruptos e inoperantes políticos, que até agora estão ocupando cargos de poder, sangrando a coisa pública, entendam que, nesse momento, se levantará uma população unificada, com foco, determinação, organização e com uma grande vontade de eliminação de qualquer tipo de excesso em sua economia já sangrada descaradamente. Uma população com uma maior capacidade de síntese, que irá direto àquilo que, realmente importa. Que se preocupará com a sua boa saúde, pois, foi vítima esse tempo todo, de uma inadequada e ineficaz administração. Uma população, um país, que já não mais aceita, consumir lixo e que evitará os alimentos contaminados, ou que possam levar a problemas sérios de metabolismo.

Os políticos precisarão ficar espertos com o que virá por aí, em 2016, pois estarão diante de uma Nação com uma postura cooperativa no ambiente de trabalho e que exigirá relações de igual para igual nos relacionamentos amorosos, sem nenhum tipo de dominação, ou manipulação. Uma população, que estará banhada num desejo, profundo de superar obstáculos e vencer limites, mas, dessa vez, de um modo planejado, estruturado, sem tantos riscos e com muita postura estratégica. A População Mundial, movida pela energia do número NOVE, seguirá em frente, continuará a tentar mais uma vez, mais uma vez, a fazer o melhor, desfazer aquilo que não ficou bem feito e começar de novo, quantas vezes forem necessárias. Com Netuno, saber se perdoar e entender, que apenas tentar fazer o melhor já será mais o bastante. Uma população, que caso não tenha conseguido fazer o seu melhor, não se culpará mais. Poderá até, adiar um pouco, mais tentará, firmemente, a tentar de novo, num outro momento. Mas, dessa vez, será preciso que os projetos tenham início, meio e fim.

Considerando que a Lua estará em Leão no primeiro dia do ano e ainda, considerando, também, a hipótese de trabalhar com a regência dos cálculos antigos, esse lado leonino pode fazer com que as pessoas queiram ter mais filhos, o que representa uma ponta de esperança. A força de Netuno e a regência do Sol trazem alegria e espontaneidade para um ano que se destaca pelas energias racionais, produtivas e trágicas. Júpiter entrará em Libra e, antes do final do ano, estará em quadratura com Plutão em Capricórnio. Ainda, fazendo oposição a Urano. A questão ligada aos relacionamentos, virão para primeiro plano. Mas, a necessidade de se ter um senso de justiça, será fundamental. Homens e mulheres, que se sentem injustiçados dentro dos relacionamentos, dentro de seus relacionamentos, se confessaram traídos, por motivos diferentes… Ou, porque o outro se acomodou, se abandonou, ou, realmente, porque foi mais feliz com outra pessoa. Com diálogo sincero desde o primeiro encontro, é possível modificar esse quadro. Todos estarão muito preocupados em saber aprender a como gerenciar às 24 horas do dia de modo a sobrar tempo para meu lazer e a companhia da família.

Todos, nós, indistintamente, estremos muito preocupados em saber o que fazer de melhor pelas pessoas que amamos. Estaremos mais dispostos a sermos mais tolerantes. Em como nos colocarmos mais no lugar do outro, em como conseguir entender como pensa e se sente o outro! Todos nós, procuraremos mais harmonia em nossos relacionamentos e, principalmente, de que modo, poderemos fazer para que as balanças das nossas vidas possam permanecer em constante equilíbrio. Quadraturas e oposições farão parte. O céu exigirá uma maior atenção e, alguns momentos serão de grande tensão Mundial. Mas, é sempre bom lembrarmos, que todos os diamantes são formados sobre enormes pressões e temperaturas. Desta forma, o resultado de 2016 poderá ser favorável para todos os signos. Mas, teremos que fazer por onde! Fazer a nossa parte!

Para os pessimistas, é importante lembrar que, apesar de tudo, os escândalos continuarão a aflorar, as pessoas começarão a se escandalizar com os erros cometidos por governantes, mas em 2016 existirá uma maior consciência sobre vários temas diferentes e estruturas profissionais como os espaços, deixam claro, que a competitividade das grandes corporações, governamentais, ou não, estarão chegando ao final.  Então, tomar consciência irá doer sim! Exigirá sacrifícios, sim! Mas, a grande massa, já estará se mobilizando para grandes mudanças, que nos tirará da nossa zona de conforto, nós nos responsabilizaremos mais por muitas das dificuldades que o mundo vive, e isso será incomodo, mas é o que a vida nos exige, é assim que deve ser! Um fato muito marcante, já que estamos falando em dificuldades, será o assassinato que irá acontecer em 2016, durante esta fase que vai entre fevereiro e setembro, por causa marte-saturno, levando a um choque muito grande e a uma comoção mundial nas pessoas. Pode ser o Papa, ou outro dignatário mundial.

O aspecto marte-saturno é cruel! Este aspecto une dois planetas maléficos, então, para as pessoas do signo de escorpião, lua, ou ascendente em escorpião, será, de verdade, um período complicado. Representa os militares, a guerra. Aqui, falo de novos e maiores atentados terrorista em 2016. É bom deixar claro, aos nossos “GOVERNANTES”, que as olimpíadas serão em 2016 entre 05 e 21 de agosto caindo no Karma perigosíssimo e esse trânsito trará grande competitividade, militarismo, choque. Devem, ELES, terem atenção quanto ao que vai acontecer em termos policiais, como por exemplo, a Guerra Civil, que, se iniciará no Estado do Rio De Janeiro e a violência vai recrudescer de uma forma assustadora. As pessoas estarão muito agressivas, tensas, competitivas e até de luto.

Marte em Saturno irá trazer um ataque terrorista de grandes proporções na Ásia e no Pacífico, porque caí no signo de escorpião, que rege o Japão, por exemplo, e as duas Coreias. O Afeganistão, também, é regido por escorpião, mas é guerra com certeza! A indústria armamentista se mostrará muito forte. Os senhores da guerra lucrarão muito na África, no Oriente Médio. Nós, aqui do Brasil, ainda que uma potência média, somos felizes, pois temos algo de pacifismo que é muito positivo, mas que já está contaminado e não será difícil de descobrirmos forças guerrilheiras ao norte do país. Ser aliado dos Estados Unidos é muito importante e manter a cooperação internacional. No entanto, em 2016, dificilmente, os países ficarão em cima do muro, uma nova guerra se iniciará. Não digo a terceira guerra mundial, porque como Einstein falou a Terceira Guerra Mundial seria de “paus e pedras”. De qualquer forma, a Síria estará com grave problema de Guerra. O Presidente da Síria, Bashar al-Assad , tem muitos planetas em escorpião, que estarão ativados em 2016 e isso acabará trazendo o agravamento da situação na Síria.

Em 2016, os demônios estarão fortalecidos, ou, aquilo que classificamos com  “A CLASSE ASSURA”. A Presidente Dilma Rousseff tem planetas em escorpião na casa 12 da lua dela e Marte com Saturno em trânsito, lhe trará a humilhação, a perda, chegará o seu processo de impeachement e ela perderá, totalmente, a sua popularidade e a população irá se vingar. As Olimpíadas 2016 vão acontecer sob um clima ruim. Ela não deveria nem aparecer para discursar no Rio de Janeiro. Muitas maquinações contrárias, já estão sendo traçadas nos bastidores. Muitas pessoas da cúpula do PT continuarão sendo presas e ela correndo risco eminente de prisão e até a perda de seu mandado. A população chegará, cada vez mais, ao limite, querendo fazer justiça com as próprias mãos. Os militares são representados por marte e, neste transito em 2016, poderão sim, serem convocados. Será um ano complexo. A presidente Dilma Rousseff , não conseguirá mais manter em sigilo, o seu sério problema de saúde.

Marte Saturno na casa 10 do mapa do Brasil indica um período difícil para a Presidente da República, cuidado com estado de exceção, golpe. Ano que vem, um ano de eleições, mas para outubro/novembro o ambiente estará mais tranquilo. Haverá muitas mortes entre os civis, as comunidades pacificadas, revoltadas, sofrerão novos ataques, o povo voltara às ruas e os policiais e militares se mostrarão completamente despreparados para lidarem com esse fato. Outro assunto que chama a atenção é sobre um magistrado, que será assassinado. Haverá mortes que deixarão as pessoas abaladas e todas, digo, todas, com escândalo políticos.

Mundialmente, um atentado terrorista de grandes proporções levando ao recrudescimento da guerra ao terror. Na Síria mais crianças assassinadas. Um terremoto seguido de um grande tsunami voltará a ocorrer no Japão e em outra região do Pacífico. Haverá um grave desastre natural, matando milhares. Nesse momento o Brasil perderá grandes oportunidades devido à corrupção interna e aumentará a crise em veículos de Comunicação, crescerá, também, o número de desemprego e o desmatamento atingirá mais de 30% ao mês. As grandes montadoras e empresas automobilísticas passarão por sérios problemas, o que terminará gerando mais greves.

Em relação à Economia na Grécia, a situação se tornará muito mais complicada e esse acontecimento, fará com que outros Países da Europa venham a falir e a pedir ajuda. Nesse momento, é que começarão a surgir novos protestos mundiais! Como estamos em um ano solar, vários serão os acidentes naturais e aqui, vale à pena ressaltar um grande terremoto em Tonga, que fará muitas vitimas, além de um outro, no México, lá pelo mês de junho. Mesmo se falando de um ano solar, precisamos registrar uma grande onda de frio, muito intensa, que atingirá o sul e sudeste do Brasil e os termômetros marcam medidas abaixo de zero, em vários momentos; geadas serão constantes e algumas regiões, especialmente o Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Manaus terão chuvas muito fortes, com ventos destruidores e enchentes com desabamentos sem precedentes.

A Ucrânia acordará com um desabamento de uma mina de carvão, que deixará muitas vitimas e um grande terremoto atingirá as Ilhas Gregas deixando varias vitimas, logo nos primeiro meses do ano. Ainda por conta de nossa proximidade maior com o Sol, vários países serão fortemente castigados pela seca e falta de água, sendo Portugal um dos que mais chamam a atenção, especialmente por conta das queimadas em várias regiões. A Colômbia continuará vitimando a sua população, mais até o final do ano, também será a atingida por um terremoto, o que deixará o País em estado de alerta e chamará a atenção mundial para esse fato. As Filipinas, também, serão paloco de um grande naufrágio, deixando muitas vítimas. A China sofrerá outro terremoto, em Xinjiang. Os Conflitos no Quênia e tentativa de assassinato contra um Político famoso agitará o país e outros  conflitos agitaram a Irlanda do Norte, onde dois atentados serão registrados.

Haverá uma grande onda de calor, que crescerá na Ásia e em alguns locais devido as chuvas se espalham casos de leptospirose, mal de Weil, cólera e o Brasil não escapará de onda de dengue, zika e outras doenças, que já começam a se manifestar especialmente no nordeste do País. Uma grande erupção poderá ser observada no Havaí, tudo por conta de terremoto, também! Aliás, terremotos serão notícias comuns em todos os meios de comunicação, inclusive na Nicarágua. A onda de calor, já tanto falada aqui, se espalhará pela Ásia, Japão, Coréia e China, que sofrerão com as grandes tempestades.

O Brasil, por vários meses, ainda continuará sofrendo com os escândalos que abalarão as estruturas de Brasília, que verá suas bases e partido políticos importantes, que serão abalados por conta de novas denúncias, falsas licitações e desvios de verbas, que ecoarão por vários Estados. Muitas prefeituras, espacialmente no Estado do Maranhão serão seriamente investigadas por desvios e licitações fraudulentas. Ainda sobre os efeitos do Sol, em proximidade e regência com a Terra, não podemos deixar de falar sobre uma grande onda de calor que atingirá a Europa e a Ásia, o que ocasionará o surgimento de ventos fortes, tornados e ondas gigantes em algumas regiões, com o aparecimento de um novo vírus, que trará grandes problemas. Individualmente, iremos vivenciar esse carma negativo e teremos que comer menos carne, especialmente a bovina, pois teremos problemas sérios com a larga produção, que não se preocupará com a qualidade da mesma. Na índia, por exemplo, aonde a vaca é um animal sagrado, será um dos sinalizadores do que falo agora e o primeiro ministro desse País, Narendra Modi cuja lua e marte estarão em escorpião, passará por período de muita tensão pessoal e complexidade em relação a possível guerra com os países vizinhos, especialmente com o Paquistão!

Coletivamente e individualmente, este carma negativo fará com que crianças e adolescentes sofram mais bullying, o que aumentará a taxa de suicídio, especialmente nos Estados Unidos. No Brasil, a taxa de marginalidade escolar tende a crescer e novas tecnologias, para guerra já estão sendo criadas. A partir de junho de 2016, com Urano entrando em Aries, regido por marte, trará uma combinação marte-saturno-urano que é muito ruim, indicando problemas com guerra, bombas. A Rússia com a Ucrânia, por exemplo, sofrerão seriamente com os graves de recrudescimento de tensões nessa região. A Rússia já deu aval de que aumentaria o seu arsenal de bombas e isso não é nenhuma novidade!

No Brasil, grave crise financeira. Demissões em massa, falência de grandes empresas não serão uma novidade. Como falamos desde o início da análise de 2016, viveremos momentos tensos, de caos, mas que servirão para que possamos aprender a respeitar o nosso planeta e a nossa Mãe Natureza.

                               A VISÃO DE 2016 ATRAVÉS DO TAROT

O Tarot é um oráculo de 78 lâminas divididas em dois grupos distintos: 22 Lâminas chamadas de Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Os Arcanos Maiores, numerados de 0 a 21, nos permitem fazer uso da Numerologia para calcular o Arcano Pessoal de uma pessoa, através da soma de sua data de nascimento, por exemplo. Ou, ainda, extrair o número e a carta que rege um ano e é sobre esse assunto que trataremos agora. Vamos lá?

Somando os algarismos do ano que se aproxima o ano 2016 (2+0+1+6= 9), temos a informação de que o Novo Ano será regido pelo nono Arcano Maior do Tarot, chamado de “O Eremita”. Do grego “eremithis”, o termo latino “eremita”, que significa aquele que habita na solidão, como um monge. Aquele que professa a vida solitária. As raízes mais profundas do vocábulo nos leva ao sentido de desabitado, deserto.

Ermo é um dos sentidos desta Lâmina tão silenciosa e tão importante na estrutura do oráculo. Na maioria dos oráculos disponíveis no mercado vemos um homem maduro em pé, por vezes curvado, segurando uma lanterna, ou mesmo uma ampulheta. O ambiente em que se encontra, geralmente é escuro e afastado de todo movimento social, já que se retira de qualquer burburinho para se dedicar ao que realmente interessa. Seus atributos clássicos, vão desde maturidade, peregrinação e prudência, até limitação, irredutibilidade e demora. Velhos e novos caminhos árduos. Símbolo máximo da busca incessante da sabedoria, “O Eremita” deixa transparecer sua experiência de vida, tanto seus erros quanto seus acertos, a partir de uma postura voltada à luz de sua lanterna. É um dos arcanos mais importantes, no que diz respeito aos seus próprios deveres, às suas convicções.

Depois de um ano regido pelo arcano “A Justiça”, com ênfase no bom e no mau uso do poder, tanto na política, quanto em diversas áreas da vida, o ano regido pelo “O Eremita” tende a ser mais ponderado. Pelo arcabouço simbólico, nota-se a ausência de símbolos de poder: as vestes são simples e o conjunto remete à supressão de tantos fardos e vínculos duvidosos. O Eremita prenuncia um ano de obstáculos, consideráveis, que poderão ser transpostos com a devida perseverança. O bom uso das palavras e as atitudes prudentes deverão ser exigidas durante todo o ano de 2016, para que nenhum esforço na direção da harmonia seja em vão. O Eremita, desta forma, anuncia um ano de obstáculos consideráveis, que poderão ser transpostos com a devida perseverança.

Um ano regido pela Lâmina do Eremita, nos fala em estudo, reflexão, interiorização e, até mesmo, numa boa dose de obstinação. Nada tende a ser tão fácil e rápido quanto parece, já que as circunstâncias tendem a exigir cada vez mais articulação e repertório de cada um de nós em diversos contextos. Diante de um foco específico, o arcano sugere absoluto controle dos próprios conhecimentos e dos argumentos para se sobressair, consideravelmente. O intelecto tende a ser muito mais requisitado do que a força física. Assuntos, interesses e investimentos do passado, podem ser abordados com mais frequência do que nunca, já que descobertas e retomadas tendem a acontecer naturalmente sob a regência do Eremita.

Grandes perigos, grandes responsabilidades. Preguiça, sedentarismo, desânimo e desistência tendem a ser alguns dos principais empecilhos de 2016. Desculpas e mais desculpas, para procrastinar decisões importantes, podem fazer com que oportunidades grandiosas, muitas vezes únicas, sejam perdidas. A forte sensação de falta de tempo será um agravante, que suscita manias cada vez mais frequentes, de reclamar não só das pessoas, mas dos desafios que o mundo impõe  e, qualquer intempérie, equívoco, distração e imprudência tende a ser alvo de críticas. Mas, a lentidão para realizar algo, pode ser mais proveitosa do que aparenta, porque, agir de modo cauteloso e estruturar as relações e os projetos com a devida atenção, são as ordens do Eremita.

A Lâmina indica o alcance da maestria através da paciência. Desenvolver uma postura tolerante e mais calma em relação à vida e às pessoas, poderá fazer com que os meses de 2016 sejam serenos e bastante proveitosos. A indignação com a demora do sucesso, ou mesmo de algum reconhecimento pode fazer com que os pequenos êxitos sejam menosprezados. Não é um bom ano para querermos mais do que já se temos, pois qualquer exagero, com certeza, deverá ser questionado pela força ponderada desta Lâmina. O necessário pode ser extraordinário. Assim como a ansiedade pode ser um problema para os mais impacientes. O Eremita fala da inteligência e comedimento para administrar a vida com o necessário jogo de cintura, conhecendo e aceitando as limitações que tendem a surgir pelo caminho. Mesmo que o mundo continue desajustado em diversos níveis depois de um ano marcado pela Justiça, “O Eremita” rege o período em que o silêncio faz toda a diferença.

O sucesso pode ser medido pela consciência tranquila e pela ausência de qualquer reação quando uma ofensa, ou um problema chegarem com força. Se neste ano a palavra é prata e o silêncio é ouro, desde já, é prudente fazer mais e falar menos. Ater-se aos compromissos e tomar distância do supérfluo é um dos lemas do velho sábio do Tarot. Mesmo sendo alvo de críticas, convém continuar produzindo no ritmo natural. As relações mais consistentes, que resistem aos percalços do tempo, estão favorecidas no ano do Eremita. Mas, convém deixar claro, que toda e qualquer dúvida, afetiva, tende a ser alvo de questionamentos, críticas e mesmo rupturas. Apenas o que for sincero, maduro e sereno pode se manter em perfeito estado neste ano regido pelo nono arcano do Tarot.

As pessoas solteiras aumentaram o ritmo na busca de uma relação significativa, intensificando o uso da internet e de aplicativos, por exemplo, a fim de encontrar um par romântico. Mas, é bom que fique claro, nem todos os vínculos novos podem se mostrar significativos. Amigos e afetos do passado merecem destaque, pois relações antigas, desde que estáveis e realmente significativas, se exaltam em 2016. É o ano da reclusão e de uma posição introspectiva percebida em atitudes relacionadas ao afeto e aos hábitos. Ficar a sós com quem se ama, ou manter-se só, acaba sendo mais frequente e proveitoso do que se imagina. É, ainda assim, um período marcado pela seriedade com que os sentimentos são tratados. Recolher-se não apenas será saudável para uma relação, como também uma maneira de rever medidas e reconhecer erros, que merecem ser reparados.

Uma curiosidade iconográfica a respeito do Eremita é que nos Oráculos mais antigos, a ampulheta no lugar da lanterna, remetia à personificação do tempo. É por isso, que a paciência é uma das principais virtudes a serem desenvolvidas neste Novo Ano. O buscador irá em busca de si próprio, mas sabe que deve seguir os passos da natureza: saber lidar com o tempo, esperar o melhor momento e agir com absoluta prudência diante do que não pode ser evitado. A voz do sábio é ouvida na serenidade. Em vez de se desesperar com determinadas situações, o melhor, é aprender a esperar. Evitar conflitos, tanto externos quanto internos, faz com que as palavras certas sejam ditas e as atitudes mais promissoras sejam tomadas. A fidelidade a quem se ama e ao que se acredita, tende a ser um dos fatores para alcançar o sucesso no ano do Eremita.

É como se um chamado à autenticidade fosse ouvido e seguido sem pestanejar. Longe de ser um prenúncio de solidão extrema, o arcano regente de 2016, apenas nos convida a constantes balanços sobre a nossa própria conduta para com as pessoas, a vida e o mundo. Os caminhos se abrem na medida em que um passo é dado, seja ele certo, ou não. Os movimentos mais auspiciosos, serão àqueles que desencadeiam uma série de questionamentos e os que instigam reflexões severas sobre o que se quer e sobre quem se é. Notemos que a lanterna, que o Eremita carrega joga luz ao desconhecido. Portanto, em vez de temermos as mudanças, que invariavelmente ocorrerão nos próximos doze meses, a orientação do Tarot é, justamente, aceitar as rotas que se descortinam.

Um ano de sabedoria, é aquele em que ninguém permanece igual ao que era antes, mesmo que se movimente pouco em direção ao que se deseja. Devagar se vai longe, mas, também, se conquista um mundo. Todo arcano regente de um ano deve ser interpretado ao longo dos doze meses, percebendo a influência dos símbolos em acontecimentos, sensações, dificuldades e realizações. A importância do Eremita para 2016 é grande, porque suscita não apenas o tempo certo para cada situação, como também, serve de estímulo para olhar o passado com olhos serenos. Cada dificuldade enfrentada e cada vitória alcançada até aqui, são cruciais para definir a realidade, não apenas do mundo e do país, quanto os sentimentos, os desejos, as crenças e as forças de cada pessoa.

O Tarot promove uma reflexão constante a respeito da passagem do tempo, seja ela rápida, ou demorada. Será através desta postura aberta ao novo, sem medo do que já passou que fará de 2016 um ano de discernimento, coerência e responsabilidade.

O ASTRAL DE 2016: O PLANETA REGENTE E AS SUAS INFLUÊNCIAS

Antes de iniciarmos esse assunto, se faz necessária uma breve explicação sobre o que é e como funciona um Planeta Regente de um Novo Ano. Então, entendamos, que um ano astrológico tem seu início com o ingresso do Sol no signo de Áries no dia 20 de Março, ou 21, dependendo da entrada do Sol nesse signo. É nesse momento, que o planeta regente do ano, passa a sê-lo de fato e de direito. Os dias que antecedem o dia 20 de Março, ainda pertencem ainda ao regente anterior e por isso temos sempre a impressão de não mudança, de que tudo continua a mesma coisa.

O Primeiro ano de cada ciclo maior é governado pelo Regente do Ciclo. Em seguida, cada ano tem seu próprio regente. A ordem de regência dos planetas é a mesma observada em tratados cabalísticos e textos de astrólogos medievais, que consideram o “horário planetário”, numa sequência que se inicia pelo planeta mais lento e termina no mais rápido.  A sequência que aprendi ao longo desses 38 anos é: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua. Vamos dar um exemplo clássico dentro da Astrologia Cabalista: Em 1981 iniciou-se o Grande Ciclo do Sol, sendo esse planeta também o regente daquele ano. A partir daí define-se os regentes dos anos subsequentes: 1982/Vênus; 1983/Mercúrio; 1984/Lua; 1985/Saturno; 1986/Júpiter; 1987/Marte; 1988/Sol e, agora, novamente, voltamos a ser regidos pelo SOL, vamos ver o que ele guarda para cada signo?

ARIES:

Os arianos tendem a buscar novas experiências, especialmente, os nativos do segundo e terceiro decanatos. Urano ainda em Áries continuará fazendo com que esses nativos, questionem o estabelecido e o seguro, além de procurarem novas situações, onde possam expandir o seu campo de experiência como indivíduos. Aquilo que não puder se transformar e evoluir tende a chegar ao fim, pois, muito provavelmente, não se encaixará com as necessidades atuais dos arianos. Nesse caso, não são as situações que mudaram e exigirão que os arianos mudem: é o nativo que mudará e as pessoas e situações de antes, deixarão de fazer sentido em sua vida.

O interessante em 2016, é que estas mudanças têm o suporte de Saturno em Sagitário, que assegura que as transformações não serão tresloucadas e nem um salto em direção ao vazio. Saturno em Sagitário, fala de estrutura e da consolidação, portanto, 2016 será um ano no qual mudanças ocorridas abruptamente em 2014 e 2015, venham encontrar uma base sólida sobre a qual possam se confirmar e se estabelecer. Alguns nativos podem mudar de emprego, ou terem sua posição confirmada em um cargo assumido antes. Outros, que se separaram, poderão encontrar um novo par este ano e embarcarão em uma relação séria. Embora Urano prefira a liberdade, com Saturno há espaço para o compromisso. Portanto, se o novo emprego e a nova relação, responderem às necessidades atuais dos arianos, nada os impedirá de consolidarem e de assumirem um compromisso mais sério, com planos para o futuro.

Para os nativos do segundo decanato, no entanto, o ano tende a ser um pouco mais difícil. Isto porque, eles estão recebendo a quadratura de Plutão em Capricórnio, o que torna as mudanças mais urgentes e nem sempre autopromovidas. Estes arianos, não somente estão mudando e alterando o próprio ambiente, como o ambiente em que vivem, também, está se modificando, mas nem sempre ao seu gosto e obrigando-os a se adaptarem a uma nova realidade. As quadraturas têm uma qualidade inquietante e nos forçam a agir, para aliviar a tensão que elas geram e colocarmos, então, um ponto final em situações de conflito. O problema, é que quando agimos assim, nem sempre tomamos as melhores decisões… E os arianos do segundo decanato, podem decidir renunciar a algo que lhes é caro com o intuito de se verem livres daquilo que tenta oprimi-los. Portanto, atenção especial a situações envolvendo disputas de poder, declarado, ou disfarçado, questões de controle, submissão e obediência a figuras de autoridade. Lembre-se: você não precisa aceitar todo convite que recebe para entrar em uma briga…

Às vezes, é preciso mais coragem para aceitar a própria condição temporária de impotência, diante de algo, do que levantar e sair batendo a porta. Se hoje, você depende deste tipo de situação, ou condição e está em desvantagem, seja humilde, renuncie a disputa e aceite aquilo que lhe é imposto, pois num longo prazo, você sairá ganhando. Com Plutão, às vezes é preciso aceitar perder para poder ganhar. Os nascidos nos três decanatos de Áries terão, em 2016, um período prolongado de muita energia, vitalidade e muita disposição para aventuras. Isso porque, Marte ficará, por quatro meses, em Sagitário, ou seja, de março a junho e entre agosto e setembro, signo afim com Áries, facilitando viagens, empreitadas e aventuras, tanto físicas quanto intelectuais, já que Sagitário é um signo forte em ambos os sentidos.

Seu interesse por novos conhecimentos, pela vida ao ar livre e por atividades físicas, que lhes permitam descobrir novos horizontes será intensificado, assim como o seu gosto por conversas enriquecedoras com trocas intelectuais sobre assuntos filosóficos. Mas, não podemos esquecer que, em sua passagem por Sagitário, Marte não estará sozinho: Saturno, também, está em trânsito por este signo, o que permitirá que alguns misturem trabalho e prazer. Outro ponto, positivo, desta combinação, é que Saturno dá foco e forma ao que foi desbravado por Marte, dando-lhe aplicação concreta com claro retorno. Ou seja, os arianos podem dar início a um novo curso, ou especialização que os divirta, mas, que, também, se relacione com sua carreira e que poderá trazer crescimento profissional. Ou, pode ser necessário viajar a trabalho para lugares incríveis, aonde o aprendizado pessoal será grande. Atenção, especialmente, para o período entre 21 e 24 de agosto, quando Saturno e Marte se encontram, dando foco a sua ação e orientando-a melhor para o alcance dos seus objetivos.

2016, desta forma se revelará para os arianos, como um ano de muitas viagens, especialmente as de trabalho. Com Júpiter em Virgem, transitando pela sua Casa 06 até o dia 9 de setembro de 2016, Marte transitando pela sua Casa 09 entre março e maio e agosto e setembro do mesmo ano, haverá um grande envolvimento entre os assuntos da Casa 09, que tratam dos estudos superiores, culturas estrangeiras, viagens de longa distância, leis e da Casa 06, que é a casa do trabalho, da rotina e do corpo físico. Portanto, em 2016, os arianos poderão investir naquilo que expanda os seus horizontes e os habilite a realizar melhor o seu trabalho, o que inclui estudos superiores, pós-graduação, faculdade, cursos de especialização para a sua carreira, entre outros. Pode ser um ano de enriquecimento da própria rotina, com assuntos que estão fora do seu cotidiano, incluindo idiomas e culturas estrangeiras.

A fase, também, pode ser de um maior relacionamento com pessoas influentes, que podem ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. A única recomendação, aqui, é que, em caso de viagem, ou do início de novos projetos relacionados a estudos, os arianos procurem fazer tudo de maneira planejada e estejam preparados para se dedicarem, já que Saturno também está em trânsito pela sua Casa 09, prometendo que, por mais que tais atividades sejam enriquecedoras, elas também exigirão muita dedicação. Boa sorte!

  TOURO:

Existe algo em processo de transformação na vida dos taurinos, mas, que talvez, ainda não esteja muito claro o que é. Com Plutão em trânsito por Capricórnio, que em 2016 influenciará os nativos do segundo decanato e Netuno transitando em Peixes o que em 2016 influenciará os nativos do final do primeiro decanato, signos, afins a Touro, as coisas estão se transformando lentamente, mas ainda não estão claras para onde eles estão indo, especialmente devido à influência de Netuno, que dissolve, mas tem muita dificuldade em dar forma. A influência de Plutão tem o objetivo de eliminar aquilo que não serve mais, mas por ser um aspecto de trígono, não é algo destrutivo. Netuno, por sua vez, também transforma, mas, promoverá primeiramente, todas as mudanças subliminares, antes de ganhar forma no mundo material. Portanto, para os taurinos, embora eles possam entender o lado mais sutil da vida, os últimos anos não tem sido fáceis.

Neste sentido, 2016 promete para os Taurinos. Com certeza, este será um ano que será percebido e vivido de maneira muito mais positiva, pelo menos no que diz respeito à vida material. Com Júpiter em trânsito pelo signo de Virgem até 09 de setembro de 2016, os taurinos, principalmente do segundo e do terceiro decanatos, deverão ter menos problemas para levar adiante seus planos, e as coisas tendem a assumir um ritmo mais constante. É como se agora, aos Taurinos, lhes fosse oferecida a oportunidade de dar alguma forma ao que vem se transformando nos últimos anos e com um resultado positivo. Então, a grande dica para 2016, é focar nos assuntos dominados por Virgem, principalmente, o trabalho. Aproveite para desenvolver aquilo que depende da sua dedicação e esforço, porque estas são áreas sempre favorecidas por Virgem.

Para os nativos dos três decanatos, entre janeiro e março e depois entre junho e agosto, serão meses de estresse: Marte em trânsito pelo seu signo oposto, Escorpião, indica uma tendência a desacordos. Parece difícil conseguir a cooperação dos outros para atingir aquilo que você deseja, mesmo nas menores coisas e a impressão, será a de que você precisa se esforçar muito para dar passos mínimos. Então, segue uma dica: Consciente desta tendência, entendam, que esta é apenas uma fase e domine a energia, muitas vezes destrutiva, de Marte para colocar em curso novos projetos, mas sabendo que, provavelmente, nada ocorrerá de maneira muito suave. Ou evite dar início a coisas novas agora, para não se envolver em situações que podem ser conflitivas. Use a sua sabedoria e boa sorte!

Para os nativos de ascendente em Touro, este é um ótimo ano, para investirem, nos próprios prazeres. Júpiter em Virgem em trânsito pela sua Casa 05, que é a casa dos filhos, dos namoros e do prazer,  indica que em 2016 você estará, na pior das hipóteses, se divertindo muito. Viagens à passeio, reuniões com amigos queridos, tempo desfrutado ao lado dos filhos… Todas são opções de como você deverá passar o seu ano. Se estiver solteiro (a), pode surgir um (a) novo (a) namorado (a). Se estiver casado (a), este pode ser um ano de gravidez e filhos. Se já tiver filhos, este deve ser um ano em que eles lhe trarão muitas alegrias. No que diz respeito a relações estáveis, Marte estará em movimento retrógrado entre junho e agosto em sua Casa 07, indicando você com dúvidas a respeito de um relacionamento, ou de uma parceria comercial, ou o retorno de um amor do passado.

Como é Marte, no entanto, essa pessoa, dificilmente, estará em busca de algo muito sério: é a atração física que os unirá, acima de tudo. Se irá aproveitará a oportunidade ou não, depende só de você. Pense bem e boa sorte Touro!

GEMEOS

De fato, 2016 para os Geminianos, será um ano de crescimento e de expansão, especialmente para os geminianos do segundo decanato, mas somente se as oportunidades que se apresentarem forem encaradas com humildade. Júpiter, planeta benéfico, que expande tudo aquilo que toca, estará até setembro transitando por Virgem, signo regido por Mercúrio, que é o mesmo regente de Gêmeos, mas que em Virgem exerce sua faceta terrena, mais orientada ao que é prático e concreto.

Com Júpiter em Virgem, os geminianos terão o desejo de desenvolver aquilo que está em curso em suas vidas. Haverá um sentimento de que as coisas podem ser maiores e melhores. E isso não é negativo, o problema desta influência é que ela é uma quadratura, portanto, junto com esta certeza de que é possível crescer, virá também uma sensação de que merecem mais do que temo… E esse sentimento de merecimento, em alguns casos, virá acompanhado, de arrogância, que os impedirá de lutar por aquele crescimento, se assim for necessário. Sagitário, estará em oposição ao Sol destes nativos. Embora difícil, o lado positivo desta oposição, é que Saturno nos traz de volta à realidade e se assegura de que nossos pés estejam bem fincados no chão. Portanto, se por um lado Júpiter em quadratura diz “eu quero voar e tenho certeza que posso”, Saturno em oposição pergunta “ok, mas coloca uma rede de proteção embaixo, só por precaução”, entendeu?

A combinação destes dois trânsitos indica um ano de frustração, no qual os geminianos sentem que estão se dedicando muito, trabalhando duro, que já está mais do que na hora de chegar o reconhecimento, que não vem… Essa frustração pode gerar o desejo de navegar outros mares, explorar outros horizontes. É bom entender, porém, que como Saturno está em oposição, esteja onde você estiver…  Você, provavelmente, precisará provar o seu valor e a que veio e é possível que em 2016, você realmente não receba o reconhecimento tão esperado e merecido. 2017, talvez sim, poderá ser mais favorável neste sentido.

Para os nativos dos três decanatos, os períodos mais favoráveis para o amor e para as finanças vão de 18/2 a 12/3 e de 31/8 até 23/9, sendo o período que vai de 25/5 a 17/6 especialmente favorável para encontros e negociações, já que o seu poder de persuasão estará em alta, com Vênus transitando pelo seu signo.

Os nativos do terceiro decanato precisam ter atenção especial com gastos exagerados, ou envolvendo viagens e luxos supérfluos nos últimos dias de agosto, quando Vênus em trânsito fará conjunção a Júpiter em Virgem e quadratura ao seu Sol, tornando-os mais suscetíveis e vulneráveis aos prazeres de todo tipo. Os nativos de ascendente em Gêmeos, estarão passando por um período difícil com o transito de Saturno por sua Casa 07, Casa Natal, dos relacionamentos estáveis. Saturno nesta posição diminui a nossa popularidade com o público em geral e pode criar um distanciamento, geralmente por motivos de força maior, do nosso par. Como este trânsito é longo, pois dura aproximadamente dois anos e meio, ele é conhecido como o teste do tempo para as relações. O planeta vai testar as estruturas daquilo que temos em nossa vida e, se nossa relação não estiver construída sobre bases sólidas, ela poderá vir a balançar.

Como a Casa 07 também fala do nosso contato com o público e Saturno fala de trabalho, este pode ser um período de maior trabalho com o público. Neste caso, é melhor que este trabalho não dependa de simpatia, ou de popularidade, como vendas, porque Saturno como falei anteriormente, não garante popularidade. Mas qualquer pessoa que se relacionar com você neste período o verá como alguém sério e confiável, podendo inclusive propor uma sociedade. Se for o caso, você provavelmente será quem trará a experiência e o conhecimento para a parceria.

  CÂNCER:

Os cancerianos serão um problema em 2016, especialmente os do segundo decanato, que têm o seu último ano de quadratura entre Urano, Plutão e seu Sol, que estão forçando mudanças tanto em suas vidas pessoais como profissional. Os nascidos do segundo decanato serão os mais afetados até maio, pois terão, tanto Urano quanto Plutão, exercendo contínua pressão sob o seu Sol. No entanto, como este é o último ano da quadratura, agora as mudanças não deverão trazer à tona nenhum assunto que já não esteja em voga há alguns anos. Será mais uma questão de saber onde querem chegar e se estabelecer como pessoa diante das suas próprias vidas, além de abandonar tudo aquilo que esteja impedindo a concretização disso.

A partir de maio, somente os nativos do terceiro decanato, sofrerão a quadratura de Urano, que continuará tirando bruscamente as coisas de lugar e esperando que os cancerianos sejam capazes de se adaptarem. A recomendação para lidar com Urano é não contar com nada como se fosse definitivo. Aceitar a impermanência das coisas e buscar situações nas quais possam exercer maior independência. Talvez não seja o momento de cuidar e nem de ser cuidado. No entanto, o ano é ótimo para tentar algo que tenha muito a ver com você, mas que seja totalmente fora do seu lugar comum. Assuma os riscos. O que você tem a perder?

Para os nativos dos três decanatos, os meses de janeiro a março, indicam um excelente momento para fazer planos e agir em relação ao que deseja alcançar. Marte em Escorpião favorece a estratégia e intensifica a intuição: portanto, use o seu sexto sentido em prol dos seus objetivos, sem deixar de lado o seu lado racional, que o sucesso é provável. Já o período que vai do final de maio, até ao final de junho, traz um momento de revisão de estratégia: como você está em relação ao alcance do seu objetivo?

Esse é um momento de identificar pontos fracos em seus projetos para corrigi-los e aumentar as suas chances de sucesso. O que você poderia fazer melhor? Revise os seus planos! Também é um momento favorável para retomar aquele projeto que havia abandonado anteriormente, já que o movimento retrógrado de Marte em Escorpião favorece o retorno ao passado e os movimentos introspectivos.

Para os nativos de ascendente em Câncer as dificuldades do ano serão todas as ligadas aos assuntos relacionados à saúde, hábitos, rotinas e trabalho. Saturno na Casa 06, fala de exercer maior controle sobre a nossa própria rotina, porque ela vai afetar de maneira positiva, ou negativa a nossa saúde e o nosso trabalho. Por exemplo, este pode ser um ano em que você, em busca de uma promoção, trabalhará com muito mais afinco e dedicação, sem prestar muita atenção ao próprio corpo, à alimentação e às atividades físicas. E pode ser que justamente esse excesso de dedicação ao trabalho acabe gerando problemas físicos e de saúde. Neste caso, seu chefe ficará muito feliz com a sua dedicação, mas se não cuidar da saúde, você pode acabar precisando se afastar do trabalho, o que comprometerá todo o tempo investido neste setor. Portanto, com Saturno nesta Casa, a sugestão é estar atento ao equilíbrio. Este planeta é difícil, mas também é justo. Sendo assim, tudo aquilo que você fizer, receberá de volta, seja no trabalho, ou na saúde.

   LEÃO:

2016 será um ano extremamente positivo e de crescimento para os leoninos. Saturno em Sagitário indica que chegou hora de colocar mais uma pedra na escada em direção ao sucesso, seja na vida pessoal, ou profissional. Qualquer situação iniciada quando Saturno passava por Leão, há mais ou menos sete anos, agora terá uma oportunidade de expansão, crescimento e solidificação. Esse será, com certeza, um bom momento para relacionamentos, no qual a intimidade e a estrutura da relação se solidificaram. Será um momento de crescimento profissional, em que a ascensão virá como resultado natural de um bom trabalho feito até aqui, especialmente para os nativos do segundo e do terceiro decanatos.

Mas, o interessante no ano dos leoninos, é que nada ocorrerá de forma monótona. Urano em Áries, ainda em trígono a Saturno, Sagitário e ao Sol dos leoninos promete dinamismo e trará mudanças. Nada que promova o caos ou que seja indesejado, muito pelo contrário, as mudanças tendem a trazer uma chama de excitação em relação ao novo, que não acontece sem que haja uma sólida estrutura sobre a qual se estabelecer. É importante destacar, no entanto, que tais aspectos são de trígono, o que indica facilidades na realização dos seus objetivos, mas requer um movimento do particular de cada indivíduo para dar início aos mesmos.

Trígonos é bom que se explique aqui, nada mais são do que janelas de oportunidades favoráveis, que se não forem aproveitadas, não têm o poder de gerar acontecimentos por si só. Para os nativos dos três decanatos, a passagem de Marte por Escorpião, até o início de março, indica que os três primeiros meses do ano deverão ser estressados, acelerados e de muita atividade. É importante poder colocar o pé no freio, dar uma relaxada, para evitar atitudes impulsivas.

Mas, se os leoninos souberem aproveitar a energia com sabedoria, este será um ótimo período para colocar em marcha novos projetos para os quais será preciso energia para superar obstáculos. No entanto, quadraturas de Marte, chamam a atenção para que os leoninos evitem colocar muito esforço sobre coisas, pessoas e situações que poderiam ser resolvidas sem tanto estresse. É como fazer um esforço de 100 quilos para levantar 100 gramas. Precisa mesmo colocar tanta energia com tanta ferocidade nesta situação? Lógico que não!

Entre março e maio, e, logo depois entre agosto e setembro, Marte transitará por Sagitário e entrará em harmonia com Saturno e Urano, facilitando o aproveitamento desta excelente janela de oportunidades. No amor, as fases mais marcantes são as que vão de abril, a outubro e novembro, que são os seus meses mais favoráveis, sendo a segunda metade de julho o momento de maior brilho e magnetismo pessoal para os nativos de todos os decanatos. Aproveitem!

Para os nativos de ascendente em Leão, 2016 tende a ser movimentado no que diz respeito ao lar. Marte em trânsito por sua Casa 04 durante a maior parte do ano, especialmente entre janeiro e março, e entre junho e agosto, indicam possíveis obras em casa, pequenas reformas, muito movimento, discussões, bate-bocas e estresses com membros da família, especialmente com as mães. As casas dos leoninos, não será exatamente um refúgio durante estes meses, então, provavelmente, eles procurarão refúgio e  desejarão fugir dela mais do que qualquer outra coisa, até porque, se sentirão invadidos e desrespeitados. É possível, inclusive, que os leoninos mudem de casa em 2016: com Júpiter transitando até setembro pela sua Casa 02, que é a casa dos seus recursos próprios e finanças, eles deve ganhar mais dinheiro em 2016, através de bônus, ou aumento de salário e, em consequência, pode gastar mais também. Com tanto estresse no ambiente doméstico, não será uma surpresa se os leoninos decidirem ter o próprio canto, ainda que isso custe dinheiro. O que não é uma má ideia, considerando os seus trânsitos astrológicos atuais. Boa sorte, Leão!

   VIRGEM:

Até o dia 09 de setembro de 2016, os virginianos contarão, apenas, com a presença do benevolente planeta Júpiter em seu signo. Esta tendência, que começou em lá em agosto de 2015, durará um pouco mais de um ano. Júpiter fala de expansão, crescimento, novos horizontes, aprendizado, outras línguas, outras culturas, enfim, tudo aquilo que amplie o horizonte mental e material estará coberto pelo planeta. Muitas pessoas com este trânsito conseguirão um trabalho melhor remunerado, iniciarão uma nova faculdade, viajarão para o exterior e entrarão em contato com outras culturas, mudarão para uma casa maior e melhor localizada, se casarão, e outras, se separarão, caso o casamento não esteja bom.

Em outras palavras, Júpiter traz mudanças que costumam ser positivas e isso será verdade, especialmente, para os nativos do segundo e do terceiro decanato. Mas, cuidado, nem tudo serão flores, pelo menos não para os nativos do segundo decanato, pois estes estarão recebendo uma quadratura de Saturno em Sagitário. O que isso significa? Podemos explorar algumas opções. Júpiter quadrando Saturno indica que qualquer possibilidade de expansão e crescimento, que se apresente agora precisará ser sólida e segura para realmente ocorrer.

Também, fala do desejo de expansão de algo que teve início há sete anos atrás, agora, estará precisando ser revisitado e renovado. Fala sobre o de desejo de libertação daquilo que os restringe e limita. Em qualquer dos casos, Júpiter costuma trazer o desejo de “chutar o pau da barraca”. Não queremos negociar com aquilo que temos e que é insatisfatório. Queremos mais, queremos algo melhor, queremos tudo. Se seguirmos esse impulso, Saturno vai nos obrigar a responder por isso mais adiante. Portanto, cautela!

Para os nativos do final do primeiro decanato e início do segundo decanato, especialmente os nascidos entre 30 de agosto e sete de setembro, será preciso ficar atento à forte influência que Netuno estará exercendo através da oposição desde o signo de Peixes. Para os virginianos, tão práticos e orientados ao lado concreto e material da vida, esta oposição torna tudo bastante fluido, incerto, indefinido.

As coisas estarão mudando e não se sabe muito bem como e nem para onde. Os virginianos estarão tomando decisões que não são típicas deles, surpreendendo todos à sua volta. Eles podem estar simplesmente tentando seguir sua intuição, sua voz interior, trilhando um caminho que até vai contra a sua natureza, mas que para eles parece ser o caminho certo. Será mesmo? Pouco provável!

Embora Netuno diga “sim” a nossa voz interior e ao  sexto sentido, em aspecto de oposição, ele indica que a intuição está equivocada. Mas, provavelmente, isso não está claro neste momento. Portanto, fica a recomendação: cuidado com as ilusões, que podem ser causadas tanto pelas pessoas que escolhemos ter em nossas vidas, como por substâncias que alteram a percepção e a consciência. Netuno gera maior vulnerabilidade à intoxicação, seja por um sonho, uma ideia, uma pessoa, uma comida, ou por drogas, lícitas ou ilícitas.

Os nascidos com ascendente em Virgem terão um ano de Júpiter em sua primeira Casa, que simboliza os começos, a aparência e o corpo físico. Júpiter nesta Casa, assim como em conjunção ao Sol, que é o caso do ano 2016, fala de novos começos e projetos, de desejos de expansão e crescimento. Com Júpiter na Casa 01, aquilo que começar em 2016 tende a acontecer sem maiores problemas e com mais facilidade. Só é preciso tomar cuidado com o peso, porque há uma tendência a exageros, inclusive com a comida. Um trânsito que pede atenção ao longo do ano é o de Marte em Sagitário, na sua Casa 03, que tem relação com as comunicações e os pequenos deslocamentos, de março a maio e de agosto a setembro. Nestes meses, fique atento para não entrar em muitas discussões em defesa das suas ideias e evite dirigir quando estiver estressado. Afinal, Marte na 03, aumenta o risco de nos envolvermos em acidentes de carro. Mas, também, pode ser um ano de compra de um novo automóvel. Como usará essa energia, depende só de você. Muito sucesso!

    LIBRA:

Até maio, o ano será, TOTALMENTE, estressante para os librianos do segundo decanato. Com Plutão em Capricórnio em quadratura a Urano em Áries no céu e, ambos, fazendo aspecto de quadratura, ou seja, oposição ao Sol destes nativos, 2016 começa com um tom mais elevado, mais vermelho, mais agitado!

Porém, nada deverá surpreender estes librianos. Embora muitas mudanças já tenham ocorrido nos últimos anos e não foram poucas, ainda é possível que algumas coisas venham a mudar… Sendo provável é que este seja um ano de assentamento: os movimentos decorrentes deste último encontro entre Urano e Plutão deverão acomodar as coisas que ainda não estão devidamente estabelecidas em seus novos lugares. Atenção para o dia 23 de março de 2016, com margem de quatro dias para mais ou para menos, já que nesta data temos um eclipse lunar em seu signo, sugerindo que algo tende a chegar ao seu ponto máximo, trazendo um fim, não necessariamente fácil, ou favorável, mas necessário!

Lembre-se que, com estes dois planetas em jogo, será muito importante, saber poder renunciar a tudo que já não cabe em nossa vida, deixando ir aquilo que quer ou precisa partir, para podermos caminhar mais leves.

Para os nativos dos três decanatos, o período que vai de 10 de novembro a 19 de dezembro, promete ser movimentado, no qual novos inícios ficam favorecidos. Excelente para tirar projetos do papel e fazer networking, especialmente entre 13 de novembro e 02 de dezembro, quando Mercúrio e Marte fazem sêxtil por signo, facilitando todo tipo de comunicação. Entre 18 e 22 de outubro, os nativos do segundo decanato podem ser ver forçados a tomar uma decisão importante sem estarem prontos, ou usando meios que não consideram justos, ou lícitos. Neste período, Marte no céu fica conjunto a Plutão, ambos em Capricórnio, sugerindo pressões externas, provavelmente envolvendo figuras de autoridade, para que vocês façam algo que não respeita o seu conjunto de valores.

Embora seja preciso poder dizer não à pressão recebida, se esta envolver ações ilícitas, evite fazê-lo através de um confronto aberto, já que neste período o seu oponente é poderoso e bate-bocas devem ser evitados a qualquer custo. Nesse caso, a sua tendência natural ao diálogo e à busca pelo equilíbrio podem não ser suficientes para reduzir a pressão, portanto, fica recomendado esperar a fase passar. Os nascidos entre os dias 01 e 02 de outubro, os primeiros 12 dias do mês de agosto sugerem um período ideal para revisar os termos de algum compromisso assumido, quando Saturno transitava por Libra, em 2010. Este compromisso pode ser de natureza pessoal, ou profissional e esta revisão pode trazer renegociação dos termos deste acordo, mas certamente permitirá um contínuo crescimento sustentado da situação. Aproveite muito bem!

Para os nascidos com ascendente em Libra, Urano em trânsito pela sua Casa 07 natal, que é a casa que simboliza as relações estáveis e com o público, certamente, tem colocado algumas pessoas interessantes e excêntricas em seu caminho, as quais não têm nada a ver com o seu padrão e com aquilo que você sempre buscou, mas que, embora tenham uma breve passagem pela sua vida, deixam marcas e transformam a sua personalidade.

Se você estiver buscando relações estáveis e seguras, essa influência certamente será perturbadora. Portanto, evite buscar vínculos duradouros e aproveite aquilo que aparecer. Com Urano, não importa o que surja, sempre será inesperado. E é isso que ele deseja ensinar aos nativos de ascendente em Libra: que não podemos controlar a forma como os outros nos afetam, mas que podemos aprender com isso. Excelente ano!

ESCORPIÃO:

O Novo Ano será muito movimentado para os escorpianos de todos os decanatos, excelente para iniciar projetos, ou para retomar alguma atividade física: Marte estará transitando pelo seu signo em conjunção ao seu Sol durante boa parte do ano, especialmente entre janeiro e março e entre junho e agosto, dando-lhe muita energia física e vitalidade para começar qualquer coisa que deseje.

Escorpião estará com tudo, com toda energia e vigor, para lutar por aquilo que deseja estará em alta meeeesmo! No que diz respeito ao amor e ao magnetismo pessoal, outubro de 2016 será o seu mês, pois será quando Vênus fará uma passagem um tanto breve pelo seu signo. Portanto, quando outubro começar, é importante estar preparado para entrar em ação e usar seu charme para facilitar a abertura de portas, tanto no nível pessoal, como no profissional. Outros momentos favoráveis para o seu magnetismo e influência pessoal incluem os períodos de 13 de março a 05 de abril e de 18 de junho a 12 de julho. Aproveite!

Momentos que merecem atenção incluem os 10 últimos dias dos meses de janeiro e de outubro, já que são períodos de muito poder com a palavra e de muita ambição. Cuidado com janeiro, pois, Mercúrio em Capricórnio faz conjunção a Plutão, então cuidado com aquilo que vier a dizer, como o que falar e para quem falar. Em outubro, Marte faz conjunção a Plutão, em Capricórnio, incendiando a ambição de todo mundo. Este aspecto indica que tanto você como aqueles à sua volta estão dispostos a fazer tudo para atingir o que desejam. Atenção!

Os nativos do final do primeiro e início do segundo decanatos estarão sob a influência de Netuno, em trígono com Peixes. Sendo, essa, uma energia muito sutil, a influência deste planeta é poderosa a nível subconsciente. 2016 será um excelente ano para entrar em um contato maior com a própria essência, se conhecer melhor e afinar a escuta da própria voz interior: os escorpianos por si só, são muito intuitivos e esta característica ficará muito acentuada sob a influência de Netuno, disponibilizando uma arma muito importante para os nativos desse signo.

Já os nascidos entre 06 e 09 de novembro estão sob a sutil influência de Plutão em Capricórnio, que vem promovendo transformações nas relações destes escorpianos com as tradições, com a própria carreira e com a imagem pública. Para eles, o conhecimento estabelecido, simbolizado por Capricórnio, será questionado em sua validade e, se não for mais válido, será abandonado para dar lugar à outra coisa. Alguns poderão mudar de profissão, outros poderão se libertar de tradições que limitam. Em qualquer um dos casos, as mudanças tendem a ser bastante positivas.

Para os nativos com ascendente em Escorpião, 2016 será um ano de controle financeiro. Saturno em Sagitário, em trânsito pela sua Casa 02, que simboliza a casa de seus recursos, indica que é hora de ter controle sobre o que gasta, para aprender a gerenciar as finanças de maneira mais eficiente. Não é hora de deixar de gastar, até porque Sagitário é um signo dado a excessos. Mas, Saturno gosta de eficiência, portanto, ele e sua praticidade questionarão a maneira como você anda investindo os seus recursos. Neste caso, investir pode ter relação com uma aplicação de longo prazo, ou uma viagem que lhe traga muito aprendizado, em qualquer um dos casos funciona para esta combinação, desde que o investimento ofereça um claro retorno. Tenha em mente, no entanto, que com o imprevisível Urano em sua Casa 06, a  casa da rotina e do trabalho, é conveniente manter algum nível de reserva financeira, caso você decida que cansou de trabalhar em uma relação de dependência e resolva abrir o próprio negócio, por exemplo, já que Urano aprecia muito a própria independência e tem dificuldade com figuras de autoridade.

 SAGITÁRIO:

Para os sagitarianos, o ano terá início sugerindo poder de sedução e persuasão em alta. 2016 com Vênus, transitando pelo signo de Sagitário até o dia 23 de janeiro, garante a estes nativos o charme necessário para começar o ano abrindo portas. Aproveite, porque de maneira geral o ano de 2016 será, para os sagitarianos, do segundo e do terceiro decanato, uma época de compromissos, responsabilidade e foco. Saturno em seu signo está orientando toda a energia criativa sagitariana para o lado concreto e prático da vida, ajudando-os quiçá a realizar sonhos e projetos, que antes não haviam saído do papel. Outra influência, muito comum, de Saturno neste signo, é o aumento de trabalho e uma diminuição do brilho pessoal, aonde parece que ficamos mais sérios, maduros e responsáveis e, com isso, nem sempre somos?

É a famosa alma da festa? Sim, é sim! Do jeito que os sagitarianos tanto gostam. Mas isso não é negativo. Aliás, profissionalmente estes nativos costumam ser vistos como muito competentes, quando Saturno faz conjunção ao seu signo, ou, em alguns casos, como preguiçosos. Isso porque, o planeta pode reduzir o brilho e a vitalidade dessas pessoas, que tendem a ficar mais cansadas e dadas a doenças oportunistas por baixa de imunidade. Mas, a outra face desta moeda é que em anos de Saturno temos a oportunidade de construir nosso futuro com as próprias mãos.

2016  será um ano de fim ou começo de ciclo, no qual tem início um novo trabalho, um novo negócio ou um novo relacionamento, algo que não, necessariamente, começa com fogos de artifício, mas que certamente veio para ficar. Aproveite este período para investir naquilo que deseja que perdure por muito tempo em sua vida. Por outro lado, temos a quadratura que estes nativos receberão de Júpiter em Virgem, que deseja impulsionar expansão e crescimento, mas não o faz de forma tranquila e harmoniosa: ela gera um incomodo, uma insatisfação. Sentimos que podemos e queremos mais, que aquela situação já não nos preenche e realiza como antes.

Outras manifestações de Júpiter em Virgem incluem: os sagitarianos, poderão ter um ano onde estão às voltas com papéis, fazendo trâmites e resolvendo muitas coisas do dia a dia, uma tarefa que costuma ser extremamente penosa para estes nativos, mas que talvez seja necessária e que faz parte do processo de estabelecimento de algo duradouro. Outra possibilidade é que Júpiter em Virgem sirva como uma distração desnecessária, um desejo de romper com a dedicação e o foco exigido por Saturno e o sagitariano, literalmente, “caia na farra”, como Júpiter tanto adora.

O caminho que você vai escolher depende dos seus objetivos de médio e longo prazo. É verdade que os sagitarianos são sortudos e, para eles, as coisas sempre dão certo no final. Mas, quando Saturno está em jogo, o mérito conta mais do que a sorte. Portanto, mãos à obra.

Já os nativos do primeiro decanato, sob as influências de Netuno, poderão estar mais melancólicos, emotivos do que o seu normal e mais vulneráveis a mentiras e enganos. Procure certificar-se sempre de que aquilo que lhe dizem é verdade e possa ser comprovado, para não “comprar gato por lebre”.

Cuidado para não acreditar demais no futuro, nas pessoas, nas situações ou nas possibilidades, pois Netuno ilude, mas também, se encarrega de desiludir, e, embora as desilusões sejam mais facilmente digeridas pelos sagitarianos do que pelos demais signos, se for possível evitá-las, melhor.

Para os nativos com ascendente em Sagitário, 2016 é um ano promissor no que diz respeito à carreira, profissão e imagem pública. Júpiter, planeta dos ganhos, passará o ano em sua Casa 10, trazendo fama, reconhecimento pelo seu trabalho, com possível aumento no seu volume de tarefas e de salário e até, uma promoção.

Algumas pessoas com este trânsito mudarão de emprego, porque receberão uma proposta irrecusável. Nesse caso, com Saturno transitando o seu ascendente, Sagitário pode buscar um novo emprego porque deseja crescer e se estabelecer financeiramente e essa busca, pode dar resultados positivos. Um lado negativo, porém, de Saturno no ascendente, é um possível sentimento de solidão, o que muitas vezes leva ao desejo de dar início a uma relação séria, como casamento e convivência. No entanto, a recomendação é que Sagitário não se preocupe tanto com isso, porque a partir de setembro, quando Júpiter entrar em Libra em sua Casa 11, casa dos grupos e relacionamentos, todas as suas relações tendem a ficar favorecidas e Sagitário deverá se sentir não só acompanhado, como bem acompanhado. Aproveite! Arrase!

 CAPRICÓRNIO:

Os capricornianos nativos do segundo decanato continuarão experimentando em 2016, uma lenta e profunda transformação em suas vidas, garantida por Plutão em trânsito por seu signo, especialmente a partir do dia 16 de abril. Nos primeiros quatro meses do ano, no entanto, tais transformações, embora sejam profundas, tendem a não ser tão lentas: Urano em Áries em quadratura ao Sol destes nativos vem lhes garantir mais emoção e surpresas do que eles gostam.

De alma tranquila e amantes do previsível, os capricornianos ficam extremamente abalados quando situações fogem do seu controle, desestabilizam seus planos e suas rotinas, mas até abril é exatamente isso que irá acontecer. A questão aqui é descobrir porque isso está acontecendo: talvez, seja o universo indicando que as mudanças interiores, que precisam acontecer, conforme indicado por Plutão, devem ocorrer um pouco mais rápido. Acredito que estes movimentos de Urano vêm colocar em marcha mudanças de alcance muito maior do que o identificado à primeira vista e cabe a estes nativos, ter a sabedoria de não se apegar ao conhecido e não resistir às mudanças.

Apesar disso, 2016 será um ano de crescimento, para os nativos do segundo e do terceiro decanato. Júpiter em Virgem indica que estes indivíduos estarão trabalhando com maior foco e atenção aos detalhes, o que se alinha à natureza dedicada e perfeccionista dos capricornianos. O resultado deste trabalho, seja no campo pessoal, ou profissional, é maior reconhecimento e expansão dos horizontes.

2016 será um ano no qual os nativos de Capricórnio podem investir em viagens, estudos, aprendizado de idiomas ou de leis, ou entrar em contato com outras culturas. É importante, no entanto, cuidado com a saúde, já que Júpiter em Virgem, tende a gerar maior indulgência com o próprio corpo ou, o contrário, uma obsessão por atitudes saudáveis e alimentação adequada. Tente encontrar a moderação e evite os extremos.

Para os nativos do terceiro decanato, os meses de agosto a dezembro são de revisão. É possível que mudanças ocorridas entre abril e agosto de 2016 ou, lá antes, em 2015, sejam revisitadas. Provavelmente essas transformações foram geradas por terceiros e ocorreram alheias à sua vontade, mas se nada foi posto no papel, não se surpreenda se agora houver uma reavaliação de tal decisão. Por exemplo, se você foi nomeado para um posto de maior responsabilidade no trabalho, agora esta posição pode estar sendo repensada. Ou, se o seu par quis morar com você como uma experiência pré-casamento, agora vocês podem ter dúvidas quanto a isso. É um momento de reavaliação.

E como as mudanças ocorridas com Urano dificilmente vêm escritas em pedra, pelo menos a princípio, a dica é não promover outras ações radicais na própria vida em função daquele evento uraniano, até que outro trânsito venha confirmar tal evento. O lado positivo deste período é que os acontecimentos inesperados entram em estado de suspensão: temos um descanso da energia uraniana, enquanto outros acontecimentos são reavaliados. Aproveite para tomar fôlego porque em 2017 tem mais. Viu?

Para os nativos do primeiro decanato não há nenhum trânsito planetário lento que seja muito significativo, mas, certamente, há muitos outros pontos astrológicos importantes, que só podem ser verificados, através de uma consulta astrológica individual.

Os primeiros nove meses de 2016 serão de preparação para os nativos de ascendente em Capricórnio. Com Júpiter transitando pela sua Casa 09, a casa dos estudos superiores e dos idiomas estrangeiros, este parece ser um ano para investir em habilidades que deseja desenvolver para a sua carreira e profissão. Isso pode envolver um curso de especialização, uma pós-graduação, ou um curso de idiomas, ou até mesmo um curso de imersão no exterior para aprender uma nova língua.

É importante apostar em si mesmo nestes primeiros nove meses, porque em setembro, Júpiter entrará em sua Casa 10, casa da carreira e da profissão, na qual ficará durante um ano. Neste período, tudo relacionado ao crescimento profissional ficará muito favorecido. Este é um momento de sorte e de estar sendo observado por pessoas influentes, além de ser visto como uma figura-chave na sua área de atuação. Logo, são possíveis mudanças de trabalho, de posto ou de cargo dentro da empresa, com aumento de salário, maior visibilidade e promoção. A partir de setembro você estará em evidência e sendo apreciado pelos seus talentos. Portanto, invista em si mesmo com dedicação e acredite em você. Super valerá a pena!

       AQUÁRIO:

Entre abril e outubro, mudança será a palavra de ordem para os aquarianos nascidos no terceiro decanato, especialmente até julho, quando Urano em Áries estará em movimento direto. Estes primeiros meses, devem ser cheios de surpresas e mudanças que abrangem tanto o lado pessoal quanto o profissional da vida destes nativos. O ritmo das mudanças, no entanto, deve diminuir entre julho e outubro, já que Urano retrograda neste período, dando tempo para estes nativos revisarem os últimos acontecimentos e “tomarem fôlego” para o próximo ciclo de mudanças, que reinicia em 29 de dezembro, quando Urano entra novamente em movimento direto.

Para estes nativos, no entanto, os efeitos desta quadratura de Urano são sentidos ainda mais intensamente, já que eles são regidos por este planeta. Isso indica que, em alguns casos, poderemos ver aquarianos agindo de forma bastante incomum para a sua natureza, inclusive alguns mais rebeldes podem decidir se assentar, por exemplo, enquanto outros, poderão ficar ainda mais rebeldes e decidirem se tornar ainda mais independentes do que já são. Quando Urano está envolvido, é difícil prever o resultado. A única coisa certa é que será inesperado.

Já os nascidos no segundo decanato estão vivendo um momento mais estável, de progresso sustentado, com Saturno em Sagitário fazendo sextil ao Sol destes nativos. Este trânsito indica um excelente momento para revisar o progresso de projetos em andamento e os termos de qualquer compromisso assumido, além de programar o crescimento controlado de qualquer situação, desde um relacionamento pessoal a uma relação profissional.

No entanto, é preciso notar que esta é uma energia muito sutil e é preciso ser conscientemente e voluntariamente aproveitada para que ofereça os seus melhores frutos. Aproveite para fazer qualquer correção de rota agora, já que em aproximadamente cinco anos, quando Saturno transitar por Aquário, será preciso reavaliar projetos e descartar aqueles que já não forem frutíferos. A pergunta que você deve se fazer agora é: onde você deseja que esta situação esteja em cinco anos? Direcione-a para obter os melhores frutos mais adiante.

Para os nascidos no primeiro e no segundo decanatos, o melhor do ano começa no dia 9 de setembro, quando Júpiter entra no signo de Libra, que é afim com a natureza aquariana. Neste signo, Júpiter tocará os aquarianos com as benesses, que são geralmente associadas a este planeta. Dentre todas as áreas da vida, a mais beneficiada deve ser a dos relacionamentos.

Os aquarianos ficarão mais sociáveis e as pessoas do seu meio social o favoreçam em outras áreas de sua vida, ainda que a relação seja somente de amizade, sem nenhum outro envolvimento pessoal ou profissional. Ótimo período para o contato com o público e para desfrutar também de uma relação a dois, já que Júpiter em Libra melhora os relacionamentos, sem comprometer a liberdade pessoal, algo tão valorizado pelos aquarianos. Aproveite!

Os nascidos com ascendente em Aquário estão vivendo o trânsito de Netuno pela sua segunda Casa, a dos bens materiais, há cinco anos. Este é um trânsito difícil, já que Netuno é um planeta muito espiritual e etéreo para uma casa que precisa de limites tão claros e precisos. Embora, provavelmente, a relação destes nativos com o dinheiro tenha se tornado ainda mais desapegada nos últimos anos, algum apego é necessário para evitar o lado negativo deste trânsito: perda de dinheiro, roubos de dados de cartão de crédito, entre outros. A melhor maneira mesmo de usar o momento é consultar a sua intuição quando resolver decidir com o que irá gastar, como gastar e com o que gastar.

Ou, melhor ainda, consulte um amigo antes de fazer grandes investimentos, já que Netuno pode ser muito criativo encontrando razões pelas quais devemos fazer algo, e algumas vezes uma ajudinha externa pode ser mais favorável para impedir um erro do que qualquer intuição. Este é um ano de desejo de crescimento e expansão para os piscianos, especialmente para os nativos do segundo e do terceiro decanatos. Júpiter em trânsito pelo seu signo oposto, Virgem, o fará olhar a sua volta e se perguntar: isso é o melhor que eu consigo da minha vida? Ambição dificilmente é algo negativo, especialmente para estes nativos de natureza passiva. O problema de Júpiter é que ele causará uma autoavaliação exagerada do nosso próprio valor e, em aspecto de oposição, levará à autoindulgência.

Quando bem utilizado, Júpiter em qualquer aspecto é positivo, porque sempre traz crescimento. Se for mal utilizado, ele infla demais o nosso ego, fazendo-nos mais arrogantes sem nos levar a lugar algum, já que nos sentamos e nos ofendemos com o fato do mundo a nossa volta não ser capaz de apreciar o nosso valor. Portanto, vale ficar atento a esta influência para aproveitá-la da melhor maneira possível.

Para utilizar este trânsito de Júpiter de forma positiva, fiquem atentos ao movimento de Marte por Escorpião. Nesse caso, os nativos dos três decanatos, têm uma janela de tempo, que fica, exatamente, entre janeiro e março e entre junho e agosto, para planejar a melhor ação e identificar o melhor momento para agir e chegar ao que desejam. Excelente 2016!

PEIXES:

Marte em Escorpião faz trígono com o Sol dos piscianos, orientando-os a ambição despertada por Júpiter e colocando-a na direção certa, entre 16 de  março até 16 maio e entre 16 de agosto e 16 de setembro é melhor evitar tomar qualquer decisão e agir com base em tais decisões: Marte estará em transito por Sagitário e a tendência aqui, é errar na dose da ação, sermos impulsivos, estressados ou errar no “timing”.

Os nativos do segundo decanato estarão mais vulneráveis a usar Júpiter para colocar em prática tudo aquilo que desejam, dando-se todos os direitos de não fazer nada e deixando-se levar pela preguiça. Isso porque, estas pessoas, provavelmente, estão se sentindo cansadas e sobrecarregadas devido à quadratura recebida por Saturno em Sagitário. E estão cansadas mesmo!

Quadraturas de Saturno costumam indicar muito trabalho com nenhum reconhecimento imediato. Logo, com esta oposição de Júpiter, tudo que vão querer fazer será deitar e colocar as pernas para o ar, no intuito de recuperar as energias e desfrutar um pouco da vida. Nada de errado com isso, desde que você tenha em mente um plano B para quando decidir voltar à ativa e possa se manter financeiramente durante esse descanso.

Infelizmente, 2016, será um ano de poucas opções amorosas para os nascidos com Ascendente em Peixes. Júpiter, em trânsito pela sua Casa 07, a casa das relações estáveis, o fará dar uma boa olhada bem de perto na sua relação atual e, se ela estiver mais ou menos, provavelmente vai acabar.

Se você estiver sozinho, opções para relacionamento não deverão faltar. A pergunta é: será que elas são boas alternativas?

Se você estiver casado, é hora de reavaliar a relação e tratar de trazer estímulo e dinamismo para a vida a dois, já que a mesmice não sobrevive aos trânsitos de Júpiter. Se não for possível desfrutar do tempo que vocês passam juntos, é possível uma separação. Além disso, durante este período que irá até o dia 16 de setembro de 2016, as pessoas com quem você se relaciona de uma forma geral, trarão algo de positivo e engrandecedor para a sua vida. Elas tendem a ser cultas, viajadas, informadas, influentes, e, provavelmente, o favorecerão de alguma forma. Aproveite!

 A ENERGIA DE 2016:

2016, representado pela energia do número 09, será um ano de encerramento de ciclos, um ano de buscas para resolver as pendências, o ano onde o caos será necessário, para que possamos iniciar novos ciclos, uma nova Era. São muitas as pessoas que têm receio desse número, temendo que aconteça algo grave, trágico e, de certa forma, acontecerá sim, mas não é assim que esse processo funciona! Essa será uma fase de final de um ciclo de vida, de conclusão, de movimento, de uma mudança profunda, de conclusão da qual a vida precisa se reformatar para tomar novos rumos. O que acontece é que 2016 apenas fará o diagnóstico e, 2017, finalmente fará o tratamento! Simples assim!

2017, por ser um ano regido pelo número 01, trará consigo o frescor e a suavidade do novo, do recomeço, onde, finalmente, começaremos uma nova Era. 2016 Será um ano Regido pelo Planeta SOL, como já falei anteriormente e, o Sol, ainda que seja uma estrela é considerado por nós Holísticos, um Planeta Regente da Criação. A Regência do Sol nos remete aos mitos da criação e Divindades criadoras, conhecidos como avatares, ou messias, os Filhos de Deus como Shiva, Buda, Jesus Cristo entre outros.

O número 9 é o chamado DOADOR UNIVERSAL. Sua satisfação está em ser prestativo, ajudando as pessoas. Por isso, 2016 será um ano marcado pela necessidade de se doar ao outro. Tanto no nosso dia a dia, com cada pessoa com a qual nos relacionamos, quanto socialmente e este fato, fará com que novos tipos de sociedade surjam e, não muito raramente, veremos grupos de pessoas vivendo em comunidade. Ou seja, mais pessoas poderão vir a defender alguma causa, se envolver numa ONG, ou atuar numa instituição de caridade, por exemplo. Lógico que, se a necessidade é dispor de nosso tempo e energia em prol das pessoas, daquilo que elas precisam, é porque a probabilidade de nos depararmos com alguns eventos dramáticos é maior. Afinal, é através das situações desafiadoras, que somos convocados a auxiliar, a confortar e a curar, que são, efetivamente, atributos associados ao simbolismo da energia do número nove. Em termos pessoais, alguma perda, ou caso de doença grave na família irá ocorrer. No que diz respeito ao coletivo, haverá mais chances de terremotos, como já tratamos aqui no início das análises de 2016, então, teremos, sim, grandes inundações, novas doenças e outras calamidades, que deixará a classe médica e pesquisadores, sem saber o que fazer.

Estivemos nos últimos quatro anos, todos nós, diga-se de passagem, muitas vezes, tão aprisionados no ritmo frenético de nosso cotidiano, que acabamos reprimindo o lado mais nobre de nossa condição humana: o de servir ao outro. Nesse momento é que as circunstâncias e acontecimentos mais sofridos, é que são capazes de extrair de nós aquilo, que por vontade própria, adiamos, como o fato de sermos mais compreensivos, mais amorosos e mais doadores em nossa vida. Se formos ver o CAOS sob um prima positivo, ele é sim, extremamente necessário para que possamos melhorar as nossas vidas. Muitas vezes, o fundo do poço é o melhor lugar pra estarmos e quem já viveu experiências trágicas, sabe do que estou falando. Então, nada de alarmes, de pânico, apenas é viver e deixar viver!

Por isso, se pudermos, por iniciativa própria e por amor e não mais pela dor, expressar o nosso lado mais bondoso e humanitário, em nossas atividades diárias estaremos dizendo para o destino, que não precisamos ser empurrados pela vida para demonstrarmos mais afeto no nosso dia a dia. Será extremamente necessário, sairmos de nossas zonas de conforto e passar a usar mais e melhor esse nosso lado compassivamente amoroso, de tirar o olhar de nosso próprio umbigo e ver que a dor do outro pode ser maior que a nossa, também, poderá ser extremamente útil para aplacar o vazio existencial que muita gente sentirá em 2016. Afinal, o Universalismo do 09, está bastante associado com a angústia de viver.

Funciona assim: quando não estamos satisfeitos e chegamos ao limite do comodismo e do apego, precisamos sair da zona de conforto para buscarmos novas experiências, novas formas de viver mais substanciais, que saciarão a nossa alma já desgastada e sem brilho, como aquela roupa que por termos usado por muito tempo, já tem as formas do nosso corpo físico. Então, caso receba a visita dessa angustiante sensação de vazio em 2016, viva-as!

Que tal, trocar as reclamações, vendo somente as coisas que não estarão dando certo, preso ao seu lodo do seu sofrimento, procurar visitar pelo menos um hospital da sua cidade?  Você verá que sempre terá alguém em pior situação que a sua! Será que contribuir para algum orfanato, creche, centro comunitário não seria mais proativo? Faça  essas experiências e você perceberá o efeito mágico de ver sua dor sob outra perspectiva e a gratidão de poder ajudar pessoas que estão sofrendo ainda mais que você. Refletir, profundamente, a respeito do modo como você vem vivendo algumas áreas de sua vida nos últimos anos, assistindo a um belo por do sol, também irá ajudar a melhorar os seus ânimos!

Gente, não vai ter jeito, todos nós teremos que fazer aquele famoso “BALANÇO GERAL”. O que não lhe satisfaz mais? Chegou a hora de abandonar uma relação desgastada e que não tem mais futuro? Quem sabe agora é o seu grande momento de sair de um emprego, que sufoca seus talentos e buscar o seu próprio negócio, ou mesmo, buscar outro trabalho mais satisfatório?

É pessoal, chegou a hora de desapegar-se de roupas, acessórios, móveis, aparelhos elétricos antigos, que estão estocados naquele armário repleto de entulhos e objetos sem mais utilidade. Um Ano Universal, com a energia do numero nove, como é o ano de 2016, é o momento de encontrar um significado maior para sua existência. Não por acaso notaremos uma maior incidência de casos de suicídio, depressões e vícios sob a simbologia deste número, justamente por conta do vazio existencial e da falta de um propósito de vida.

Sendo assim, tenha bastante atenção com os “falsos profetas” e as religiões, pois muitas poderão outras surgir em 2016, todas com interesses políticos apenas e que prometerão a salvação dos problemas de maneiras bem suspeitas e escapistas, promovendo mais a fuga da realidade do que a atitude madura diante dos fatos. Daí a importância de encontrar na religiosidade, na espiritualidade, ou em terapias holísticas profundas aquilo que pode ser considerado seu “norte”. As crenças e os paradigmas, que realmente irão trazer algo, verdadeiramente, novo e, lhe motivar e inspirar a todos nós a sermos seres humanos melhores. É como disse Viktor Frankl em sua feliz frase: “Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral, do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida”.

Então, 2016 será muito apropriado para encontrar seu propósito existencial e se envolver de corpo e alma com no cumprimento dele, seja através da ajuda religiosa, espiritual, psicológica, ou simplesmente por viver o que viverá. Entregue-se! A energia do 09, também, está associada a cursos e viagens, feitos por motivos bem interessantes. É através do contato com uma cultura estrangeira, com pessoas com hábitos bem diferentes do nosso, que temos a oportunidade de aprender muito sobre a nossa condição humana e a vida como um todo. Por isso, em 2016, intercâmbios culturais, aprendizado de uma língua estrangeira, contato com outros povos e viagens de longa distância serão atividades bem condizentes com o momento. E, claro, por meio delas, você poderá aumentar os seus conhecimentos. Do mesmo modo, busque ampliar seu nível de percepção e adquirir mais saber fazendo cursos, indo a palestras, frequentando workshops e entrando em contato com pessoas que são “autoridade no assunto”.

Será muito valioso se você, também, puder contribuir com essa tendência. Todo mundo tem um tema sobre o qual gosta de se dedicar, pesquisar e aprender bastante. Então, compartilhe os seus conhecimentos e as suas percepções, inclusive as intuitivas, a respeito do que sabe e gosta de ensinar, mas faça isso sem medo de dividir o seu conhecimento. Dê aulas, palestras, escreva textos, apostilas, livros, enfim, propague suas crenças e seu saber aos quatro ventos. Você se sentirá muito bem nesse processo e, também, poderá encontrar pessoas que estão interessadas em ler, ouvir, ou aprender aquilo que você transmite.

Não será por acaso, que em 2016, haverá o aumento de cursos à distância e online, palestras, workshops e encontros nos quais o compartilhar de conhecimentos será ofertado abundantemente. Vamos aproveitar?

Sobre a égide do nove, serão necessários  sacrifícios. No amor, isso pode representar uma maior necessidade de se doar à pessoa parceira. Muitas vezes, essa maior disponibilidade a quem se relaciona com você, poderá ocorrer, pelo fato da pessoa passar por um momento difícil, que vai desde a perda do emprego, doença, ou morte na família, por exemplo. Ou, simplesmente por ser uma época em que se precise trabalhar melhor a compreensão em relação ao seu par. Então, seu relacionamento amoroso poderá apresentar aquela situação em que você quer mais atenção da pessoa amada e, em função do momento dela, não poderá fazer tais exigências. E aí, o ideal, será descobrir o quanto é gratificante ajudar a nossa cara-metade e participar do seu momento de renascimento. Por esse motivo, tenha bastante atenção para não cair no vampirismo, ou seja, se sacrificar em excesso em prol de seu par. Para identificar quando está caindo nessa tendência, será essencial encontrar aquilo que perdemos e que se chama: LIMITE!

Por exemplo: o esposo perde o emprego, passa por uma fase difícil e, depois de um tempo, acomoda-se, acostuma-se com seus cuidados e prefere manter esse conforto durante bom tempo, tal como não procurando emprego e nem ajudando nas tarefas de casa. Este tipo de sacrifício, quando o outro já tem condições de ir à luta e sair da crise, poderá levar você ao desgaste, enquanto a pessoa fica apenas, passiva e confortavelmente, acomodada. Nesse caso, será o momento de ter aquela conversa carinhosa, amorosa e firme com quem ama. Mas seja firme!

O número 09 é uma simbologia marcada por um grande romantismo. Haverá sempre aquele desejo de viver um amor no estilo dos contos de fadas. Quem está sem ninguém poderá ficar muito idealista, esperando o príncipe, ou a princesa encantada. As pessoas comuns, imperfeitas e naturalmente humanas, poderão não ser notadas, já que os devaneios românticos só irão aumentar. E as oportunidades com pretendentes normais e humanos como você, passarão bem à frente de seus olhos.

Outra tendência será a de se colocar como uma vítima e se considerar a pior das criaturas, sem atrativos a serem apreciados por alguém. Ou seja, uma autodesvalorização gigante vai reinando em 2016. Existe, também, a possibilidade de que as lembranças de relações ruins do passado se avolumem e gerem uma sensação de que não merece ser amado (a). Culpar parceiras e parceiros por seus sofrimentos nesta esfera da vida, também, não será muito saudável. Repense essa forma de agir, ok?

As pessoas que já se encontram casadas, poderão sentir uma forte insatisfação com a pessoa parceira. A consequência disso é uma falta de iniciativa para buscar a renovação e o renascimento do amor. Sim, esse será o grande objetivo de 2016 para as pessoas: ter a coragem de resgatar os sentimentos, a admiração e a sensibilidade amorosa para alcançar um novo nível de satisfação nos relacionamentos. Isto é, concretizar os ideais românticos na prática, tirá-los da imaginação e torná-los reais no seu dia a dia.

Também, existirá a tendência de algumas pessoas quererem salvar alguém através do amor, a fim de suprir o vazio existencial típico deste Ano Universal 09 e esse ideal de atuar como o “salvador” de alguém, poderá lhes impelir a se envolver, afetivamente, para que a pessoa não sofra mais, ou que mude determinado comportamento. Isso pode deixar muitos numa relação em que o outro, não lhe trata como merece, fazendo com que nutra a vã esperança de que um dia a pessoa milagrosamente irá acordar e lhe valorizar e amar profundamente.

Então, seja você solteiro (a) ou comprometido (a), cuidado com esses jogos de vítima e salvador em sua vida amorosa. Aproveite a tendência romântica de 2016 e a vivencie de forma efetiva, verdadeira na sua vida. Para isso, será essencial não se desanimar com a realidade e a rotina, fazendo dela sua aliada. Isso pode ser feito através de pequenos rituais, gestos e atitudes a serem combinados com o seu par e que irão construindo uma relação cada dia mais gratificante.

Se você está solteiro, uma boa oportunidade de encontrar, conhecer e já começar uma relação será a de viajar e encontrar a pessoa parceira neste tipo de passeio. Claro que, como o número 09, também, está associado à transmissão do saber, fazer cursos, ir a palestras e workshops dos assuntos que gosta também aparecem como uma ótima dica para encontrar alguém. E se está numa relação, viajar com a pessoa, ou mesmo frequentar a sala de aula com ela poderá representar momentos bem gostosos a dois. Caso não dê, que pelo menos vocês possam ser mais conselheiros entre si, aprendendo mais com o outro, fazendo com que a pessoa abra sua mente. Afinal, o aprendizado, a busca de mais saber, compreensão e percepção ampliada são muito buscados num Ano Universal 09.

2016 lhe apresentará essa vivência, também, no amor. Ou seja, com vocês se aventurando rumo a novos horizontes intelectuais, culturais, filosóficos e existenciais de mãos dadas. O número 09 é um simbolismo, que implica a necessidade do desapego. Afinal, ele representa um novo ciclo a ser iniciado após a conclusão do anterior. Essa tendência tende a ser adaptada à vida afetiva quando um dos parceiros, por exemplo, faz uma viagem ao exterior a trabalho, ou mesmo um intercâmbio cultural. É uma forma de trabalhar um maior desprendimento, desenvolver mais o desapego e fazer um balanço a respeito de seus sentimentos pelo outro. A relação em si, poderá ser mais avaliada e compreendida a partir desse distanciamento físico entre os parceiros.

Obviamente, como o próprio 09 marca o fim de um ciclo, esse desapego pode ser vivido em função do término de uma relação afetiva. Se tanto você e a pessoa parceira, não estão mais se entendendo, tentaram de tudo para fazer o vínculo renascer e estão percebendo que chegaram ao ponto final, o melhor a fazer, é agradecer um ao outro, por tudo que viveram e aprenderam juntos. Liberte o outro para seguir sua jornada existencial sendo feliz com outra pessoa.

Se vocês ainda acreditam no futuro da relação e estiverem dispostos a se comprometerem como renascimento do afeto e da satisfação em sua ligação afetiva, então, aproveitem o potencial de “ressurgir das cinzas” que o número 09 naturalmente carrega em sua energia. Criem um novo ciclo afetivo entre vocês, só que desta vez, mais compreensivos consigo mesmos e mais maduros. O Nove é o número dos retornos felizes e relacionado com a conclusão de tarefas. É um a energia da realização, riqueza, abundância e potencial. Para uma casa, nove é um número extremamente auspicioso, porque traduz que você tenha atingido uma residência ideal com energia positiva para você e seus moradores.

Mas, cuidado! Nove pode produzir qualidades negativas, como o egoísmo doentio, arrogância, ganância, luxúria, desconfiança e inveja. Isto não é bom! Para manter as coisas em perfeita harmonia, ative a região norte de sua casa. O Norte governa o elemento água no Feng Shue. O Norte, também, rege o inverno, por isso tem uma energia legal, saiba que estará neutralizando um potencial barril de pólvora em casa, escritório, etc.

Considere a adoção de uma tartaruga viva evidentemente, e coloque um aquário ao longo de sua parede norte. As tartarugas são, simbolicamente, o sinônimo de nova energia. Elas defendem a realização, bem como a longa vida. Incorporar um elemento de aeração, tipo bolhas, no aquário para obter esse movimento chi vital.

A água, no aquário, irá servir como um agente de purificação e casará muito bem com a energia do norte. Certifique-se de cuidar de sua tartaruga, e manter o aquário limpo e claro. A água é um elemento essencial para as casas no norte do país. Considere colocar em casa uma característica de água, como uma fonte. Estas acentuam a beleza da casa e garantem a sua contínua energização. Se esta não é uma opção para você, talvez você possa reproduzir um CD com sons de água com sons de cachoeiras, o mar, riachos borbulhantes, etc. Na região norte de sua casa. Você pode até pintar uma cena de água, ou comprar uma pintura, para por em sua parede norte.

Decore a área ao norte de sua casa com um vaso grande e ornamentado. Vasos contêm boa sorte, e são símbolos de riqueza, harmonia e paz. Escolha um vaso com símbolos de sorte sobre ele. Algumas sugestões são: Pavões, Águias, peixes, conchas, ou estampas florais. Leve o poder do vaso um passo adiante e coloque flores nele. Escolha flores brancas, ou vermelhas para a energia ser a ideal.

 A CABALA DOS ODÚS DE 2016

Aqui, no ESPAÇO HOLÍSTICO ODARA, consideramos três elementos importantes na definição dos regentes do ano, sendo eles:

O DIA EM QUE O ANO COMEÇA E A SUA LUA;

A CABALA DOS ODÚS;

A INTERPRETAÇÃO NUMEROLÓGICA.

Desta forma, temos um ano que se inicia numa sexta feira, com a Lua no seu Apogeu às 09 horas e 54 minutos a 404,277 km. Seu Perigeu à 00 hora e 11 minutos e a 369,618 km, sofrendo sua mudança para nova no dia 02 de janeiro. Então, desta forma, podemos dizer, que o Orixá Mentor de 2016, assim como em 2015, será Oxalá.

O Orixá Oxalá em todas as suas Formas; OXALUFÃN, OXAGUIAN, OBATALÁ E ORIXALÁ, estarão à frente deste ano, com Influência de Iemanjá que a partir do mês de Julho, também, influenciará no Ano. O Ano de 2016 será um ano bem marcante, pois terá como mentor, o Orixá OXALÁ, sim, o Senhor do pano branco, o Criador da Humanidade, o orixá da paz. Aquele que carrega o Mundo nas mãos ao lado de Seu Cajado. E quando temos um ano onde esse grande Orixá é o mentor, significa dizer que teremos um ano mais lento, pois Oxalá é lento, entretanto, constante e não admite sujeiras, corrupção.

2016, então será um ano mais equilibrado, Oxalá representa equilíbrio do Planeta, o começo. O Início, teremos em 2016, uma nova oportunidade de começarmos tudo de novo. Oxalá em 2016 vem montado em suas Nuvens levantando a Bandeira da Paz e da União, será um ano para repensarmos nossas atitudes e despertarmos o Amor ao próximo, pois este é o único caminho que nos conecta a Oxalá.

Aqueles que colheram tempestades em 2015 terão em 2016, a oportunidade de uma nova plantação. Já quem teve 2015 um ano de realizações, 2016 consolidará mais ainda todas as conquistas. Espiritualmente estaremos muito bem guardados, pois o Orixá do branco é um grande protetor e guardião de toda Humanidade!

Climaticamente teremos um ano quente, pois O Sol estará mais presente e próximo da terra! Além de Oxalá, outras formas deste Orixá, também, trarão suas características, OXAGUIÃN, Orixá do progresso, estará presente e participativo, então, teremos muitas descobertas no campo da ciência em 2016.

Já OBATALÁ, o oxalá que criou a Terra cuidará do nosso planeta, para isso há grandes possibilidades de grandes ventos e tufões que remanejaram a terra, para termos mais equilíbrio com a Natureza. A Influência de Iemanjá a Mãe do Mundo, irá trazer um pouco de nostalgia durante todo o ano, já falamos sobre isso, anteriormente, porém trará um pequeno ciclo de Águas, como todo ano de Oxalá, começaremos e terminaremos com muitas chuvas e Águas.

São as ÀGUAS DE OXALÁ, que iniciarão e encerraram 2016. O Ano de 2016 passará mais devagar sim, porém, será um ano com mais constância e estabilidade assim como os passos de oxalá que são lentos, mas nunca param.

De acordo com a Numerologia, 2016, será marcado pelo número 9, que foi obtido por meio da soma dos algarismos que formam o ano universal: 2+0+1+6= 9. Como cada simbolismo numérico apresenta um leque de situações, experiências e atividades que têm mais o colorido trazido por YANSÃ, que é a responsável pelo ODÚ 09, chamado OSÁ MEJI, que é o primeiro na ordem de chegada do sistema IFÁ, onde é conhecido pelo mesmo nome. Em IFÁ, é conhecido pelos JEJÊ, como “SÁ MEJI”.

Os nagôs o chamam de “OSSÁ MEJI” e, também, de “OJÍ OSSÁ”. “Sá”, em YORUBÁ, significa, ainda, ventilar, arejar, podendo também ter o sentido de separar, escolher, escapamento, no sentido de escorrer. Dizem que anteriormente os signos de IFÁ não conheciam o ar da vida. Foi este o signo que os chamou e colocou a todos em contato com o ar. Em YORUBÁ, as palavras “OSSÁ MEJI” significam, principalmente, “duas coxas”, no sentido de representar os órgãos femininos, que são comandados por este ODÚ.

OSSÁ MEJI é um ODÚ, composto pelos elementos água sobre fogo, com predominância do primeiro, o que indica o dinamismo no sentido de ajuda e apoio. Corresponde ao ponto cardeal Sul – Sudoeste, à carta nº 2 do Tarot a Papisa e seu valor numérico é o 9.

Suas cores são o vermelho, laranja e o vinho. É um ODÚ feminino, representado, esotericamente, por uma cabeça humana sobre a lua minguante, símbolo do poder feiticeiro feminino, numa referência, inequívoca, à sua ligação às práticas de feitiçaria, nas quais as mulheres se destacam por sua dotação natural, inerente à sua condição de procriar, transformando um espermatozoide microscópico, num ser humano.

OSSÁ MEJI representa as feiticeiras, potências maiores da magia negra, que utilizam a noite e o fogo. São espíritos malvados que, hierarquicamente, encontram-se situados abaixo dos VODÚNS. OSSÁ MEJI é, portanto, um dos ODÚS mais perigosos. A ele é atribuída, a criação de todos os animais ligados à feitiçaria, como o gato, alguns antílopes, a coruja, a andorinha, o pintarroxo, o verdelhão, a lavadeira e o engole-vento. OSSÁ MEJI comanda o sangue e todos os órgãos internos do corpo, e, por extensão, o coração e a circulação sanguínea, a abertura dos olhos e os intestinos. É ele quem dá cor ao sangue.

OSSÁ MEJI preside a evocação dos demais signos sobre o “OPON IFÁ”. É, também, este signo quem evoca e traz todos os demais à presença do BABALAORIXÁ, durante as consultas, ou em qualquer procedimento em que as figuras sejam riscadas sobre o tabuleiro, cabendo a IKÁ MEJI a função de conduzi-los de volta, logo que as suas presenças não se façam mais necessárias. Como se pode observar, OSSÁ MEJI possui poderes ilimitados: sendo ele aquele que pode fazer tudo e que, efetivamente, tudo faz. É o senhor do sangue. Todos os homens, pelo fato de possuírem sangue, são propriedades desse signo.

Regendo, também, as orelhas, os olhos, as narinas, os lábios, os braços, as pernas e os pés, da mesma forma que os órgãos genitais femininos. Pode ser encontrado no fluxo menstrual, no ventre das mulheres menstruadas, daí a extrema nocividade que lhe é atribuída. Devemos esclarecer, em relação ao fluxo menstrual, que, embora pertencendo a OSSÁ MEJI, logo que se aparta do corpo da mulher passa a pertencer a IROSÚN MEJI, e, quando derramado sobre o solo, passa a ser de OFÚN MEJI.

Este ODÚ apresenta características próprias: teimosia, capricho exagerado, asseio, as joias e os perfumes. Um ano regido por esse ODÚ, trás o choro, as lágrimas, o movimento, os deslocamentos para conhecer lugares novos, mudança de residência e o caos transformador.

A CABALA DE ODÚS DE 2016

Antes de iniciarmos a análise da Cabala de 2016, é importante, fazer alguns esclarecimentos sobre o que são os ODÚS. Vamos lá, então?

No momento em que nascemos, logo que respiramos pela primeira vez, todas as energias do Universo Material e Imaterial se ligam ao nosso corpo físico. Nesse momento, é formada uma Vibração Divina, um padrão de Energias Divinas, Astrais e Numerológicas, que são particulares, intransferíveis e atemporais.

Esse padrão é único para cada indivíduo e nesse momento absoluto, a pessoa tem traçado o seu ODÚ, termo que em, YORUBÁ, significa “caminho” ou “destino”.

Na África e em outros, países que cultuam os Orixás e que realizam o jogo de IFÁ, utilizando vários e inúmeros ODÚS, mas, tradicionalmente, aqui no Brasil, estabilizou-se o uso de apenas dezesseis ODÚS. Visto dessa forma, a Cabala individual é formada, composta de 05 ODÚS, todos associados e resultantes da data de nascimento.

Quatro desses ODÚS são referentes à sua vida material e um, referente a seu caminho espiritual. Os ODÚS sintetizam o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, a forma de agir e reagir com o seu meio. São eles que indicam traços fortes e pontos vulneráveis. Quando os conhecemos, podemos lidar melhor com eles e viver bem com a gente e com os outros, pois um ODÚ, não pode ser trocado, apenas lapidado.

ODÚS são caminhos da vida, presságios, destinos, predestinação, é um sistema de caminho que mostra vários aspectos da vida e da alma, para que o ser humano encontre e supere os seus caminhos, as suas dificuldades, que aparecem ao longo da vida, para possamos prosperar em nossas vidas. Portanto, a data de nascimento tem uma grande importância na vida do ser humano, sendo um dos dados mais importantes na vida, os números mostram não somente os caminhos da própria vida, como também o KARMA do ser humano sobre a Terra. Vocês encontrarão vários aspectos para que você possa entender qual o seu KARMA sobre a Terra e o que você deve fazer para ter rotatividade de vida aqui na Terra.

Os ODÚS são inteligências siderais que participaram da criação do Universo, cada pessoa traz um ODÚ de origem e cada orixá é governado por um, ou mais ODÚ. Cada ODÚ possui um nome e características próprias e divide-se em “caminhos” denominados “ESÉ”, onde está atado a mitos conhecidos como ITÀN IFÁ. Os ODÚS são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca. Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza, liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o ODÚ é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos. Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o ODÚ negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais e seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido.

Nós quando nascemos, somos regidos por um ODÚ de ORI (cabeça), que representa nosso “eu” assim como ODÚ de destino, etc. O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da Consulta de IFÁ (Jogo de búzios). Feitas essas considerações, iremos agora falar sobre a Cabala de 2016.

2+0+1+6= 09 passa, então, a ser a nossa referência para chegarmos ao Orixá Regente que é YANSÃ, uma vez que é ela quem reinará, como falamos, anteriormente, tendo OXALÁ, em todas as suas formas como seu MENTOR.

O 09, que é o ODÚ OSSÁ, é o ODÚ que representa as grandes cabeças e está associado ao crescimento espiritual e material. O Orixá que responde por este ODÚ é OYÁ, YANSÃ, que vem acompanhada de YEMANJÁ, OBALUAYÊ, AGANJÚ e terá como mentor OXALÁ.

Reza uma lenda, que OLOJÍ BEREKAN OGBOMU AGBÁ, era um BABALAWÔ de muito conhecimento e sabedoria, pois tinha como função e continua tendo na espiritualidade, ser o guardião dos segredos do Culto de OBALUAYÊ. É o grande ESÓ da terra YORUBÁ, conhecedor de todos os feitiços, magias e curas medicinais através das folhas.

OSSÁ por muito tempo foi um ODÚ que perambulava pela terra muitas vezes sem ter o que comer ou beber e toda porta que batia, as pessoas costumavam ignorá-lo.

Um dia cansou de tantas ofensas e resolveu procurar um BABALAWÔ, que lhe mandou fazer uma oferenda de 09 aves brancas, 09 tatus, 09 galinhas Angola, 09 acarajés e 09 acaçás. Mandou que colocasse tudo dentro de um cesto de palha e que levasse para a terra de Xapanã, Orixá conhecido como Rei das Pérolas. Lá chegando ofertaria tudo ao Rei.

OSSÁ MEJÍ sentindo-se assustado falou com o grande Orixá dizendo a ele que já não aguentava mais passar por todas as dificuldades que vinha passando, pois todos os outros ODÚS tinham muitos adeptos, todos eram festejados e prósperos, menos ele.

O Grande Rei Xapanã sentiu-se penalizado ao ouvir aquela narrativa. Disse-lhe: – Deixe aqui somente as aves brancas e, em troca, lhe darei o poder feminino, que me foi deixado de herança por minha mãe, o IBIRÍ, que levará contigo e por onde passar mostrará para todas as pessoas que caçoarem de ti, pois terás o segredo da vida e o conhecimento dos feitiços, serás temido e respeitado por todos que atravessarem teu caminho. Levará o cesto até a região de XAKETÁ e entregará os acarajés e Rainha OYÁ, que o receberá com grande festa e honra.

E assim foi OSSÁ até a distante região de XAKETÁ e se surpreendeu com a recepção da rainha OYÁ que já o esperava e perguntou:

– O que tens pra me oferecer gentil cavalheiro?

E ele respondeu: – Tenho para lhe oferecer senhora, a minha força de trabalho, dedicação e lealdade.

IANSÃ, encantada com aquele estrangeiro, novamente falou: – Mostra-me alguma coisa que tenhas e que possa acrescentar ao meu poder.

E OSSÁ disse: – Conheço o segredo da vida e os mistérios da morte.

YANSÃ falou: – Pois então me conheces, pois que sou a massa que movimenta o ar e aquela que leva todos os que partem do AYÊ de volta para o ORUN. Preciso de você, OSSÁ, para que eu tenha filhos e será padrinho de todos eles. Será a representação das mães que ganham e perdem seus filhos, estarás presente no nascimento e no leito de morte e ninguém falará com OYÁ se não for através de OSSÁ.

Desta forma, então, como temos um ano 09, será YANSÃ, que reinará em 2016. Entretanto, como já vimos anteriormente, ela não virá sozinha, com ela virá XÂNGO, YEMENJÁ E OBALUAYÊ, sempre com as orientações de OXALÁ, em todas as suas formas. Por isso teremos um ano de movimento, de muitos raios, trovões, tempestades, qualidades que pertencem a esse orixá tão poderoso. Como vimos, será um ano de varreduras, de limpeza profunda e nada ficará escondido embaixo do tapete. Simples assim!

A Iansã, são dedicadas as quartas-feiras. Suas cores são o Marrom, Vermelho e Rosa e seus símbolos são a espada e Eruexin. Seus elementos são o Ar em movimento, qualquer tipo de vento e o fogo. Iansã domina as tempestades, as ventanias, os raios e a morte.

O maior e mais importante rio da Nigéria chama-se Níger, é imponente e atravessa todo o país. Rasgado, espalha-se pelas principais cidades através de seus afluentes por esse motivo tornou-se conhecido com o nome ODÒ OYÁ, já que OYÁ, em YORUBÁ, significa rasgar, espalhar. Esse rio é a morada da mulher mais poderosa da África negra, a mãe dos nove ORUM, dos nove filhos, do rio de nove braços, a mãe do NÚMERO nove, ÌYÁ MÉSAN, Iansã.

Embora seja saudada como a deusa do rio Níger, está relacionada com o elemento fogo. Na realidade, indica a união de elementos contraditórios, pois nasce da água e do fogo, da tempestade, de um raio que corta o céu no meio de uma chuva, é a filha do fogo-Omo Iná.

A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover. Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade.

Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor. Ela sabe mostrar o seu amor e a sua alegria contagiante na mesma proporção, que exterioriza a sua raiva, o seu ódio. Dessa forma, passou a identificar-se muito mais com todas as atividades relacionadas com o homem, que são desenvolvidas fora do lar; portanto não aprecia os afazeres domésticos, rejeitando o papel feminino tradicional. Iansã é a mulher que acorda de manhã, beija os filhos e sai em busca do sustento.

O fato de estar relacionada com funções tipicamente masculinas, não afasta Iansã das características próprias de uma mulher sensual, fogosa, ardente; ela é extremamente feminina e o seu número de paixões mostra a forte atração que sente pelo sexo oposto. Iansã teve muitos homens e verdadeiramente amou todos. Graças aos seus amores, conquistou grandes poderes e tornou-se orixá.

Assim, Iansã tornou-se mulher de quase todos os orixás. Ela é arrebatadora, sensual e provocante, mas, quando ama um homem só se interessa por ele, portanto, é extremamente fiel e possessiva, diferentemente do que foi repassado aqui no Brasil, de que se trata de um Orixá dado às loucuras e devassidão. O que acontece, na realidade, é que a fidelidade de Iansã não está, necessariamente, relacionada a um homem, mas às suas convicções e aos seus sentimentos.

Algumas passagens da história de Iansã relacionam-na com antigos cultos agrários africanos ligados à fecundidade e é por isso que é feita a menção aos chifres de novilho, ou búfalo, símbolos de virilidade, surgem sempre nas suas histórias.

Iansã é a única que pode segurar os chifres de um búfalo, pois essa mulher cheia de encantos foi capaz de transforma-se em búfalo e tornar-se mulher da guerra e da caça.

Iansã é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence!

2016 sob estas influências será um ano de transformações espirituais, estas energias trazem-nos uma predisposição para a busca de conhecimento, de quem quer transformar a vida e elevar-se de alguma forma, este é o ano da busca interior e exterior. Todas estas influencias voltadas as filosofias e inteligência.

Xangô rege o que justo, correto, as leis, e todo o movimento energético de Iansã, também, indicam que uma revisão deve ser feita, é tempo de aprimoramentos, de busca pra melhorar o conhecimento, de estudar mais, ler mais, se enturmar com pessoas selecionadas e andar com vencedores.

Então é isso, senhoras e senhores, teremos um ano vermelho e branco, com YANSÃ E OXALÁ em todas as suas formas sendo o seu mentor. Durante a passagem do ano, as cores indicadas são para os homens, o Branco e Dourado e para as mulheres o Vermelho e o dourado. Os acessórios podem ser a prata, ou ouro e o cobre.

As decorações das mesas devem trazem a cor totalmente branca, com detalhes avermelhados. Deve-se usar do bom gosto e elegância, mas com sobriedade e sem excessos.

O ESPAÇO HOLÍSTICO ODARA deseja a todos um excelente natal e um ano novo repleto de sucesso saúde e paz!

Bem vinda senhora Yansã!

Nos abençoe meu Pai Oxalá!

Maiores informações, dúvidas, podem ligar no 31996615 e teremos o maior prazer em atendê-los!

ODÚ AXÉ!

 

 

 

 

 

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: